Qual a origem da escrita egípcia?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Os Egípcios antigos atribuíam a invenção da escrita ao seu deus Tot, também por eles considerado inventor da linguagem e da magia, daí o seu título popular "senhor das palavras divinas". A escrita ideográfica não representa visualmente a imagem real das coisas, como a pictografia, mas sugere o seu nome.

A escrita egípcia foi também deveras importante graças aos escribas, pois permitiu a divulgação de ideias, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas de escrita: a demótica (mais simples) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos).

A escrita tinha papel central na organização das atividades estatais no Antigo Egito. O desenvolvimento da escrita no Antigo Egito serviu para o conhecimento e a própria sustentação de variadas facetas dessa antiga civilização.

A escrita do antigo Egito era chamada de hieroglífica (vem do grego “hieróglifo”, que significa sinal sagrado) e era primitivamente pictográfica, isto é, cada símbolo representava um objeto.

egípcios

Os hieróglifos são um dos primeiros sistemas de escrita do mundo, criados e utilizados por volta de 3000 A.C. pelos egípcios.

Os três símbolos egípcios mais importantes, que frequentemente aparecem em todos os tipos de obras de arte egípcias, de amuletos a arquitetura, eram o Ankh, o djed e o cetro. Estes eram freqüentemente combinados em inscrições e frequentemente aparecem nos sarcófagos juntos em um grupo ou separadamente.

Egito Alfabeto
Aqui estão os 26 hieróglifos do chamado "alfabeto" egípcio, dispostas na ordem convencionada...

As pirâmides do Egito são estruturas faraônicas e suntuosas construídas na antiguidade para abrigar o corpo e os bens dos faraós. As pirâmides serviam também para demonstrar o poder que os faraós tinham sobre o Egito, uma vez que eram os próprios representantes dos deuses na terra.

Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito.

A história da escrita começou no período da pré-história, quando os homens faziam desenhos na parede das cavernas como uma forma de se comunicar. Esses desenhos, chamados de pinturas rupestres, consistiam na transmissão de ideias desses povos, pois representavam seus desejos e necessidades.

Desenvolveram tres tipos de escritas diferentes, a hieroglifica que se baseia na utilização da impressão, em seguida a escrita hierática, que é uma forma simplificada da hieroglifica, e a demótica que é utilizada para escritos de menor importância.

A função dos escribas era escrever hieroglífica e demótica, a escrita egípcia. Eles registravam os principais fatos da sociedade e principalmente da vida do faraó. Os escribas escreviam em um papel confeccionado de fibras da planta papiro, nas paredes das pirâmides e em placas de pedra.

escrita cuneiforme

Possivelmente, as escritas mais antigas são a escrita cuneiforme e os hieróglifos. Ambos sistemas de escrita foram criados há cerca de 5500 anos, entre sumérios e egípcios. Os hieróglifos originaram-se no Antigo Egito e a escrita cuneiforme na Mesopotâmia, (atual Iraque).

A antiga sociedade egípcia estava dividida de maneira rígida e nela praticamente não havia mobilidade social. No topo da sociedade encontrava-se o Faraó e sua imensidão de parentes. O faraó era venerado como um verdadeiro deus, pois era considerado como o intermediário entre os seres humanos e as demais divindades.

Pié foi o primeiro dos chamados Faraós Negros, os governantes núbios da XXV dinastia do Egipto. Ao longo de 75 anos, esses reis reunificaram um Egipto despedaçado e criaram um império que se estendia da fronteira meridional, na actual Cartum, até ao Mediterrâneo, a norte.