Qual a ordem depois da faculdade?

Perguntado por: sdrumond8 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Depois da graduação você pode escolher entre uma pós-graduação lato sensu ou um mestrado, que, como dissemos, é também uma pós-graduação, mas do tipo stricto sensu. Apenas depois de concluir o mestrado é que você pode seguir para o doutorado.

Atualmente, a Educação Básica é composta por Educação Infantil (Maternal, Pré I e Pré II), Ensino Fundamental (1º a 9º ano) e Ensino Médio (1ª à 3ª série). Quem prossegue com os estudos depois disso ingressa no Ensino Superior.

Existem diversas categorias de diplomas disponíveis para estudantes de nível superior: Bacharelado, Licenciatura, Tecnólogo, além dos programas de especialização e pós-graduação, tais como mestrado e doutorado.

Se tornando um Bacharel, você estará apto a atuar no mercado de trabalho. Praticamente em todas as áreas – Exatas e Tecnológicas, Humanas, Artes e Biológicas – pode-se obter o título de bacharel.

Os títulos acadêmicos são divididos em graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado ou PhD e pós-doutorado. O PhD ou doutorado é o mais alto grau acadêmico possível, já que o pós-doutorado se trata de uma continuação ou complementação da pesquisa realizada no doutorado.

Além disso, uma pós-graduação tende a ter uma aplicação rápida, já que a formação visa atender demandas específicas por parte do estudante. Já o mestrado, por ser mais abrangente, requer mais tempo para ser concluído, além de proporcionar um repertório maior ao estudantes.

A graduação dura, em média, 6 anos e é dividida em três fases fundamentais para a sua formação profissional. Cada uma delas tem objetivos e características distintas e todas trazem novos desafios para os estudantes.

Geralmente, o mestrado vem antes do doutorado. No entanto, isso não significa que a ordem precisa ser seguida. Percebeu a única diferença no critério de seleção para ingressar em um desses dois cursos? O que muda é que o doutorando precisa apresentar um tema inédito para construir a sua tese.

A escolha fica a critério da família. Os alunos do 6º ano têm no total 11 disciplinas, incluindo Educação Física, Arte, Redação, Português Matemática, Ensino Religioso e Inglês (materiais já listados acima).

Os cursos de bacharelado são estruturados com disciplinas que combinam os conhecimentos teóricos e práticos. Além das aulas e atividades, os alunos também precisam cumprir o estágio e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para garantir o diploma.

O curso de nível superior é aquele em que você domina uma área do conhecimento e pode, desse modo, dar início ao exercício profissional. Ele pode ser dividido em tecnólogo, bacharelado e licenciatura, com graduações nos mais diferentes campos de conhecimento.

Os cursos superiores de tecnologia, ou cursos de tecnólogo, existem no Brasil há mais de 40 anos e são a opção mais rápida para quem quer concluir uma faculdade em pouco tempo. A duração média deste tipo de graduação é de dois anos. O diploma é de nível superior, como os de bacharelado e licenciatura.

Não há idade mínima para entrar na faculdade. O único requisito para ingressar no ensino superior é ter concluído o ensino médio. Muitas pessoas ainda acreditam que é preciso ter 18 anos para começar uma graduação, mas isso é um mito. Isso acontece porque, em geral, se termina a fase escolar perto dos 18 anos.

TCC, que significa Trabalho de Conclusão de Curso, é uma avaliação feita no final da graduação. Sua finalidade é que o aluno escreva no papel tudo o que aprendeu desde o início de seus estudos. Portanto, é possível saber se tudo está devidamente absorvido e compreendido.

O último ano da faculdade, geralmente, vem acompanhado de estágio, trabalhos em dobro e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Esse, é o momento que apavora o aluno e em que são criados inseguranças e medos. E com razão! Diante de tudo o que um aluno enfrenta, a saúde física e mental acaba sendo abalada.

Saiba mais sobre os tipos de cursos de graduação: Bacharelado e Licenciatura. Antigamente, os graus de instrução eram definidos pelos seguintes graus de escolaridade: 1º grau (ensino fundamental), 2º grau (ensino médio) e 3º grau (ensino superior).

Também conhecido como Segundo Grau, o Ensino Médio é a última etapa da educação básica brasileira. Diferente do Ensino Fundamental que dura nove anos, o Ensino Médio dura apenas três e suas séries são o 1º, 2º e 3º ano.

O que é o Ensino Superior completo? Ensino Superior completo é o grau de instrução de quem conclui uma graduação. Como cada uma das etapas estudantis só pode ser iniciada após o término da anterior, é preciso ter finalizado o Ensino Médio para começar um curso superior.