Qual a origem da cor preta?

Perguntado por: mguedes4 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

A cor preta pode ser obtida através da mistura das três cores primárias: vermelho (magenta), amarelo e azul (ciano). Para algumas pessoas, a cor preta é classificada como ausência de cor, enquanto para outras é ausência de luz.

O branco e o preto (convencionalmente designados por cores) são apenas resultado da presença ou da ausência de luz. A cor branca é a luz pura, quando há uma reflexão total das sete cores. Já a cor preta nada mais é do que a ausência total de luz, porque nesse caso as cores não se refletem, elas são absorvidas.

O surgimento das cores
Há mais de 40 mil anos, este era o procedimento para a criação de cores. Triturava-se pedras até formarem pó e adicionava-se água ou óleo à mistura. Pronto, assim estava feita a tinta.

É difícil acompanhar as cores da estação. Mas alguns cientistas pareciam decididos a levar essa tarefa a sério – e encontraram a cor mais antiga do mundo: rosa brilhante. A pesquisa da Australian National University que resultou na descoberta envolveu cientistas da Austrália, do Japão e dos Estados Unidos.

Ao derivar o pigmento da argila, acredita-se que o amarelo seja uma das primeiras cores já usadas como tinta na arte rupestre pré-histórica, com a primeira aplicação com mais de 17.300 anos.

O que você precisa saber
Misture partes iguais de vermelho, azul e amarelo para criar a cor preta. Você também pode misturar cores complementares para criar preto, como vermelho e verde, azul e laranja ou roxo e amarelo.

A mais objetiva das cores. Ela significa drama, perigo, violência, dor e morte, mas também é proteção, poder, elegância, formalidade. O preto é realmente a cor predileta dos designers e dos jovens. Mostra a negação, a sujeira, simboliza o azar e o mal.

Preto também é a cor da rebeldia.

Esse pigmento foi encontrado de maneira acidental pelo fabricante de tinta alemã Johann Jacob Diesbach. Na ocasião, a intenção era criar um tom de roxo. No entanto, devido a uma falha, foi adicionado sangue animal ao composto. O resultado acabou em um tom vibrante de azul.

Então, os romanos antigos inventaram uma solução, que consistia em absorver as placas de cobre no vinho para criar o verdete, um pigmento verde que surge depois do desgaste do metal.

O Círculo Cromático ou Círculo de Cores é composto por doze cores, donde: Três são primárias (azul, amarelo e vermelho) Três são secundárias (verde, laranja e roxo) Seis são terciárias (vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, azul-esverdeado)

Nas artes, definimos como cores primárias aquelas que não podem ser obtidas mediante mistura de nenhuma outra cor. Essas cores são o amarelo, o azul e o vermelho.

Também conhecido como azeitona, cor No.

Por meio de um simples experimento Isaac Newton percebeu a dispersão da luz branca, ou seja, conseguiu visualizar que se a mesma incidisse sobre um prisma de vidro, totalmente polido, dava origem a inúmeras outras cores. Foi a partir daí que esse cientista começou seus estudos sobre as cores dos corpos.

Uma análise genética do esqueleto de 10 mil anos revelou que a pigmentação de sua pele era de 'escura a negra'. O estudo do esqueleto humano mais antigo encontrado no Reino Unido contradiz a crença popular de que a maioria dos europeus sempre teve a cor da pele branca.

A cor mais bonita do mundo, caro leitor, já foi escolhida em 2019, durante seis meses, por trinta mil pessoas de diferentes países do mundo e se trata do MARRS GREEN, uma mistura de verde, azul e cinza.