Qual a origem da brincadeira Rouba bandeira?

Perguntado por: nmartins . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

O rouba bandeira é uma brincadeira antiga, chegou ao Brasil nessa época, ou se popularizou nos anos 70/80. Mas na verdade foi iniciada pelos escoteiros, segundo consta no ano de 1947. Chamada pelos americanos de Capture the Flag, essa brincadeira tem variações e obviamente sofreu alterações regionais.

Brincadeira infantil da qual participam duas equipes que se situam em lados separados por uma linha divisória. No fundo de cada lado, é fincada uma bandeira que deve ser roubada pela equipe adversária, sem que qualquer participante da outra equipe seja tocado.

Jeito de brincar
Cada time fica em um lado do campo, dividido ao meio por uma linha. No fundo de cada campo é desenhado um círculo e uma bandeira, representando o time, é colocada dentro dele. Um time tem que tentar pegar a bandeira do outro e trazer para o seu campo. Quem conseguir fazer isso primeiro vence.

Antigamente as brincadeiras eram divertimentos para os adultos e as crianças compartilhavam da mesma diversão. Com o passar dos anos a brincadeira foi se tornando divertimento, aprendizagem e cultura para as crianças e parte do processo de seu desenvolvimento infantil.

O rouba bandeira é uma brincadeira antiga, chegou ao Brasil nessa época, ou se popularizou nos anos 70/80. Mas na verdade foi iniciada pelos escoteiros, segundo consta no ano de 1947. Chamada pelos americanos de Capture the Flag, essa brincadeira tem variações e obviamente sofreu alterações regionais.

Os alunos se posicionam na linha do meio. Ao sinal “bandeirinha estourou quem pegar ganha”. as equipes podem pegar a bandeira, uma da outra. Quem conseguir pegar a bandeira e voltar pro seu campo, sem nenhum membro da equipe adversária tocá- lo faz ponto.

São formados dois grupos com o mesmo número de pessoas e um dos participantes tem que desenhar uma linha no chão, para dividir a área em dois campos. No fundo de cada campo é colocada uma bandeirinha. Quando uma criança grita "Bandeirinha arreou", um time tem que roubar a bandeira do outro e trazer para o seu campo.

Esse é o tipo de atividade que estimula fortemente a agilidade de raciocínio, além da estratégia de jogo, para conquistar a vitória, além da própria socialização e do espírito de equipe, tão importante às crianças. A faixa etária ideal para essa brincadeira é acima de 8 anos.

Significado de Bandeira
[Informal] Ato, gesto, comportamento ou expressão que dá a entender algo que não era suposto divulgar; gafe: sempre dá bandeira!

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

O jogador que for pego ao tentar agarrar a bandeira deve permanecer imóvel até que algum jogador do grupo consiga tocá-lo. Ganha o jogo a equipe que conseguir pegar a bandeira do adversário mais vezes e retornar para o seu lado da quadra sem ser pego. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Pl : piques-bandeira .

Esta brincadeira foi criada na Holanda em 1830 e logo se popularizou por todo o continente europeu. Ela pode ser jogada por um número ilimitado de jogadores. De modo geral, eles estão divididos nos que capturam e nos que devem fugir.

3º - O salve-bandeira é uma atividade mista, onde a quantidade de meninos e meninas inscritos na equipe deve ser 50%, ou seja, o máximo de 05 meninos e 05 meninas inscritos por equipe. Art. 4º - É considerado “congelado (a)” quando o jogador for tocado em campo adversário em qualquer parte do corpo ou vestimenta.

Pesquisas realizadas revelam que a origem dos jogos surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.

Ralph Baer

História do videogame: o primeiro jogo
Ralph Baer criou aquele que é considerado o primeiro console, mas antes disso, William Higinbotham produziu o primeiro jogo eletrônico.

A arqueologia registra a presença de competições e jogos desde 2600 a.C.. Os jogos são elementos universais em todas as culturas humanas. O jogo Real de Ur, Senet, e Mancala são alguns dos mais antigos exemplares.

Pega-pega também é chamado de pira, trisca, picula e manja, em diferentes regiões do país.

Resposta. Explicação: Requer habilidades motoras de saltar com um e dois pés, agachar, girar, e equilibrar-se, capacidades físicas de velocidade e força, ritmo e expressividade.

Compreenda como sinalizar um pênalti.
Normalmente, se uma falta é marcada dentro da grande área, o bandeirinha corre em direção a bandeira de escanteio. Se o bandeirinha ficar parado, ele estará indicando que a falta foi fora da grande área.

Esconda a bandeira do seu time em um lugar estratégico.
Depois de traçar os limites do campo, cada equipe tem que dar a um ou dois jogadores a função de esconder a bandeira. Os outros membros devem ficar juntos e distantes (dentro da casa, na linha do meio etc.) e ninguém deve olhar ou bisbilhotar.

MÃE-DA-RUA
PARTICIPANTES No mínimo três. COMO BRINCAR São traçadas no chão duas linhas paralelas e distantes uma da outra cerca de 4 metros (ou 4 passos). O grupo se divide em dois lados, deixando na área central apenas uma criança, a "mãe da rua". As demais devem atravessar a "rua" pulando em uma perna.