Qual a ordem da introdução?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

A ordenação lógica se dá pela apresentação do tema do projeto, da problemática, das hipóteses (quando couberem), dos objetivos a serem alcançados e das justificativas. Normalmente, o tamanho da introdução de um projeto de pesquisa possui aproximadamente de duas a cinco laudas.

Para que você consiga fazer isso, você pode dividir a sua introdução em 3 partes:

  1. contextualização;
  2. tema;
  3. tese.

Seja breve e direto. Incite emoções ao seu leitor, como alegria, surpresa e medo. Faça promessas que serão cumpridas no decorrer do texto. Uma boa introdução deve conversar diretamente com o título e com o desenvolvimento do seu texto – embora não pertençam a um mesmo bloco de informações.

Nesta parte, é apresentado o tema do projeto, o problema a ser explanado, as hipóteses (quando couberem), os objetivos a serem alcançados e as justificativas.

A introdução deve ter em torno de 5 a 7 linhas que serão desenvolvidas em duas partes fundamentais: fatos (parte objetiva da redação) e opiniões, ideias e juízos de valores (parte subjetiva da redação).

Primeiro o índice, porque no índice você coloca o que vai ter no conteúdo. Já a introdução você fala do assunto desejado.

O primeiro elemento do parágrafo deve ser um tópico frasal. Isso significa que é preciso iniciar o parágrafo de desenvolvimento com uma afirmação do que você se propõe a fazer como objetivo do parágrafo. Por exemplo: “O acesso das crianças à internet e às redes sociais ocorre de maneira cada vez mais precoce”.

Sumário ou Índice: é uma relação das divisões do trabalho (introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia etc.)

Conclusão: resultado final
Breve como o texto da introdução, nessa parte, o objetivo do trabalho deve ser retomado, indicando se o mesmo foi alcançado, o que foi aprendido, se o tema é abrangente e que outras pesquisas poderiam ser feitas.

  • Introdução por exemplificação.
  • Introdução por alusão histórica.
  • Introdução por definição.
  • Introdução por citação.
  • Introdução por intertexto.
  • Introdução por perguntas.

Frases-modelo para iniciar a conclusão

  1. Em virtude dos fatos mencionados.
  2. Levando-se em consideração esses aspectos.
  3. Em vista dos argumentos apresentados.
  4. Dado o exposto.
  5. Tendo em vista os aspectos observados.
  6. Em virtude do que foi mencionado.
  7. Por todos esses aspectos.
  8. Pela observação dos aspectos analisados.

É um texto breve que antecede uma obra escrita, e que serve para apresentá-lo ao leitor, é o prefácio da obra. Quando se refere a trabalhos escolares, a introdução tem a função de apresentar resumidamente ao leitor o tema que será desenvolvido e de que forma será apresentado ao longo do trabalho.

Os principais conectivos
E; nem; também; não só... mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente.

A introdução é o que motiva ou desmotiva o leitor a prosseguir com a leitura. Algumas características de uma boa introdução são: demonstrar valor e autoridade, gerar curiosidade e fazer uma promessa.

Não existe nenhuma norma sobre onde as citações devem estar localizadas no texto. Elas podem ser usadas tanto na introdução quanto no desenvolvimento e na conclusão.

A introdução é o momento no qual o leitor vai realmente se conectar com o seu trabalho, e é por isso que começar bem é um dos maiores desafios dos trabalhos acadêmicos. A introdução tem o poder de garantir que o leitor leia seu trabalho até o final.

Introdução no Texto Dissertativo-argumentativo

  • O tema deve ser apresentado já na primeira frase.
  • Não há meios de fazer rodeios já na primeira frase do primeiro parágrafo.
  • Também é no primeiro parágrafo que está inserido a linha de raciocínio do autor.
  • O objetivo é convencer o leitor.

A introdução deve incluir contextualização, relevância e justificativa da pesquisa, fundamentada em referências relacionadas ao objetivo do artigo, descrição do problema, objetivo geral e contribuições.

Como já foi dito, o parágrafo de introdução tem o objetivo de levar o leitor para dentro do texto. Como estamos falando de uma redação de vestibular, que discute um tema proposto, as primeiras linhas do texto são responsáveis por mostrar tudo o que será dito, argumentado, fundamentado durante os outros parágrafos.