Qual a ordem para aprender matemática?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Existe uma ordem correta para estudar matemática?

  • Noções de conjuntos.
  • Operações de adição, subtração, divisão e multiplicação.
  • Expressões numéricas.
  • Frações.
  • Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC)
  • Porcentagem.
  • Raiz quadrada.
  • Figuras geométricas.

Por isso, recomendamos que você estude das matérias mais fáceis até as mais complexas, seguindo a ordem exata. Por exemplo, você deve começar pela matemática básica, como operações de subtração, divisão e multiplicação, porcentagem, raiz quadrada e frações, e só depois estudar os conteúdos mais difíceis.

E saiba que na matemática tudo é assim!
Normalmente, a base é a aritmética (parte totalmente numérica) que é aplicada para desenvolver os conceitos da álgebra (conta com letras) e da geometria (contas em figuras).

Conclusão. Aprender matemática sozinho não é uma tarefa fácil. Mas com o material certo, um plano de estudos focado e as ferramentas corretas, aprender sozinho se torna algo totalmente possível.

Como estudar matemática sozinho?

  1. Inicie pela matemática básica.
  2. Entenda a teoria antes de passar para a prática.
  3. Faça exercícios.
  4. Não deixe dúvidas para depois.
  5. Crie um cronograma de estudos e revisões.

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.

O tempo de estudo é muito relativo e varia de estudante para estudante. Para obter bons resultados é recomendável estudar no mínimo 30 minutos diários sobre os conteúdos listados e na ordem proposta.

Continue a leitura e veja quais são os livros mais interessantes na área de matemática!

  • A arte de motivar os estudantes de ensino médio para a matemática. Alfred S. Posamentier.
  • A lógica da pesquisa científica. Karl Popper.
  • Alex no país dos números. Alex Bellos.

A hipótese de Riemann
Esse problema é considerado por muitos matemáticos como um dos mais difíceis de todos os tempos.

não pode. Tem que ir se acostumando e aprendendo aos poucos. Quanto a idade, veja que já respondi essa pergunta pra outras pessoas aqui. 30 anos tá de boa pra começar sim!

Como você viu, a dificuldade dos alunos em aprender matemática pode estar relacionada tanto aos próprios conceitos da disciplina quanto a questões como problemas com a visão ou a audição. Mas ainda há outra situação bastante frequente: o fator psicológico.

A Matemática básica envolve os conteúdos estudados na escola no Ensino Fundamental e Médio, etapas que compõem a Educação Básica. Desde o início do seu aprendizado, o aluno é apresentado aos campos da Matemática: Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade.

Os principais ramos da matemática são:

  • Aritmética.
  • Álgebra e.
  • Geometria.

10 dicas infalíveis de como estudar melhor e arrasar nas provas

  1. Fuja da curva do esquecimento. ...
  2. Estude com material impresso em vez de contar apenas com as telas. ...
  3. Aposte na aprendizagem contextual. ...
  4. Crie conexões entre o tema estudado e a sua vida. ...
  5. Revise os temas mais importantes antes de dormir.

No Kumon, a criança aprende todos os fundamentos lógicos na realização de cálculos. Ao desenvolver suas habilidades progressivamente, seu filho terá a confiança e o conhecimento para realizar cálculos da mais alta complexidade.

Pitágoras de Samos

O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”. A vida de Pitágoras está envolvida em muitas lendas, por isso torna-se difícil relatar a sua história.

MATEMÁTICA: Números naturais e sequência numérica. Números ordinais. Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão de números naturais e expressões numéricas. Ponto, reta, plano e figuras planas: conceitos, propriedades fundamentais e identificação.

Matemática para concursos: assuntos mais cobrados nas provas
Em primeiríssimo lugar, regra de três simples e porcentagem são assuntos bastante cobrados nas provas de Matemática para concursos públicos. Além disso, não se esqueça de estudar raciocínio lógico, estatística e Matemática financeira básica.

Para responder a questão do título desta matéria, sim, possível estudar com 2 horas diárias, mas é preciso se planejar muito e ter afinco em seus objetivos. Uma dica é criar um hábito de estudo todos os dias, sem que estudar seja uma obrigação, mas algo que lhe acrescente.