Qual a ordem dama valete e rei?

Perguntado por: lresende9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Os Valetes ganham a todos por ordem (do maior para o menor): Paus->Espadas->Copas->Ouros. A sequência de cartas para uma cor de trunfo: Valete de paus, Valete de espadas, Valete de copas, Valete de ouros, Ás, Dez, Rei, Dama, Nove, Oito, Sete.

A sequência das cartas, independente do naipe, na ordem de mais valiosa para menos valiosa: 3 > 2 > A > k > J > Q > 7 > 6 > 5 > 4. Manilhas são as cartas com maior valor no Truco.

O tabuleiro deve ser posicionado de modo que a grande diagonal comece do lado esquerdo de cada jogador. Assim, a primeira casa à esquerda de cada jogador será preta. O jogador que estiver jogando com as peças brancas começa o jogo, podendo dar o primeiro lance. A seguir, os jogadores alternam jogadas até o fim do jogo.

Trunfo ou manilha: Carta mais forte do jogo.

O mais antigo jogo de cartas que se tem registro era praticado na Bavária, com referências em 1460. Chamava-se Karnöffel. Tratava-se de um jogo de vazas, seguindo o tipo de jogo praticado pelos mamelucos, com seu baralho original.

Nosso baralho inicia no Ás, depois o dois e segue em diante. Outras curiosidades: as cartas reais representam o rei, a rainha e o valete (servo real).

O usuário pode escolher até três cartas. O objetivo é chegar o mais próximo possível do número 21 sem excedê-lo. O jogador que excede o valor de 21 perde a partida. As cartas Valete, Rainha e Rei valem 10.

Hierarquia das Cartas:
Em ordem decrescente, começa pelas 4 manilhas: Zap, Copeta, Espadilha e Pica-fumo. As demais cartas também em ordem decrescente: 3, 2, Ás, K, J, Q, 7, 6, 5 e 4. As manilhas são definidas como sendo uma carta acima de acordo com a "vira".

No Truco paulista utiliza-se a regra de “manilha móvel”, sendo a carta do valor seguinte ao valor da carta Vira. Por exemplo: se a vira for 6, a manilha é a 7; se a vira for 7, a manilha é a Dama; se a vira for 3, a manilha é a 4 e assim por diante.

De onde vem a convenção de que o valete é representado pela letra J no baralho? Como se sabe, as figuras do baralho existem desde que os árabes incluíram pessoas nobres da corte, como o rei, a rainha e o valete.

O jogo de damas é praticado entre dois parceiros, com 12 pedras brancas de um lado e com 12 pedras pretas de outro lado. O lance inicial cabe sempre a quem estiver com as peças brancas.

Olha só: "Não é a toa que a peça mais forte do jogo é a Dama", escreveu. "Que mulher linda", "a mais gata do planeta", "essa frase é verdade" e "uma deusa" foram alguns dos comentários dos seguidores no Instagram. Musa!

“A DAMA E SUA FORÇA”
e ela anda tanto para frente como para trás e quantas casas quiser dentro da mesma diagonal. A dama não pode saltar sobre uma peça da mesma cor. No movimento de captura com dama, ao capturar uma peça adversária nossa dama pode parar em qualquer casa livre após a peça capturada.

Cada baralho produzido deve ser um baralho completo, ou seja, deve ter exatamente 52 cartas, compreendendo quatro naipes (Copas, Espadas, Ouros e Paus), com treze cartas em cada naipe (Ás, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, Valete, Dama e Rei).

Valete é uma carta de baralho. A palavra deriva do francês valet, que designa um empregado doméstico masculino, subordinado a alguém - normalmente ao senhor da casa. Poderia ter-se um ou mais valetes, sendo muito usual até a metade do século XIX, principalmente à nobreza.

A ordem dos naipes, do mais forte para o mais fraco, é: Paus, Copas, Espadas e Ouros.

Ás: a mais fraca das cartas fortes
Pensando matematicamente, considerando que o Ás não é a manilha da rodada, existem 24 cartas mais fracas que esta no baralho: 4, 5, 6, 7, Dama, Cavalo e Rei, sendo quatro de cada uma.

mais rara do mundo é vendida por mais de R$ 1,5 milhão. Carta mais rara do universo Yu-Gi-Oh!, Tyler The Great Warrior foi vendida nesta última semana por US$ 311 mil em um leilão que chegou ao fim no último sábado (29).

Cartas como a realeza e o Ás tendem a ser consideradas mais elevadas e fortes na maioria dos jogos, mas também podem ser superadas em alguns casos, dependendo, por exemplo, da combinação conquistada.

O baralho ítalo-espanhol é composto por 40 cartas com 10 valores de cada um dos quatro naipes, numeradas de Ás a 7 e de Valete a Rei, excluindo-se as cartas 8, 9 e 10.