Qual a origem da alavanca?

Perguntado por: amaia8 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

As alavancas são máquinas simples usadas pela humanidade há milhares de anos. Consistem basicamente em uma barra com um ponto de apoio facilitando o movimento de objetos. Essas máquinas fascinaram um famoso filósofo grego, Arquimedes.

Alavancas são máquinas simples capazes de multiplicar a força que é aplicada a um corpo ou objeto, quando apoiadas em um ponto fixo.

Toda alavanca é uma máquina simples, feita em sua maioria de única peça rígida, reta ou curva. Há casos nos quais eixos giratórios e fixadores auxiliam o funcionamento. Nem toda haste é uma alavanca ou é útil para ser usada como uma.

Quando o eixo está mais próximo da força a alavanca produz velocidade e amplitude de movimento. Quando o eixo está mais próximo da resistência, a alavanca produz força. Nesse tipo de alavanca, a resistência fica entre o eixo e a força. A amplitude de movimento é sacrificada em benefício da força.

( ) No passado, as alavancas eram utilizadas como balanças rudimentares. ( ) A roda com eixo possuía muitas aplicações, mas nos dias atuais a sua utilização não é muito frequente.

A alavanca é basicamente uma barra que pode girar em torno de um ponto de apoio. Quando você usa um pedaço de pau para deslocar uma pedra, um quebra-nozes, um cortador de pinhão ou uma pinça de confeitaria para pegar um pão ou um doce, você está usando uma alavanca.

Ademais, Arquimedes se destacou como inventor. Dentre as quais podemos citar armas de guerras (catapultas), alavancas e polias, parafuso sem fim, balança e espiral de Arquimedes, roda dentada, relação da circunferência com o diâmetro (o número pi), quadratura da parábola, polia composta, dentre outras.

O poder da alavanca
Na física, a alavanca é um objeto rígido que é usado com um ponto fixo apropriado para multiplicar a força mecânica que pode ser aplicada a um outro objeto (resistência). Isto é denominado também vantagem mecânica e é um exemplo do princípio dos momentos.

Ela constitui-se de uma máquina simples, é utilizada para facilitar a execução de um trabalho e tem a capacidade de multiplicar a força aplicada sobre ela. Suas principais funções são: elevar objetos pesados, recortar, movimentar etc.

TIPOS DE ALAVANCAS

  • INTERFIXA: Com o fulcro entre a potência e a resistência. O homem primitivo descobriu que, quanto mais longa a alavanca, mais peso ele podia erguer, com menos esforço.
  • INTER-RESISTENTE. Com a resistência entre o ponto de aplicação da potência e o fulcro.
  • INTERPOTENTE.

Tipos de Alavancas: Alavanca de Terceira Classe – Interpotente: São alavancas em que a força de esforço age entre o eixo e a força de resistência. Tipo de alavanca mais comum no corpo humano.

Exemplos: de alavancas interfixas: as tesouras, os alicates, os martelos e os guindastes. ALAVANCAS INTER-RESISTENTES: são aquelas em que a força resistente fica entre a força potente e o ponto de apoio. São exemplos de alavancas inter-resistentes: os quebra-nozes, os carrinhos de mão e a articulação do pé humano.

As alavancas podem ser divididas em três classes: interfixas, inter-resistentes e as interpotentes. A alavanca interfixa é quando o ponto apoio (A) está entre a aplicação da força potente (P) e a aplicação da força resistente (R). Exemplos: gangorra, tesoura e alicate.

As alavancas são máquinas simples utilizadas para multiplicar a força aplicada sobre um objeto. Elas podem ser classificadas em interfixa, inter-resistente e interpotente.

Classes de alavanca

  • Interfixa. Exemplo: Tríceps. O apoio encontra-se entre a força e a resistência. ...
  • Interpotente. Exemplo: Bíceps. A força é encontra-se entre o ponto de apoio e a resistência.
  • Inter-resistente. Exemplo: Músculos posteriores da perna. A resistência situa-se entre o ponto de apoio e a força.

condição de equilíbrio: A força resultante de todas as forças que atuam sobre o corpo deve ser igual a zero. 2ª condição de equilíbrio: O momento resultante de todas as forças que atuam sobre o corpo em relação a qualquer eixo deve ser igual a zero.

A máquina a vapor foi o primeiro equipamento capaz de aproveitar de forma eficiente, a energia acumulada nos combustíveis para gerar movimento. Ela foi considerada revolução, por não depender de outras forças ou condições climáticas, como moinhos de vento para gerar energia de trabalho.

As máquinas foram inventadas, com o propósito de poupar o tempo do trabalho humano. Uma delas era a máquina a vapor que foi construída na Inglaterra durante o século XVIII. Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias ficou maior e os lucros também cresceram.

Quanto maior é o braço de alavanca, menor é a força necessária para que o sistema rotacione. Será necessário maior esforço para gerar rotação se a força for aplicada muito próximo do eixo de rotação.

Esses primeiros meios foram a alavanca, a roldana e o plano inclinado que, por sua simplicidade, ficaram conhecidos como máquinas simples.