Qual a ordem dos filmes insurgente divergente?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A ordem cronológica e de lançamento de seus três filmes é a mesma, de modo que a sequência correta para ver os filmes de Divergente é a seguinte: Divergente (2014) A Série Divergente: Insurgente (2015) A Série Divergente: Convergente (2016)

Onde assistir: Netflix, Prime Video, Star Plus, Paramount Plus, HBO Max, Telecine Play e Globoplay.

O estúdio Lionsgate anunciou que não concluirá a saga Divergente nos cinemas, com o último longa Ascendente sendo substituido por um telefilme e uma série de televisão derivada, que se passará no mesmo mundo pós-apocaliptico, como aponta a Variety.

Os filmes da franquia “Divergente” sairão do catálogo da Netflix nesta semana. A plataforma informa que são os últimos dias para assistir a “Divergente” (2014), “Insurgente” (2015) e “Convergente” (2016). Os três longas-metragens serão retirados do serviço de streaming na quarta (30/11).

Insurgente

Insurgente, último filme da série Divergente a chegar aos cinemas, estreou em 19 de março - Purebreak.

Curiosamente, o filme estava sendo filmado desde 2016, quando começou a ser produzido assim que a parte 1 foi lançada. Porém, questões financeiras, expectativas do elenco abaixo da média e um fracasso iminente — caso fosse de fato para a TV — conspiraram para o fim das gravações e o consequente enterro da obra.

O que é Divergente:
A ideia de divergente está relacionada com tudo aquilo que se opõe. Uma pessoa divergente é aquela que não se enquadra no contexto de determinado grupo ou situação, tendo uma opinião diferente dos outros e não concordando com facilidade com pontos de vista alheios aos seus.

Fracasso de bilheteria
O filme arrecadou apenas 113 milhões de dólares no mercado internacional – valor pouco expressivo próximo aos gastos de um filme desse peso. O lucro baixo fez com que fossem cancelados os projetos de dar sequência à série no cinema. Por isso, "Ascendente" deve ir apenas para a televisão.

No primeiro filme, Divergente, Tris precisa escolher entre uma das facções de sua sociedade, dividida em um sistema de castas por aptidão. Ela então descobre que é uma divergente, ou seja, pessoa que não se encaixa em nenhum dos grupos existentes.

Nesta realidade, após uma guerra que destruiu a civilização antiga, a sociedade é dividida em cinco facções, grupos sociais com funções bem definidas. Os cinco grupos são divididos pelas causas da Abnegação, Audácia, Amizade, Franqueza e Erudição.

Miles Teller revelou, em entrevista ao Screen Rant, que os fãs não devem esperar vê-lo em Ascendente, último filme da saga Divergente que será lançado para TV. "Não, não farei isso. Isso não vai acontecer para mim".

Os filmes da saga "Divergente" — baseados na trilogia de Veronica Roth — deveriam ser um sucesso entre adolescentes. Mas, após sucessivos fracassos de bilheteria, a continuação da franquia foi cancelada. Neste mundo de remakes e reboots, pode ser que nada esteja morto de verdade para sempre.

Uma vida de divergente significa ter que se preocupar com o todo, e não com a parte. Significa mais responsabilidade, não só no fazer, mas também no refletir. Se, ao pensar exclusivamente na sua facção, você se despreocupa dos demais problemas; como divergente, você assumirá todos os problemas como seus problemas.

A Saga Divergente: Convergente (2016)
Convergente, o terceiro e último filme, foi o que mais deu o que falar.

'Divergente': Franquia COMPLETA já está disponível na Netflix!

Convergente e Divergente
Como visto, aquilo que é convergente segue de modo paralelo uma mesma direção. Já o que é divergente, como o nome sugere, diverge entre si, ou seja, se afastam e seguem direções opostas.