Qual a ordem correta do plano de contas?

Perguntado por: dmelo . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

Como fazer um plano de contas: passo a passo

  • Ativo.
  • Passivo.
  • Custos.
  • Despesas.
  • Receitas.

É recomendável que o Plano de Contas contenha, no mínimo, 4 (quatro) níveis: Nível 1: Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receitas, Custos e Despesas.

Conceito de plano de contas
Essas contas podem ser agrupadas em categorias, como ativos, passivos, patrimônio líquido, lucros e despesas. Além disso, não há estipulação sobre a quantidade de contas a serem incluídas no seu plano. Ele deve ser construído conforme a situação do seu negócio.

Como organizar um plano de contas?

  1. Organize os documentos da empresa. O controle das informações financeiras é fundamental no processo de criação do plano contábil. ...
  2. Separe os grupos. ...
  3. Crie níveis e subdivisões.

As contas se dividem basicamente em dois tipos: patrimoniais e de resultado. As patrimoniais se referem ao ativo, passivo e ao patrimônio líquido da entidade, enquanto as de resultado são as receitas e despesas verificadas em determinado período.

Os 4 grupos principais do plano de contas contábil

  • Ativos — recursos e bens em posse da empresa, como caixa, conta bancária e bens móveis;
  • Passivos — obrigações da empresa como contas a pagar e impostos;
  • Receitas — compreende os lançamentos de resultado, ou seja, todo o movimento da empresa;
  • Despesas e custos;

O Plano de contas contábil de uma empresa compõe 4 grupos sendo: o ativo, passivo, as receitas e as despesas. Esses grupos são indispensáveis para alocar corretamente como cada movimentação deve ser classificada. Veja neste artigo como funciona um plano de contas contábil. Continue com a leitura até o fim.

O Manual de Prestação de Contas é um instrumento elaborado com a intenção de detalhar os procedimentos e de fornecer as informações necessárias à correta execução das despesas, elaboração e apresentação de sua prestação de contas.

O ativo está dividido entre circulante e não circulante. No primeiro, são registrados os elementos com maior grau de liquidez - aqueles que podem ser convertidos em dinheiro em um curto prazo (12 meses, como indicamos).

A norma estabelece que a Contabilidade Aplicada ao Setor Público será organizada na forma de sistema de informações. A mesma norma estabeleceu que o sistema contábil deverá estar estruturado nos seguintes subsistemas: orçamentário, patrimonial, custos e compensação.

Classificar uma conta representa debitar ou creditar esta conta de acordo com a operação realizada, e é dessa classificação que nascem os registros nos diversos livros (Diário, Razão, Caixa, etc..) que por sua vez dão origem aos Balanços e balancetes.

Contas patrimoniais são divididas em dois grandes grupos: contas patrimoniais propriamente ditas (ativo, passivo e patrimônio líquido) e contas de resultado (receitas, custos e despesas). Ali estarão expressos os grupos de ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, custos e, finalmente, despesas.

As despesas de uma empresa podem ser divididas entre despesas fixas e despesas variáveis. Sejam elas fixas ou variáveis, todas se caracterizam por serem gastos necessários para manter a estrutura em dia, mas que não interferem na produção ou aquisição do produto ou serviço ofertado pela empresa.

Contudo, existem alguns elementos que não podem faltar em um plano de contas contábil. Esses elementos são, principalmente, a divisão das contas em quatro grandes grupos: ativo, passivo, receitas e despesas.

Em que ordem devem ser apresentadas as contas no balanço patrimonial? Na hora de estruturar o balanço patrimonial do seu negócio, os ativos devem ser alocados no lado esquerdo, enquanto os passivos e o patrimônio líquido, no lado direito.

Plano de contas contábil
É um registro obrigatório e que tem o objetivo de demonstrar resultados financeiros do negócio. Ele deve ser elaborado apenas por um contador, seguindo normas de contabilidade.

O Código de Contas constitui um documento não exaustivo que contém o quadro síntese de contas, o código de contas (lista codificada de contas) e notas de enquadramento. Deve ser adotado pelas Pequenas Entidades e pode ser utilizado pelas entidades que apliquem NIC/IAS.

Como fazer o balanço patrimonial em 5 passos

  1. 1 – Determine um período. ...
  2. 2 – Pontue seus ativos. ...
  3. 3 – Pontue seus passivos. ...
  4. 4 – Faça o cálculo do patrimônio líquido. ...
  5. 5 – Compare o total do passivo e do patrimônio líquido com os ativos.

As contas contábeis constituem-se representações escrituradas de bens, direitos, obrigações, capital, reservas, etc. de uma entidade. A finalidade de tais contas é registrar as movimentações transcritas do livro diário, expressando-se monetariamente.

A fórmula a ser seguida do AC é a que colocamos abaixo: Ativo circulante = dinheiro + equivalentes em dinheiro + inventário + recebíveis + títulos negociáveis + despesas antecipadas + outros ativos líquidos. Todos esses valores frequentemente aparecem no Balanço Patrimonial da companhia.

Grau de liquidez - é o maior ou menor prazo no qual os Bens e os Direitos podem ser transformados em dinheiro. Ex.: conta Caixa é a de maior liquidez, por já ser dinheiro.