Qual a ordem cronológica das formas de organização da tabela periódica?

Perguntado por: tjesus5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

A Tabela Periódica é organizada em ordem crescente de número atômico, sendo que as colunas são as famílias e as linhas horizontais são os períodos.

O modelo de tabela periódica que conhecemos atualmente, foi proposto pelo químico russo Dmitri Mendeleiev (1834-1907), no ano de 1869.

A tabela atual é bastante diferente da de Mendeleev. Com o passar do tempo, os químicos foram melhorando a tabela periódica moderna, aplicando novos dados, como as descobertas de novos elementos ou um número mais preciso na massa atómica, e rearranjando os existentes, sempre em função dos conceitos originais.

Resposta: A organização em colunas segue a lógica de que quando os elementos são colocados em ordem crescente em relação ao seu número atômico, estes apresentam certas propriedades que irão se repetir. Assim, o que indica em qual grupo o elemento se encontra é o número de elétrons existente em sua última camada.

A classificação dos elementos na Tabela Periódica é feita em cinco grupos: metais, semimetais, ametais, gases nobres e hidrogênio. Na Tabela Periódica atual, os elementos químicos são agrupados em quatro grupos principais segundo as suas propriedades físicas e químicas: metais, semimetais, ametais e gases nobres.

Há sete períodos na Tabela Periódica, valor que representa a quantidade de níveis de energia que um átomo pode apresentar. Vale ressaltar que a família IIIB apresenta um grande número de elementos no sexto (roxo) e sétimo (vermelho) períodos, chamados, respectivamente, de séries dos lantanídeos e série dos actinídeos.

Períodos da Tabela Periódica
Atualmente, as 7 linhas da tabela periódica representam os seus 7 períodos, que correspondem à quantidade de níveis ou camadas eletrônicas presentes nos elementos químicos.

Famílias “A” da Tabela Periódica e sua distribuição eletrônica

  • IA- Metais alcalinos.
  • IIA- Metais alcalinoterrosos.
  • IIIA- Família do boro.
  • IVA- Família do carbono.
  • VA - Família do nitrogênio.
  • VIA- Calcogênios.
  • VIIA - Halogênios.
  • VIIIA - Gases nobres.

Em 1869, o mundo ganhou uma forma de apresentar os elementos químicos descobertos ao longo do tempo. Dmitri Mendeleev organizou as substâncias e apresentou à comunidade científica. Esse projeto ganhou o nome de tabela periódica.

Mendeleev criou uma carta para cada um dos 63 elementos conhecidos. Cada carta continha o símbolo do elemento, a massa atômica e sua s propriedades químicas e físicas. Colocando as cartas em uma mesa, organizou-as em ordem crescente de suas massas atômicas, agrupando-as em elementos de propriedades semelhantes.

A Tabela Periódica mais completa foi elaborada pelo químico russo Dmitri Mendeleiev em 1869, e foi organizada em função da massa atômica dos elementos. Mendeleiev organizou os elementos de acordo com as propriedades semelhantes e deixou espaços vazios para os elementos que ele acreditava que ainda seriam descobertos.

Existe uma letra do alfabeto que não aparece em nenhuma abreviação ou nome de elemento químico da tabela periódica (atual). Qual seria esta letra? Resposta abaixo, A letra que não aparece é o J, Já foram propostos nomes (e símbolos) de elementos com a letra J.

Tríades de Döbereiner – Johann Wolfgang Döbereiner percebeu que elementos certos elementos tinham a capacidade de se organizar em tríades por ter propriedades semelhantes, e além disso, o peso atômico do segundo elemento era a média aritmética do outros dois., o que ficou conhecido como a Lei das Tríades.

A tabela periódica é um modelo criado para o organizar e agrupar todos os elementos químicos já descobertos pelo ser humano. Nela, os elementos são colocados em ordem crescente de número atômico. Cada quadrado que compõe a tabela especifica o nome de um elemento químico, seu símbolo e seu número atômico.

A importância
Uma das principais funcionalidades da tabela periódica é a possibilidade de prever para que serve cada elemento químico e quais compostos irão resultar nas suas combinações.

Os elementos químicos são colocados em ordem crescente de número atômico. Nas suas colunas, chamadas de grupos, estão os elementos com propriedades físico-químicas semelhantes. Nas suas linhas, chamadas de períodos, está indicada a camada eletrônica mais energética do elemento.

Os elementos químicos da Tabela Periódica são classificados em cinco grandes grupos: metais, ametais (ou não metais), semimetais, gases nobres e hidrogênio.