Qual a ordem do ciclo das rochas?

Perguntado por: sgodinho . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Diagrama simplificado com os três tipos de rochas Um diagrama mostrando o ciclo das rochas. 1= Magma , 2= cristalização(congelamento das rochas);3= Rochas ígneas ; 4= erosão ; 5= Sedimentação ;6 = Rochas sedimentares ; 7= Enterro tectônico e metamorfismo ; 8= Rochas metamórficas ;9= fusão .

Já as rochas, são agrupamentos naturais consolidados de um ou mais minerais, e a sua classificação é de acordo com o modo que são formadas na natureza, se dividindo em três grupos principais: rochas magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas.

Resumo sobre os tipos de rocha
Rochas ígneas são formadas com o resfriamento do magma em superfície (extrusivas) ou em profundidade. Rochas sedimentares são formadas por sedimentos de outras rochas. Rochas metamórficas são o resultado da transformação de outras rochas em condições de elevada pressão e temperatura.

O Ciclo das Rochas inicia-se com a destruição das rochas da superfície pela ação dos agentes externos, como o intemperismo e a erosão ou a aglutinação de ambos.

Para que a rocha se transforme em solo é necessário que ocorra o intemperismo. Esse é o processo de erosão e decomposição das rochas. Para que isso ocorra, é necessário que a rocha fique exposta aos agentes erosivos por um longo período.

As rochas podem ser agrupadas em três grandes grupos, conforme o processo de formação: ígneas, metamórficas ou sedimentares. As rochas sedimentares constituem apenas 5% da crosta terrestre, os restantes 95% são de rochas ígneas ou metamórficas.

O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.

Rochas metamórficas são formadas por mudanças mineralógicas ou físicas de rochas preexistentes (ígneas, sedimentares ou mesmo metamórficas), provocadas por aumento de pressão e temperatura.

Rochas sedimentares detríticas (também chamadas de clásticas) são aquelas formadas pela deposição de fragmentos de outras rochas (ígneas, metamórficas ou mesmo sedimentares). Esses fragmentos, principalmente quartzo e silicatos, constituem os sedimentos e surgem por efeito da erosão.

As rochas sedimentares formam-se a partir dos desgastes de outras rochas preexistentes. As rochas sedimentares são rochas formadas pela junção de detritos – chamados de sedimentos – oriundos da fragmentação de outras rochas.

  • Petróleo.
  • Rochas Magmáticas.
  • Rochas Sedimentares.
  • Placas Tectônicas.
  • Rochas Metamórficas.
  • O que é relevo, seus tipos e características.

Segundo a quantidade de silício (Si) presente na rocha magmática, elas são classificadas de três maneiras: Rocha Magmática Ácida: concentração de silício superior a 65% Rocha Magmática Básica: concentração de silício entre 52 a 65% Rocha Magmática Neutra: concentração de silício entre 45 a 52%

Os minerais se formam pelo processo de cristalização, que é o crescimento de um sólido a partir de um gás ou líquido cujos átomos constituintes agrupam-se segundo proporções químicas e arranjos cristalinos adequados.

Rochas Sedimentares Clásticas

  • Árcoseo.
  • Arenito.
  • Argilito.
  • Calcário.
  • Conglomerado.

A sedimentação é um processo físico de uma ETA ou ETE onde se separam as partículas sólidas em suspensão da água, através da ação da gravidade e da diferença de densidade entre a água e a partícula sólida.

O Arqueano começou há 3,85 bilhões de anos, com a formação das primeiras rochas, e terminou há 2,5 bilhões de anos.