Qual a organela mais importante da célula?

Perguntado por: sveloso . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Núcleo é a organela mais proeminente da célula eucariótica, e relaciona-se com o controle das atividades da célula e o armazenamento da informação genética. Mitocôndria atua na produção de energia para a célula.

Enquanto nas células eucarióticas, é encontrada uma variedade de organelas, nas células procarióticas, apenas um único tipo é encontrado: os ribossomos.

Organelas celulares são estruturas envolvidas por membranas que apresentam funções específicas. As organelas celulares estão presentes nas células eucariontes. O núcleo é a organela mais proeminente da célula eucarionte e destaca-se por possuir em seu interior os cromossomos e o nucléolo.

Os ribossomos são organelas responsáveis pela síntese de proteínas na célula. Células responsáveis por grande produção de proteínas, como as do pâncreas, são ricas nessas estruturas.

Essas organelas têm funções essenciais nas células humanas, como: a produção de energia (ATP) para as atividades do organismo, atuação na morte celular por apoptose, produção de calor e contribuição genética a partir do DNA mitocondrial.

Elas são as mitocôndrias, os peroxissomos, o retículo endoplasmático rugoso (RER), o retículo endoplasmático liso (REL), o complexo de Golgi e os lisossomos.

A função do citoplasma é fornecer sustentação esquelética para a célula através da estrutura composta por filamentos e túbulos proteicos. Além disso, todo o conjunto de estruturas mergulhadas no citosol apresenta bastante dinamismo, fato que possibilita à célula realizar alguns movimentos.

O citoplasma é o espaço intracelular que, nas células eucariontes, representa a região entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear. O citoplasma abriga o citoesqueleto, as organelas citoplasmáticas e algumas substâncias contidas ali de maneira, geralmente, temporária, como proteínas, lipídios e pigmentos.

mitocôndrias

A respiração celular ocorre nas mitocôndrias das células animais. Nas células vegetais a organela responsável pela respiração celular é o cloroplasto.

O retículo endoplasmático liso está relacionado com diferentes processos, a depender da célula na qual se encontra. Em células produtoras de hormônios esteroides, como as células das glândulas suprarrenais, o retículo endoplasmático liso apresenta papel essencial na síntese desses hormônios.

Função dos lisossomos
Os lisossomos participam do processo de digestão intracelular. Os lisossomos são organelas responsáveis pela digestão intracelular, promovendo a degradação de várias partículas extracelulares e moléculas ingeridas pelas células.

O complexo golgiense é uma organela presente na célula eucarionte que está relacionada, entre outras funções, com o processamento, endereçamento e transporte de substâncias.

O complexo golgiense possui como funções principais modificar as proteínas e lipídios provenientes do retículo endoplasmático; transportar, selecionar e endereçar substâncias; reciclagem entre membranas; formar a parede celular da célula vegetal, o acrossoma do espermatozoide, os lisossomos e as membranas plasmática e ...

Em todos esses organismos, a sua função é a de gerar energia para ser utilizada nos processos metabólicos. As mitocôndrias são organelas alongadas e contém ribossomos e material genético próprio, independente do presente no núcleo celular.

Existem três tipos de RNA: o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossomal. Todas essas moléculas são fundamentais para a síntese proteica.

Núcleo é uma estrutura presente em todas as células eucarióticas. Ele é responsável por controlar todas as atividades celulares e armazenar informação genética. O núcleo é uma estrutura importante encontrada nas células eucarióticas e ausente nas células procarióticas.

Eles são compostos de complexos de RNAs associados às proteínas. O número dessa organela citoplasmática oscila, pois depende da atividade que ela desempenha na célula. Em média, em uma célula de mamíferos, pode existir aproximadamente 10 milhões de ribossomos.

A ATP (adenosina trifosfato) é a principal molécula carreadora da energia química utilizada nas mais diversas reações que ocorrem nas células. Ela funciona como um depósito de energia, acionado quando necessário para a realização de alguma reação.