Qual a ordem dos anéis de casamento?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.4 / 5 6 votos

Em contrapartida, há quem prefira usar primeiro o anel e depois a aliança, isso porque simbolicamente existe a ideia de que o noivado representa uma promessa, e a aliança concretiza essa promessa, ou seja, primeiro vem o anel de noivado e em seguida a aliança. No Brasil é comum as joias serem utilizadas nessa ordem.

Caso o seu desejo seja utilizar ambas as joias no mesmo dedo, o indicado é sempre incluir primeiro a aliança de casamento e, posteriormente, o anel solitário. Esse cuidado garantirá que as pedras do anel fiquem mais destacadas em sua mão, promovendo beleza e elegância em todos os momentos do seu dia a dia.

Gente, o anel de namoro deve ficar na mão direita, no dedo anelar, viu? Já quando é noivado, não tem uma regra certinha: se só a mulher for usar, o ideal é que ele fique na mão direita. Agora, se o pedido de noivado for com aliança pro casal, o mais comum é colocar na mão esquerda, no dedo anelar.

Simboliza autoestima, autoridade e liderança. Isso explica porque reis possuíam o hábito de usar anéis chamativos no dedo indicador. Também assinala a capacidade de se tomar a frente nas situações do dia a dia e o poder de decisão.

Casamento civil antes e religioso depois
Os padrinhos do casamento religioso geralmente chegam um pouco mais cedo e assinam o documento antes do início da cerimônia. Já os noivos, após a bênção final, são conduzidos até o altar para as assinaturas do religioso, que geralmente ocorrem após a Ave Maria .

Uma delas é a aliança de casada na mão esquerda e o solitário na mão direita, sempre no dedo anelar. Caso o solitário tenha sido um presente do noivo/marido, o ideal é que seja usado no mesmo dedo da aliança. Sendo a aliança colocada primeiro e o solitário em seguida.

Alianças de compromisso com três pedras representam o casal que sempre busca se reinventar e sair da rotina. O número 3 está relacionado à liberdade de expressão e alto astral. Pessoas que escolhem alianças com três pedras buscam sempre surpreender, de forma muito positiva, quem é especial na vida delas.

A Primeira Aliança, de acordo com a Bíblia, narra o episódio no qual, depois de Deus fazer o grande Dilúvio, Ele ter feito uma Aliança com os homens: os homens não pecariam, e Deus não faria mais nada para acabar com a raça humana (como fez no Dilúvio).

O aparador é tradicionalmente utilizado junto com a aliança, no mesmo dedo. Não há muita regra no uso do aparador: Você pode coloca-lo antes ou depois da aliança, use como preferir! Mas é claro, que se você está utilizando o aparador para segurar sua aliança, ele deve ser colocar por último!

Na ocasião do noivado, o noivo colocará o anel no dedo anular da mão esquerda da noiva e no dia do casamento, antes de ir para a igreja, ela deverá passá-lo para a mão direita. Ele permanecerá neste dedo (da mão direita) após o casamento, já que a aliança será usada na mão esquerda.

Dedo mindinho – expressão – significa intelecto e habilidades de comunicação. Dedo anelar – estado de relacionamento – é onde usa a sua aliança de casamento. Dedo médio – individualidade – comunica ordem e propósito. Dedo indicador – lealdade – liderança e ambição – usado principalmente para anéis de pertença.

O uso do anel no dedo médio significa poder, equilíbrio e sabedoria. Como esse dedo está no meio da mão, ele significa a simetria. Porém, o anel no dedo médio pode ter o significado de sinais de insegurança, medo da instabilidade.

Pode, não há problema algum. Inclusive é possível usar dois anéis, formando um “sanduíche” de aliança: aparador – aliança – aparador. O padrão é que o aparador venha sempre depois da aliança, ou seja, ele é o primeiro a ficar em posição de sair do dedo, para evitar ou dificultar que a aliança caia.

Basicamente, o anel de noivado é presenteado num pedido de casamento, ou um casal decide por se casarem. Já as alianças, são os anéis que serão trocados no dia do casamento e representa que de fato o casal está casado.

Um anel usado na mão esquerda (em especial no dedo anelar) geralmente simboliza amor eterno, compromisso.