Qual a origem da marca Nike?

Perguntado por: lmaldonado . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Japão

A Nike, um ícone mundial do material esportivo, nasceu no porta-malas desse carro aí da foto. Era nele que Phillip Knight levava os tênis que importava do Japão para vender de porta em porta. Em 1964, quando ele começou sua jornada, a empresa ainda não se chamava Nike. Àquela altura, o nome era Blue Ribbon Sports.

O símbolo da Nike é representado por uma asa estilizada, numa referência à Nike (Vitória, para os romanos). Nike é a deusa grega da vitória militar. A logomarca da empresa esportiva americana, que tem o nome Swoosh, também sugere um sinal de visto, sinal de verificação.

Grupo SBF

O Grupo SBF, dono da Centauro e distribuidor da Nike, se consolidou como ecossistema do esporte. Publicado em 13 de setembro de 2022, 06h00. “A gente nem começou ainda”, diz Pedro Zemel, CEO do Grupo SBF, dono da rede de varejo Centauro e da distribuição da marca Nike no Brasil, ao falar do futuro.

Swoosh

A Nike dispensa comentários neste caso. Seu famoso símbolo chamado Swoosh, possui uma simplicidade que inspira até hoje inúmeras outras marcas. Foi criado em 1971 pelo designer Carolyn Davidson.

Ele é composto por uma sequência de nove dígitos e é um dos principais pontos a serem verificados para saber se o tênis Nike SB ou quaquer outro tênis da Nike é original. Esta sequência de número ou SKU está presente na embalagem e também na etiqueta do calçado.

A sede em desenvolvimento da Grande China, em Xangai, conta com milhares de funcionários e tem à disposição diversos atrativos, como campo de futebol e quadra de basquete coberta. O compromisso da sede chinesa da Nike é desenvolver os talentos locais e descobrir talentos diversos entre candidatos do mundo todo.

A estratégia de marketing da Nike tem como alvo atletas e pessoas que buscam adotar novos estilos de vida e entrar em forma. Consequentemente, a marca identificou seu público e se posicionou como uma empresa que pode ajudá-los a atingir suas metas de condicionamento físico, fornecendo o calçado adequado.

O conhecido swoosh - ou seja, a vírgula usada como emblema do logotipo da Nike - foi criado em 1971 pela estudante de design gráfico Carolyn Davidson. O logotipo foi criado para a empresa que então se chamava Blue Ribbon Sports.

Conheça a trajetória da Adidas
Essa história começa em 1949 e se a competição levasse em consideração somente o número de anos em atuação no mercado, certamente a Adidas levaria a melhor, pois este foi o ano de sua fundação. A Nike só chegaria mais tarde, em 1971.

Hoje, a marca é gerida pela subsidiária Fisia, já que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) obrigou a separação de negócios entre a Nike do Brasil e a Centauro, como forma de desestimular condutas anticompetitivas.

A Aniger é uma fabricante de calçados que produz marcas conhecidas mundialmente como Nike, Quiksilver, além das marcas próprias Miezko, Okean, Petit Jolie e Zenska, também vendida em diversos países.

Em empresas como Coca-Cola, Nike, Apple, Starbucks e Amazon, os CEOs recebem, em média, 15,5 milhões de dólares por mês, enquanto a média salarial dos outros funcionários foi de 43,5 mil dólares ao longo do ano.

Pode parecer até piada, mas a verdade é que, o logo da Nike, custou nada mais que 35 dólares. Talvez você já conheça essa história, que a estudante de design Carolyn Davidson recebeu apenas 2 dólares por hora de trabalho para desenvolver o Nike Swoosh.

O logotipo se chama Swoosh. Quem o criou, em 1971, foi a designer Carolyn Davidson, que recebeu apenas 35 dólares pelo serviço. Por mais que pareça um sinal de “correto”, é a representação da asa na estátua da deusa grega da vitória, cujo nome é Nike.

Segundo a Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/96), para uma marca possuir caráter distintivo é preciso “ter um nome, figura ou os dois combinados, que diferencie a marca para os consumidores, das demais marcas que atuam no mesmo ramo de atividade”.

Os logos das marcas oficiais geralmente ficam na mesma posição e ângulo, por isso, se você tiver um tênis antigo da marca em casa, pegue-o e compare. Veja se alguma letra ou símbolo não está ao contrário ou espelhado. Compare também o tamanho do logo original no calçado com o que você acabou de comprar.