Qual a ordem das cartas no Truco Mineiro?

Perguntado por: acaetano8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Ordem das cartas (da menor para maior): 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3. Após a distribuição das cartas, inicia-se uma mão, valendo 2 ponto. Dessa forma, as mãos são feitas sucessivamente, até que uma das duplas chegue a 12 pontos. A mão de 10 já começa valendo 4 pontos.

O jogo tem quatro participantes, que formam duas duplas, devendo sentar em posições alternadas. Jogadores - 4. Baralhos - um baralho, sendo que o curinga e as cartas 8, 9, e 10 não são utilizadas. Distribuição - três cartas para cada participante.

Hierarquia das Cartas:
Em ordem decrescente, começa pelas 4 manilhas: Zap, Copeta, Espadilha e Pica-fumo. As demais cartas também em ordem decrescente: 3, 2, Ás, K, J, Q, 7, 6, 5 e 4. As manilhas são definidas como sendo uma carta acima de acordo com a "vira".

Os participantes recebem três cartas a cada mão/rodada e disputam uma melhor de três. Uma carta é colocada na mesa por rodada, e a mais valiosa vence a vez. Ao ganhar duas rodadas, o jogador/dupla/trio recebe os pontos da mão. Em caso de empate na primeira rodada, a segunda decide o vencedor da mão.

O que é o “vira” do Truco Paulista? No Truco Paulista, ao final da distribuição das cartas, o distribuidor sempre vira uma carta para todos da mesa. Com base nesta carta virada, a carta acima será a manilha, e a cada rodada as manilhas mudam.

O Truco é disputado em mãos. Cada mão vale inicialmente 1 ponto, e ganha o jogo a dupla ou trio que fizer 12 pontos. Para jogar uma mão, cada jogador recebe três cartas. No final da distribuição das cartas, vira-se uma carta do baralho para cima (a “vira”) e a carta seguinte em seus 4 diferentes naipes são as Manilhas.

Estas castas são divididas em 4 naipes, esses são divididos em 13 numerações. Os naipes são todos de igual valor. Isso quer dizer que nenhum naipe vale mais que o outro.

Truco Paulista
É o tipo de truco mais comum nas jogatinas, tanto online, como em competições. É utilizado o baralho francês (que pode ser o 139 ou o NEO, por exemplo), com 40 cartas (exclui-se os 8, 9, 10 e os curingas) com duas duplas.

Manilhas no truco, as cartas mais fortes do jogo

OrdemCarta
14 de paus, Zap
27 de copas
3A de espadas, Espadilha
47 de ouros

Regras gerais
Cada um destes naipes contém por sua vez os seguintes tipos de cartas: ás, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez, valete, dama e rei. Esta ordem completa das cartas é chamada de família.

Ordem básica de valores das cartas No truco paulista pode-se jogar com 2 opções de conjunto de cartas: o baralho sujo e limpo. No baralho sujo (ou cheio) são 40 cartas, retirando-se apenas os 8, 9, 10 e curingas. No limpo (ou meio baralho) são 24 cartas, retirando-se os 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e curingas.

Há o Baralho de quarenta cartas, em que o valete é maior do que a dama, e o de 52 cartas, que é o tipo mais comum.

As cartas poderão ser "queimadas" no momento dos "cortes" ou quando o embaralhador estiver distribuindo as cartas. Nesta situação, o pedido de "queima" deverá ser feito antes de o jogador olhar suas cartas. As cartas tem que ser dadas sempre de cima para baixo, a não ser que o adversário solicite “de baixo”.

O Pé – Competidor que termina a rodada, ou aquele que distribuiu as cartas. Subir – Se o jogador que “cortou” o baralho pedir para “subir”, o embaralhador deverá fazer a distribuição pegando as cartas de baixo para cima.

Seis - É um pedido de “aumento da aposta” que pode ser feito quando um jogador é desafiado com o pedido de Truco. Neste caso, a partida que inicialmente valia um ponto e foi trucada, passando a valer 3, passará a valer 6, caso o adversário aceite. Se o adversário não aceitar o pedido, o desafiador ganha 3 pontos.

A dupla que trucar na última rodada pode empachar (empatar) a carta do adversário para ganhar a mão: ou seja, quem truca na última NÃO é obrigado a matar a carta, e se fez a primeira e empachou a última ganhou a mão normalmente; EXCETO quando a primeira estiver EMPATADA (vale a maior): neste caso quando a partida for ...

É utilizado um baralho com 40 cartas (exclui-se os 8, 9, 10 e os coringas) com duas duplas. A distribuição das cartas é feita aleatoriamente, não havendo a intervenção de nenhum jogador ou membro da equipe, sendo distribuídas 3 cartas por participante.

Truco paulista
A cada vez, um dos participantes será o mão, responsável por jogar a primeira carta e a vitória no caso de empate na jogada das cartas.

*O jogador que estiver cortando o baralho tem direito a queimar APENAS 9 cartas, queimando 10 ou mais, o embaralhamento se reinicia com todas as cartas. Caso alguma carta possa ser vista pelos jogadores durante a distribuição a mesma será queimada, independente de qual seja a carta, e uma nova será distribuída.

A ordem dos naipes, do mais forte para o mais fraco, é: Paus, Copas, Espadas e Ouros.