Qual a ordem indireta?

Perguntado por: ealmada . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.1 / 5 10 votos

Na ordem inversa, o sujeito é disposto depois do predicado. Observe os exemplos: Arrombaram a janela com a maior facilidade os bandidos. Pediram desculpas os alunos do terceiro ano.

A forma mais simples é pôr o sujeito depois do verbo, trazendo ou não o objeto para o começo: O menino comeu o lanche > O lanche o menino comeu. Pode ficar esquisito: O lanche, comeu o menino. Melhora com objeto pleonástico: O lanche, comeu-o o menino. Agora, faça isso com: O gato comeu o rato.

A ordem canônica dos elementos da frase na língua portuguesa é sujeito-verbo-objeto (SVO).

Frase interrogativa indireta é mais discreta e faz a pessoa pensar um pouco mais. Essa frase sempre esta no período subordinado e nunca carrega sinal de interrogação (?).

Predicado: verbal, nominal e verbo-nominal - Toda Matéria.

Vocativos são termos isolados da oração que cumprem função de chamar a atenção do interlocutor ou colocá-lo em evidência no discurso. Por estarem isolados no enunciado, não exercem função de sujeito e nem de predicado, aparecendo separados do restante da oração por alguma pontuação, que normalmente é a vírgula.

Os tipos de sujeito são: simples, composto, implícito e indeterminado. Há orações com sujeito inexistente, isto é, elas não possuem sujeito. Em uma oração, o sujeito pode estar anteposto ou posposto ao verbo.

A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

A citação indireta, também conhecida como paráfrase, é a utilização de uma ideia de um autor, mas sem transcrevê-la de forma literal. Ou seja: quem está escrevendo utiliza as próprias palavras para explicar a ideia que leu da fonte original.

O discurso direto é a maneira de dizer de forma exata a fala de uma personagem. O discurso indireto é a reprodução da fala de uma personagem por meio do narrador. Assim, ele fala pela personagem.

No discurso indireto livre o narrador assume o lugar da outra pessoa do discurso, assumindo sentimentos e pensamentos, inserindo-os na sua própria narrativa. Exemplos: João fez o que julgava importante. Não estava arrependido, mas senti um alívio.

Expressão ou frase curta utilizada em protestos ou manifestações, normalmente replicada em cartazes e discursos, com o objetivo de marcar uma posição, reivindicar alguma mudança e/ou incitar os ânimos do grupo.

Dicas de português. Se a citação inicia e encerra a frase, o ponto final é colocado antes das aspas. Ex.: "Navegar é preciso, viver não é preciso."

associação de pessoas que se submetem a um mesmo código de conduta ou conjunto de regras (morais, disciplinares, etc.)

Na ordem inversa, o sujeito é disposto depois do predicado. Observe os exemplos: Arrombaram a janela com a maior facilidade os bandidos. Pediram desculpas os alunos do terceiro ano.

Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas. A intencionalidade do discurso é manifestada através dos diferentes tipos de frases. Para tanto, os sinais de pontuação que as acompanham auxiliam para expressar o sentido de cada uma delas.

Perguntas indiretas são aquelas que não são iniciadas por palavra interrogativa e terminam com ponto final.