Qual a origem da expressão carioca da gema?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 15 votos

2. Carioca da gema. Carioca era quem nascia no estado da Guanabara e o "da gema" veio após a fusão em 1975, quando que os fluminenses, nascidos no antigo Estado do Rio de Janeiro, começaram a dizer que também eram cariocas. Os verdadeiros cariocas iniciaram a denominação "carioca da gema".

carioca da clara: carioca filho de pais, ou pai ou mãe, não cariocas. carioca da gema: pessoa nascida na Cidade do Rio de Janeiro, portanto carioca, filha de pai e mãe também cariocas.

Pessoa que nasceu e cresceu no Espírito Santo. Diz-se "da gema" quem nasce em um determinado lugar e cuja ascendência também nasceu e se criou naquele mesmo lugar, por sucessivas gerações.

(SOLO) Eu sou carioca da gema, Carioca da gema do ovo. Rebola, bola, Você diz que dá, que dá, (ESTRIBILHO) Você diz que dá na bola, Na bola você não dá. Formação: Dispor as criança em roda, com uma delas no centro e as outras de mãos dadas.

A letra R, que é forte no dialeto carioca, é proveniente da característica da fala francesa, que possui o “r” como forte sílaba na fala. Os dialetos africanos falados pelos escravos também são outra forte influência sobre o sotaque carioca.

3- Parada. É uma das gírias cariocas que estão conquistando o resto do Brasil. Tem o mesmo significado de “trem” para os mineiros e “bagulho” para os paulistas, ou seja, serve para substituir a palavra coisa.

13 – “Maneiro
Podemos dizer que esta palavra é um adjetivo para “legal”, “show”, “gostei”.

Entenda. Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense.

2. Carioca da gema. Carioca era quem nascia no estado da Guanabara e o "da gema" veio após a fusão em 1975, quando que os fluminenses, nascidos no antigo Estado do Rio de Janeiro, começaram a dizer que também eram cariocas. Os verdadeiros cariocas iniciaram a denominação "carioca da gema".

Na verdade, os cariocas são os nascidos na cidade do Rio de Janeiro, sendo esta a capital do estado fluminense. Os fluminenses, portanto, são os naturais do estado do Rio de Janeiro, incluindo a capital.

PAULISTA é termo relacionado a pessoa nascida ou que habita o estado de São Paulo e PAULISTANO o natural ou habitante da cidade de São Paulo. definir os criados na cidade do Rio de Janeiro, nascidos em tal cidade e de pai e mãe cariocas. "Da gema" significa que já era carioca antes do nascimento.

Significado de Gema
substantivo feminino Parte amarela, central e circular que, limitada pela clara, constitui o ovo de alguns animais. [Figurado] Aquilo que é mais puro e genuíno: carioca da gema. [Figurado] Parte interior, intrínseca, íntima; centro, cerne.

Origem do termo Capixaba
Os índios que aqui viviam chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca. Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam na região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.

São elas: "Lenda do Painel da Virgem da Penha", "Lenda da Mulher Pata", “Lenda do Frade e a Freira", "Lenda do Pássaro de Fogo", "Lenda da Mãe do Ouro", "Lenda do Pedro Cem", "Lenda da Maraçapeba", "Lenda do Pé do Diabo", "Lenda da Mãe-Ba", "Lenda da Ilha Escalvada" e "Lenda da Praia dos Padres".

A característica mais famosa do sotaque carioca é, sem dúvidas, o “s” que soa como um “x”, ganhando maior força e extensão. A letra “r” também é pronunciada de maneira diferente, mais forte e seco.

No período colonial (século XVI - século XVIII), os nascidos na capitania do Rio de Janeiro eram conhecidos por "carioca", devido ao Rio Carioca, que era o rio que fornecia água potável à população (aqueles que "bebiam das águas do Carioca").

O sotaque carioca, mais particularmente o s chiado ao final da sílaba, é uma herança direta do português de Lisboa, já que a corte portuguesa veio em grande contingente para o Rio de Janeiro, em 1808, e a cidade se tornou capital da República em 1889.

A explicação vem de 1808, quando a corte portuguesa mudou-se para o Brasil, especificamente na cidade carioca. Os integrantes da realeza imitavam o “R” falado pelos franceses, referência cultural e intelectual europeia naquela época. Em pouco tempo, a elite local também passou a copiar esse jeito de falar.

Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que é lenta de raciocínio.

Cocota foi uma gíria muito utilizada nos anos 70, e atualmente é utilizada também em um sentido pejorativo, para uma mulher vulgar, que é exageradamente sexy. O termo cocota tem origem no francês "cocotte", que é um tipo de calça jeans com o cós muito baixo e justa ao corpo.

Quando usado no caso de pessoas, a expressão que a pessoa está maluca. Ex: Parece que ela deu tilt, porque saiu correndo e gritando.