Qual a ordem correta dos procedimentos contábeis de escrituração?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Como fazer a escrituração contábil?

  1. ser preenchida em idioma nacional, no caso, em português BR;
  2. seguir a ordem cronológica dos acontecimentos contábeis da empresa;
  3. ter documentação como base de justificativa para cada um dos lançamentos;
  4. apresentar os valores em moeda corrente nacional, ou seja, em Real;

Embora haja diversas maneiras de Escrituração Contábil, todas elas procedem de dois métodos fundamentais: o método das partidas simples e o método das partidas dobradas.

livro diário: termo de abertura, diário (anual),balanço mensal, dre mensal, dmpl(anual), e N. explicativas, termo de encerramento.

Há historiadores que afirmam que a contabilidade surgiu há 2.000 anos a.C. Os primeiros exemplos de contabilização foram encontrados na Suméria e Babilônia, que hoje é nomeado Iraque, também no Egito e China.

As dicas de como realizar a escrituração

  1. estabeleça padrões de organização;
  2. defina o local que reunirá todos os arquivos;
  3. acompanhe o processo de arquivamento;
  4. invista em uma ferramenta de gerenciamento que automatize a organização, já que isso reduz o trabalho manual e eventuais erros.

Processo de Negócio de Contabilização
O processo é iniciado através de rotina Batch, a partir de parâmetros como a origem contábil e a data de lançamento. O processo de contabilização permite a integração das informações comerciais com os sistemas de gestão da empresa.

A escrituração adequada traz em seu bojo, três funções: gerencial, documental e fiscal. Dizemos que é gerencial, quando ela serve de parâmetro para tomada de decisões administrativa em um âmbito geral.

Os livros contábeis exigidos por lei são o Livro Diário e o Livro Razão. Ambos os registros podem ser realizados de forma digital, através do SPED Contábil do Governo Federal.

Em suma, existem dois principais métodos de escrituração que podem ser usados por uma empresa para registrar os chamados fatos contábeis – o método de partidas simples e o método de partidas dobrado. Ou seja, esses métodos de escrituração também são usados para registrar os atos administrativos relevantes.

São dois os Métodos de Escrituração conhecidos: Método das Partidas Simples e Método das Partidas Dobradas.

Existem 4 tipos de lançamentos contábeis, que são:

  • lançamento contábil de primeira fórmula;
  • lançamento contábil de segunda fórmula;
  • lançamento contábil de terceira fórmula;
  • lançamento contábil de quarta fórmula.

O Livro Diário possui escrituração obrigatória (exigido por lei), sendo instituído pelo Decreto-Lei 486 e regulamentado pelo Decreto-Lei 64.567. Além disso, o Código Civil obriga que as empresas adotem um sistema de contabilidade e elaborem o Livro Diário, juntamente com as demonstrações contábeis.

Para preencher o livro diário, existe um método de lançamento a ser seguido, com:

  • número de identificação;
  • local e data da operação contábil;
  • título da conta de débito;
  • título da conta de crédito;
  • e valor contábil.

Pensando nos mais diferentes tipos de leitores, desde aqueles mais imediatistas àqueles que amam devorar vários livros de uma única história, indico no post de hoje duologias (histórias que compreendem apenas dois livros), trilogias (histórias contadas em três livros) e sagas (histórias que não tem um número certo de ...

Ela consiste em uma espécie de prestação de contas ao Fisco sobre as movimentações, faturamento e impostos a serem pagos por uma empresa. Esse é um processo formal de registro das informações e dos documentos fiscais gerados por uma empresa.

“A escrituração será feita em idioma e moeda corrente nacionais e em forma contábil, por ordem cronológica de dia, mês e ano, sem intervalos em branco, nem entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou transportes para as margens.