Qual a oferenda para Bara?

Perguntado por: rcortes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

A direita: Oferenda para o Orixá Bará contendo milho torrado, pipoca, sete rodelas de batata inglesa assada, um opete (feito com batata inglesa cozida e amassada, moldada com a mão em forma de pera).

Frutas: maçã, uva rosada, pera, manga, mamão, melão, uva dedo-de-dama, kiwi, bergamota, laranja, ameixa, morango e cereja. Doces: balas de mel, sagu, palmier (orelha de macaco), açaí, gelatina de framboesa ou morango.

É cultuado na segunda feira, com diferença de Bará Agelú que é cultuado na sexta feira. Sua saudação é Alupô ou Lalupô!

A direita: Oferenda para o Orixá Bará contendo milho torrado, pipoca, sete rodelas de batata inglesa assada, um opete (feito com batata inglesa cozida e amassada, moldada com a mão em forma de pera).

Laroye, Exu!
A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda.

Bará - Velas na cor Vermelha Ogum - Velas na cor Vermelha e Verde ou vice versa Oyá/Iansã - Velas na cor Vermelha e Branca (em algumas tradições pode ser usada Vermelha e Marrom) Xangô - Velas na cor Branca e Vermelha Odé - Velas na cor Azulão Otim - Velas…

No dia 13 de junho é comemorado o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro para os católicos, e Bará, para as religiões de matriz africana.

Coloque a farinha, jogue a cachaça até umedecer toda a farinha, coloque azeite de dendê até ficar homogêneo como um mingau grosso. Sempre misturando com a mão esquerda, rezando e oferecendo para Exu, firmando seu pedido e devoção, baforando o charuto. Após a mistura toda feita, seu padê está pronto.

Laroiê Exu!
A clássica saudação utilizada tanto para os Exus como para Pombagiras, é um termo que tem sua origem no grupo africano étnico-linguístico nagô-iorubá, e remete a algo como 'Salve o mensageiro', 'Olhe por mim Exu' e 'Me guarde'.

Exu recebe diversos nomes, de acordo com a função que exerce ou com suas qualidades: Elebá ou Elebará, Bará ou Ibará, Alaqueto, Abô, Odará, Aquessã, Lalu, Ijelu (aquele que rege o nascimento e o crescimento de tudo o que existe), Ibarabô, Iangi, Baraqueto (guardião das porteiras), Lonã (guardião dos caminhos), Iná ( ...

Alguns nomes desses Exus são: Exu Tranca Rua das Almas do Mar, Exu Pirata, Exu Caveira do Mar, Exu Rei dos 7 Mares, Exu Marinheiro, Exu Maré, Zé do Cais , Pombagira do Mar, Maria Padilha da Praia, Pombagira da Praia, Pombagira da Maré, Menina da praia, Pombagira Rainha da Praia, entre outros... Existem muitos a citar.

A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.

É um prato típico da culinária baiana. Também faz parte da comida ritual do candomblé. É feito com a mesma massa que o acarajé, temperado com azeite de dendê e camarão seco. A única diferença é que o abará é cozido, enquanto o acarajé é frito.

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

Na oferenda de Bará Agelú acrescenta-se sete balas de mel. É cultuado na segunda feira, com diferença de Bará Agelú que é cultuado na sexta feira. Sua saudação é Alupô ou Lalupô!

Uma semana antes de fazer uma oferenda, limpe seu coração, evite se envolver em discussões, fique longe de bebidas alcoólicas e jamais deseje o mal a qualquer pessoa. Caso precise colocar oferendas em locais isolados, evite ir sozinho(a) ou à noite e sempre respeite a natureza!

Mas o que é 'Laroyê, Exu'?
- significa: Olhe por mim". Mojubá é uma saudação da língua iorubá, falada em determinadas partes da Nigéria e de países como Togo e Benim. A própria expressão "Laroyê, Exu" é originada dessa mesma língua. Exu é uma das entidades mais louvadas das religiões de matriz africana.

Relativamente aos exus, o fator de movimento preponderante é o peso (intencionalidade). São intensamente "pesados" (muito relaxados). O caminhar dos exus, seja em pé, seja com a ajuda dos joelhos, não tem tensão muscular, não resiste ao peso, é passivo diante do seu corpo, que parece ter um "peso" grande.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Ogum.

Guia de Bará Vermelha em Cristal com Chave Grande Fio de contas de Orixá Bará feito de cristais rondelle de vidro facetado vermelho com búzios de metal e um pingente grande representando a Chave de Bará na cor ouro velho. É grande, pesada e de bastante presença.