Qual a ordem de entrada na missa?

Perguntado por: naragao . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 18 votos

“Primeiro, nas missas solenes, a gente usa incenso, que vai à frente. Depois vem a cruz; em seguida, as velas; depois os leitores; os ministros extraordinários da comunhão; na sequencia, o acólito com o livro do Evangeliário, ou, se estiver presente um diácono, é ele que carrega.

“Os ritos iniciais ou as partes que precedem a liturgia da palavra, isto é, cântico de entrada, saudação, ato penitencial, Senhor, Glória e oração da coleta, têm o caráter de exórdio, introdução e preparação.

Como funciona a Missa?

  • Ritos iniciais. A abertura da Missa é nomeada como Ritos Iniciais. ...
  • Rito da Palavra. ...
  • Rito Sacramental. ...
  • Ritos Finais.

O padre dirige-se aos fiéis fazendo o sinal da cruz. Essa expressão "EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO", tem um sentido bíblico. Nome em sentido bÍblico quer dizer a própria pessoa. Isto é iniciamos a Missa colocando a nossa vida e toda a nossa ação nas mãos da Santíssima Trindade.

Ele é divido em partes: Ritos Iniciais (Saudação, Ato Penitencial, Glória e a Coleta), Liturgia da Palavra (Leituras Bíblicas e o Credo), Liturgia Eucarística (Preparação das Oferendas, Prefácio e a Consagração), Rito da Comunhão e os Ritos Finais.

Participando da Missa Passo a Passo

  1. Ritos Iniciais.
  2. Liturgia Eucarística.
  3. Preparação das Oferendas:
  4. Oração Eucarística.
  5. Narrativa da Ceia e Consagração:
  6. Rito da Comunhão.

Canto de entrada:
Letra: Deve ser um convite à celebração! Deve falar do motivo da celebração. Música: De ritmo alegre, festivo, que expresse a abertura da celebração.

A Oração para antes da Missa foi criada para ser proferida antes do início da Santa Missa, como forma de preparação para o momento mais sublime para um fiel: receber o Corpo de Cristo. Para isso, é necessário chegar com alguns minutos de antecedência, silenciar a alma e se concentrar nesta bela prece com muita fé.

“Os ritos iniciais ou as partes que precedem a liturgia da palavra, isto é, cântico de entrada, saudação, ato penitencial, Senhor, Glória e oração da coleta, têm o caráter de exórdio, introdução e preparação.

Elementos da liturgia da palavra na Missa. "A parte principal da liturgia da palavra é constituída pelas leituras da Sagrada Escritura com os cânticos intercalares. São seu desenvolvimento e conclusão a homilia, a profissão de fé e a oração universal ou oração dos fiéis."

Liturgia eucarística. É a parte mais importante da Missa, do ponto de vista litúrgico, pois contém a sua parte central, a Consagração (oferta e Comunhão do Pão e do Vinho). Onde o pão e vinho, segundo a fé católica, se tornam o Corpo e Sangue de Jesus Cristo.

Terminado o cântico de entrada, sacerdote e fiéis, todos de pé, fazem o sinal da cruz, enquanto o sacerdote, voltado para o povo, diz: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. O povo responde: Amen.

O que o padre cochicha quando ele comunga no altar? De novo, o padre reza em silêncio: “Que o Corpo de Cristo me guarde para a vida eterna.” E comunga o Corpo de Cristo. Depois, segura o cálice e reza em silêncio: “Que o Sangue de Cristo me guarde para a vida eterna.” E comunga o Sangue de Cristo.

Mas por qual razão não devemos dizer o "amém"? O motivo é simples, não falamos o “amém” porque a oração ainda não terminou. O Pai Nosso é a única oração da Igreja que está integrada na liturgia da missa, e nesse contexto ela é o início de uma série de orações.

A Santa Missa é dividida em duas partes. Uma que faz a Celebração da Palavra e a outra em que acontece a Celebração Eucarística. Mas também podemos dizer que ela é dividida em Ritos Iniciais, Rito da Palavra, Rito Sacramental (ou Rito Eucarístico) e Ritos Finais.

A primeira leitura é tirada do Antigo Testamento, em sintonia com o Evangelho. A segunda, quando houver, é tirada dos apóstolos. Terminada a coleta, estando todos sentados, o leitor se dirige ao ambão (mesa da Palavra) e recita a primeira leitura.

Por isso, para rezar, seja o Pai-Nosso ou o que for, não há posturas estabelecidas; se a pessoa quiser, pode rezar com os braços levantados ou estendidos.

Faz-se inclinação de cabeça quando se nomeiam juntas as três Pessoas Divinas, ao nome de Jesus, da Virgem Maria e do santo em cuja honra se celebra a Missa. Portanto, não há inclinações como estão se generalizando, dos leitores ou outros acólitos ao livro, ao altar ou ao sacerdote presidente.