Qual a ordem do XIRE Ketu?

Perguntado por: iduarte3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Como em todos os rituais do Candomblé o primeiro a ser convocado é Exú, segue-se depois Ogum e os restantes Orixás na ordem segundo os preceitos da Nação Ketu.

Apesar de serem de origem daomeana, Nanã, Obaluaiyê, Iroko, Oxumarê e Yewá, são cultuados nas casas de nação Ketu, mas são muito raros os Iaôs que são iniciados, houve casos de passar vinte ou trinta anos sem se iniciar ninguém para esses orixás que são cultuados em locais separados dos outros.

as divindades no candomblé também existem em um plano individual, como orixá ou santo de uma pessoa. Cada filha de santo traz consigo “em sua cabeça” um conjunto de orixás na forma de uma sequência. Dentre estes, o primeiro da sequência é o seu orixá de frente ou o dono da cabeça. Este é o santo de quem ela é filha.

Conhecendo os Orixás da Umbanda: Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxum, Iemanjá, Iansã.

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões.

As Ekedis (Èkèjí) também podem ser chamadas de Àjòyè, Ìyároba, Makota, a depender da tradição da casa ou nação, não entram em transe, ou seja: não incorporam, pois que, precisam estarem acordadas para exercerem sua função.

Cada pessoa tem cinco odús, quatro deles são referentes à sua vida material e um ao seu caminho espiritual. O de nascimento (que é o espiritual), qualquer pessoa interessada pode saber através de números qual é seu odú.

OXOSSI

OXOSSI – Rei de Ketu.

O Candomblé é um culto monoteísta, ou seja, crê em um único Deus, cuja denominação própria é Olorun (para a tribo dos Yorubás) e Zambi (para a tribo dos Bantus).

nanan

É considerada o orixá mais antigo do mundo. Quando Orumilá chegou aqui para frutificar a terra, ela aqui já estava. Nanã desconhece o ferro por se tratar de um orixá da pré-história, anterior à idade do ferro. O termo nanan significa "raiz", aquela que se encontra no centro da terra.

Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais.

Em comemoração a tal acontecimento, um de seus vários nomes é Oriki ou Osin Imole, que significa o "primeiro orixá a vir para a Terra". Acredita-se que Ogum foi provavelmente a primeira divindade cultuada pelos povos yorubá da África Ocidental.

Iemanjá: a orixá mãe de todos os orixás - é a senhora das águas salgadas, marés e oceanos. Nanã: orixá origem de todos - mais velha entre eles - senhora dos pântanos, águas profundas e nevoeiros. Oxalá: o orixá pai da humanidade, que tem um espírito criador - é respeitado e reverenciado pelos demais.

Descrição. Guia de Aço, tradicionalmente usado pela Umbanda e demais religiões afro-brasileiras. Representa as 7 Linhas (Orixás) e tem um valor magnético único.

Tipos de Exu: Tranca-Rua (serventia direta de Orixá Ogum), Marabô (Oxóssi), Sete Encruzilhadas (Orixalá), Exu Gira mundo (Orixá Xangô), Exu Pinga Fogo (Yorimá), Exu Tiriri (Yori).

Obaluaê

Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.

Continuar lendo Qual a ordem do XIRE?