Qual a organização hierárquica?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4 / 5 8 votos

A hierarquia está organizada como uma estrutura em forma de pirâmide, com executivos, diretores, gestores e funcionários nesta ordem, do nível mais alto ao mais baixo na cadeia de comando. Esta é, de longe, a estrutura mais utilizada e que cria limites bem definidos entre os membros das equipes.

Observe que o conceito de hierarquia é utilizado em diversas áreas do conhecimento, por exemplo: hierarquia familiar, hierarquia urbana, hierarquia militar, hierarquia jurídica, hierarquia administrativa, dentre outros.

Hierarquia é uma ordem de elementos de acordo com o seu valor. Trata-se da gradação de pessoas, animais ou objetos em função de critérios de classe, tipologia, categoria ou outro tópico que permita desenvolver um sistema de classificação. A hierarquia, por conseguinte, constitui uma ordem descendente ou ascendente.

O que é a hierarquia de cargos? Dentro das empresas, a hierarquia é o que define a organização de cargos e salários. Tudo parte da chefia, que pode ser o proprietário, diretor geral ou presidente. A partir disso, cria-se uma ordem de distribuição do poder para definir quem toma as decisões e quem as executa.

Conceito de Linha Hierárquica
A linha hierárquica tem a função de estabelecer a ligação entre todos os níveis hierárquicos da organização e corresponde a uma linha contínua que se inicia no topo da hierarquia e termina em cada um dos níveis da base, passando por todos os níveis intermédios.

Estrutura organizacional linear (ou hierárquica, ou vertical) Estrutura organizacional funcional. Estrutura organizacional matricial. Estrutura organizacional horizontal.

Quais os cinco tipos de estrutura organizacional?

  1. Estrutura linear. Também conhecida como hierárquica, vertical ou piramidal, a estrutura linear é a mais clássica de todas, justamente por ser a mais antiga. ...
  2. Estrutura Funcional. ...
  3. Estrutura Matricial. ...
  4. Estrutura Divisional. ...
  5. Estrutura em Rede.

Há três níveis ou tipos de planejamento organizacional e são classificados em Estratégico, Tático e Operacional. Distinguem-se basicamente pelo prazo das ações a serem desenvolvidas, a abrangência dos planos e o seu conteúdo.

As leis estaduais são hierarquicamente inferiores às leis federais. Se os deputados estaduais fizerem uma lei em desacordo com Leis Federais, a lei é ilegal. As leis municipais são hierarquicamente inferiores às leis federais e estaduais.

A hierarquia de processos é uma abordagem que permite à organização visualizar como seus processos desdobram-se desde uma “VISÃO DO TODO” – normalmente representada pela cadeia de processos – até uma “VISÃO OPERACIONAL” – em geral representada por fluxogramas e procedimentos.

A hierarquia é representada por essa linha de cima para baixo, mostrando o caminho do cargo mais alto em direção ao cargo menor. O sentido deve ser sempre da esquerda para direita, de dentro para fora. A divisão horizontal do trabalho mostra os cargos e as áreas em uma mesma linha.

No topo da estrutura temos o chamado chefe, e quanto mais abaixo o nível estiver, maior o número de pessoas envolvidas. Quem está em patamar mais alto manda nas pessoas de níveis inferiores ao seu, direta ou indiretamente, através de comunicação por meio de intermediários.

Estratégico, tático e operacional: os níveis hierárquicos de cargos. Imagine esses níveis hierárquicos de cargos como se estivessem em uma pirâmide. O topo será ocupado pelo Estratégico, o mais elevado. Em síntese, abriga presidentes, diretores e outros gestores da alta cúpula.

A hierarquia funcional é a que decorre dos cargos e funções militares, devendo respeitar a hierarquia dos postos e antiguidades, ressalvados os casos em que a lei determine de forma diferente.

Hierárquica é o feminino de hierárquico. O mesmo que: jerárquica.