Qual a origem da cor da pele?

Perguntado por: dveiga . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

A cor da pele humana resulta de uma relação estabelecida entre vários genes. Trata-se de uma herança complexa que determina uma série de fenótipos (expressão do genótipo mais a interação do ambiente), que vão desde uma pele muito clara até uma pele muito escura, com vários fenótipos intermediários.

A herança genética da cor de pele é uma característica com herança multifatorial e complexa, pois abrange fatores ambientais, epigenéticos e genéticos, herdadas por meio de variáveis contínuas.

A melanina é produzida por células especializadas chamadas melanócitos. Os melanócitos estão espalhados entre as demais células na camada mais profunda da camada superficial da pele (epiderme) chamada camada basal. Depois de a melanina ser produzida, difunde-se para outras células cutâneas próximas.

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) 2021, 43,0% dos brasileiros se declararam como brancos, 47,0% como pardos e 9,1% como pretos.

Na pele negra, essas células contêm mais melanina. É a herança genética a responsável por determinar a produção desse pigmento, nos brindando, assim, com uma grande diversidade de tons.

Os portugueses, assim como outros povos do sul da Europa e mediterrânicos, são uma população predominantemente morena.

Connie Chiu. Connie Chiu nasceu em Hong Kong. A quarta criança de uma família chinesa, ela foi a única nascida com albinismo.

Após 514 anos de miscigenação, os brasileiros têm vários tipos de tons de pele. Segundo o Censo de 2007, a escala de cores da pele dos brasileiro tem 144 tonalidades diferentes. Há 200 anos, a cor negra era a característica de 54% da população.

Não existe nenhum produto capaz de mudar permanentemente o tom da pele.

Qual é seu fototipo de pele?

  1. Fototipo 1: extremamente branca. Caracteriza-se por uma pele clara e, não raro, com sardas. ...
  2. Fototipo 2: branca. Neste caso é também uma pele clara, porém levemente mais escura que o primeiro. ...
  3. Fototipo 3: morena clara. ...
  4. Fototipo 4: média. ...
  5. Fototipo 5: morena escura. ...
  6. Fototipo 6: negra.

Segundo o especialista, o pai, ou representante masculino, passa para o filho apenas uma das cópias dos seus genes, assim como a mãe. Então, se os genes herdados tenderem a compor a "paleta de cores" mais claras, o filho terá uma cor de pele mais clara que a dos pais.

No interior dos melanócitos existem organelas elípticas que recebem o nome de melanossomos. São nessas estruturas que a melanina é produzida.

A proporção é mais ou menos 87% de branco; 10% de amarelo e 3% de vermelho. Misture bem todas as cores e se achar que ficou muito rosado coloque mais branco e bem pouquinho de amarelo.

Por que as palmas das mãos são consideravelmente mais claras que o restante do corpo? Devido à pouca exposição ao sol em relação às demais partes do corpo, as palmas das mãos sofreram uma adaptação evolutiva e perderam melanócitos, células que produzem melanina — a proteína responsável pelo pigmento da pele.

Para o IBGE a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça. São cinco opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela, que no caso são descendentes de asiáticos, como japoneses, chineses ou coreanos.

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua 2022, 42,8% dos brasileiros se declararam como brancos, 45,3% como pardos e 10,6% como pretos.