Qual a ordem das cores das velas do Advento?

Perguntado por: ogonzaga . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Coroa do Advento (ou guirlanda do Advento) é um objeto muitas vezes de forma circular coberto de ramos verdes (ou o chamado ''festão''), no qual se colocam quatro velas, uma cada domingo do Advento: verde no 1º domingo, roxa no 2º domingo, vermelha no 3º domingo e branca no 4º domingo.

vela Rosa

Terceiro Domingo do Advento: acende-se a vela Rosa
A terceira vela acesa nos convida à alegria e ao júbilo pela aproximação da chegada de Jesus. A cor litúrgica, o rosa, indica justamente o Domingo da Alegria, ou o Domingo Gaudette, onde transborda nosso coração de alegria pela proximidade da chegada do Senhor.

verde

No segundo domingo do Advento, acende-se na Coroa do Advento, a segunda vela – a verde; essa simboliza a esperança, e representa a fé dos Patriarcas.

A primeira vela, que foi acesa no primeiro domingo do Advento, foi a verde, representando a esperança que é trazida pelos profetas que anunciam a vinda do Messias; a segunda vela a se acender é a vermelha,cor que representa o amor de Deus e a anunciação feita por João Batista; o roxo durante o Advento, representa a ...

1º Domingo do Advento – Acende-se a PRIMEIRA VELA: a vela da Vigilância. A luz nascente nos conclama a refletir e aprofundar a proximidade do Natal, onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilhará para a humanidade. Lembra ainda o perdão concedido a Adão e Eva.

O roxo recorda o significado original e mais profundo do Advento, que originalmente era a preparação para o Natal mediante o jejum e a penitência, enquanto o rosa alude à alegria e o branco à pureza absoluta de Jesus, a luz do mundo.

Confira algumas das mais comuns e seus significados: Vela rosa: atrai amor, relacionamentos e paz. Vela roxa: é a vela da espiritualidade, ideal para se proteger e transformar tudo o que há de negativo, em positivo. Vela branca: atrai boas energias, por isso é comumente usada para qualquer pedido positivo.

O verde é o sinal de esperança e vida, enfeitada com uma fita vermelha que simboliza o amor de Deus que se manifesta de maneira suprema no nascimento do Filho de Deus humanado. A branca significa a paz que o Menino Deus veio trazer; a roxa clara (ou rosa) significa a alegria de sua chegada.

4 – A última vela – branca - simboliza os Profetas, que anunciaram um reino de paz e de justiça que o Messias traria.

A vela branca, acesa no último domingo do Advento, representa o ensinamento dos profetas que anunciaram um Reino de paz e de justiça.

A cor roxa nos recorda nossa atitude de vigilância diante da abertura e espera do Senhor que virá. Oração: A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!

1° Encarnação, Jesus Histórico; 2° Jesus nos pobres e necessitados; 3° Jesus nos Sacramentos; 4° Parusia: Segunda vinda de Jesus.

Geralmente na Igreja Católica a cor das velas segue a cor das vestes litúrgicas do sacerdote, sendo assim, a cor roxa é usada no primeiro, segundo e quarto domingos do Advento simbolizando a conversão e penitência e, a cor rosa no terceiro domingo (Gaudete) simbolizando a alegria em meio à expectativa da chegada de ...

A cor ROXA: Lembra sempre penitência, recolhimento, reflexão. Por isso os tempos do Advento e da Quaresma, que são tempos preparatórios, de recolhimento, de penitência, são sempre celebrados usando a cor Roxa.

A cor das velas originariamente, seguem a cor das vestes litúrgicas do Sacerdote, sendo assim: três velas de cor roxa e uma de cor rosa, as cores dos domingos do Advento: roxa, roxa, rosa, roxa.

Chamamos de Advento o período que compreende as quatro semanas que antecedem o Natal. Para os cristãos, esse é um tempo de redescobrir, melhorar e amadurecer nossa relação com a espiritualidade.

Oração: Fazei, Senhor, que do mesmo modo que estas velas nos iluminam, os valores do Vosso Reino, iluminem as nossas vidas para que alcancemos a Salvação que vem de vós. Estamos mais próximos do Natal e cheios de esperança em uma vida melhor. Temos a esperança a crepitar, nossa fé se reanima, é Jesus quem vai chegar.

Jamais deverá soprar a vela para a apagar – sob pena de criar aquela nuvem de fumo “temerosa” que invade a divisão e causa ataques de tosse horrorosos.

Chama Brilhante: sinal de que a oração ou pedido será em, brevemente, atendido. Chama fraca: indica que a fé precisa ser mais forte, a intenção mais firme e o pedido reforçado. Chama baixa: haverá demora para o pedido ser realizado. Vela que entorta: necessidade de mais equilíbrio para não vir à enfrentar dificuldades.

O azul-claro tem a finalidade de inspirar carisma e harmonia familiar, atrai paz e equilíbrio e devem sempre ser usadas para atrair tranqüilidade, uma situação favorável ou a concórdia entre as pessoas, pois, esta vela provoca mudança brusca na mente das pessoas.

Cada cor tem um significado: a vela verde é calmante, a vela azul traz equilíbrio e a branca serenidade.