Qual a ordem para ensinar as consoantes?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

No método fônico ensina-se primeiro as vogais e seus sons e depois as consoantes. Cada letra representa um som e juntando vogal/consoante ou vogal/vogal formamos sílabas e palavras.

O método fonético inicia-se da parte para o todo, isto é, começa a entender o código escrito (grafema) para entender os seus sons, para depois ir associando com sílabas, palavras, e então frases.

Na alfabetização, a letra de fôrma é ensinada primeiro do que a cursiva! É importante entender porque a criança aprende primeiramente a letrinha de fôrma e não a cursiva e não simplesmente ensinar só porque a maioria faz assim e dá certo!

A leitura, as canções, as rimas ajudam as crianças pequenas a desenvolver a linguagem. Essas atividades fazem parte da preparação para a alfabetização pois promovem o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e escrita.

Para a compreensão inicial, faça perguntas que os levem a refletir sobre a proposta, como “O que vamos escrever?”, “Para quem vamos escrever?” e “Como será essa escrita?”. A partir disso, para desenvolver essas habilidades, são cinco as práticas envolvendo oralidade, leitura e escrita propostas, que descrevo a seguir.

No alfabeto português, são chamadas de consoantes: B, C, D, F, G, J, K, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, W, X, Z . A letra H não é propriamente denominada nem consoante e nem vogal por não possuir som ou ruído e por isso, se torna a única letra diacrítica.

O método fônico, poucas vezes adotado de forma sistemática no Brasil (cartilhas como a “Caminho Suave” não são exemplo de método fônico), foi indicado pelos especialistas como o melhor caminho para ensinar a ler, tanto para crianças com vulnerabilidade social quanto para as de famílias com melhor poder aquisitivo.

Por isso o ensino de acordo com o princípio alfabético deve ser de maneira direta, lúdica e sistemática, além de sempre começar das letras que têm sons mais fáceis (vogais) para as mais difíceis (consoantes), optando por consoantes que tenham o som mais fácil como, F, M, L, S.

O método silábico atende a um princípio importante e facilitador da aprendizagem: quando falamos, pronunciamos sílabas, e não letras ou sons separados, e opera com um fragmento que pode ser reconhecido sem preocupação sobre sua relação direta com o som da fala.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

A receita para que a sua sequência seja um sucesso é bem simples: valorizar os conhecimentos prévios dos alunos; entender as suas dúvidas e demandas; fazer uso de conteúdos relacionados ao seu cotidiano, interativos e dinâmicos; colocar tudo isso em um bom planejamento estratégico e pronto!

Ações simples, como ler uma historinha antes de dormir, usar letras nas brincadeiras, oferecer gibis ou livros, além de realizar brincadeiras como escrever listas ou cartinhas e desenhar, são ótimas opções para estimular as crianças no processo de alfabetização e aprendizagem.

Use a letra impressa, sempre começando pelas vogais, ajude a criança a fazer a letra com massinha e tatear sobre ela. Emita o som correspondente. Na sequência, pode exibir um desenho que comece com o som (fonema) exercitado e trabalhe nele. O conjunto de ações vai auxiliar o trabalho multisensorial infantil.

As crianças que aprendem a letra cursiva têm uma ortografia melhor, com menos erros, já que desenvolveram a memória motora ao aprender a escrever a palavra. O processo de construção da escrita começa com o ensino da letra bastão e deve ser seguido do ensino da letra cursiva.

Quais são as características de um bom alfabetizador? Há algumas características que eu considero fundamentais ao alfabetizador, como ser um constante pesquisador; ter clareza do currículo, compreendendo o que os alunos devem aprender; compreender a avaliação como processo essencial na aprendizagem dos alunos, etc.

Confira 8 dicas para ensinar a criançada a ler

  1. Ensine a diferença entre letras, desenhos e símbolos. ...
  2. Mostre quais são as vogais. ...
  3. Apresente o alfabeto. ...
  4. Mostre a ordem da leitura. ...
  5. Incentive a leitura em todo lugar. ...
  6. Estimule dentro de casa. ...
  7. Dê o exemplo. ...
  8. Use gibis, livrinhos e jogos para ajudar.

Sequência didática: como desenvolver essa estratégia?

  • 1º) Apresentação da proposta aos alunos. ...
  • 2º) Definição dos objetivos. ...
  • 3º) Definição da sequência. ...
  • 4º) Produção final.