Qual a obra mais importante do Barroco?

Perguntado por: lramires . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

Prosopopeia

Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos.

Os principais temas trabalhados pela escola barroca foram: fugacidade da vida, ilusão, instabilidade das coisas, morte, castigo, o sobrenatural, apelo à religião, heroísmo, erotismo, arrependimento, narração de cenas trágicas e misticismo.

Os principais escritores do barroco brasileiro foram:

  • Bento Teixeira (1561-1618)
  • Gregório de Matos (1633-1696)
  • Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711)
  • Frei Vicente de Salvador (1564-1636)
  • Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica (1704-1768)

Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos. Já na arte, é possível apontar as obras do famoso escultor Aleijadinho, do pintor Mestre Ataíde e do maestro Lobo de Mesquita.

Nascido em Salvador, Gregório de Matos foi um dos maiores representantes da literatura barroca no Brasil. Sua obra reúne mais de 700 textos de poemas líricos, satíricos, eróticos e religiosos. Parte de suas poesias ironizava diversos aspectos da sociedade e, por isso, ficou conhecido como “Boca do Inferno”.

Prosopopeia

O livro que inaugura o barroco brasileiro é Prosopopeia (1601), de Bento Teixeira. A obra configura-se como um poema épico que combina fatos históricos e mitológicos para homenagear o governador de Pernambuco Jorge d'Albuquerque Coelho (1539-1596):

  • Caravaggio
  • Gian Lorenzo Bernini
  • Rembrandt
  • Aleijadinho
  • Peter Paul Rubens
  • Diego Velázquez

O barroco teve grande importância no reforço dos valores religiosos disseminados no Brasil Colonial. No Brasil Colonial, a presença dos jesuítas teve grande importância no processo de disseminação do cristianismo católico no interior da colônia.

As principais características do Barroco
Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.

As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.

Alguns representantes dessa época: na arquitetura e na pintura, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; na pintura, Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde; na música, José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita. Na literatura, os principais autores barrocos do Brasil são Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.

a) A obra considerada tradicionalmente o marco inicial do Barroco brasileiro é Prosopopeia (1601), de Bento Teixeira, um poema que procura imitar Os lusíadas. b) Gregório de Matos é o maior poeta barroco brasileiro e um dos fundadores da poesia lírica e satírica em nosso país.

Boca do Inferno

É conhecido como o “Boca do Inferno”, sendo famoso por seus sonetos satíricos, donde ataca, muitas vezes, a sociedade baiana da época.

O Barroco surgiu na Itália e espalhou-se pela Europa e América. No entanto, os maiores nomes da literatura barroca europeia são os espanhóis Luis de Góngora (1561-1627) e Francisco de Quevedo (1580-1645).

A pintura barroca foi caracterizada ainda por uso da técnica chamada chiaroscuro, a qual usava cores claras e cores escuras dando destaque às imagens. Muitas das obras não possuem luz natural. A luz aparece de forma a dar destaque a imagem principal.

Algumas das principais obras do barroco mineiro são: Igreja de Nossa Senhora do Rosário: Localizada na cidade de Ouro Preto, a igreja com traçado elíptico e esculturas barrocas, infelizmente, é de autor desconhecido.

Os principais autores do Barroco foram Padre Antônio Vieira, Bento Teixeira, Gregório de Matos, Manuel Botelho de Oliveira, Frei Vicente de Salvador, Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica e Nuno Marques Pereira, no Brasil.

O homem barroco era um berço de contradições: vivia a dicotomia entre seguir o prazer terreno ou se portar bem e ganhar um lugar no paraíso. Ele encontrava-se basicamente preso a dilemas e contradições e questionava-se permanentemente sobre os limites da razão e da fé.

Os versos barrocos são caracterizados por utilizarem uma linguagem rebuscada, elaborada, com muitos detalhes. Há também o emprego de muitas figuras de linguagem fazendo um verdadeiro jogo com as palavras. Nesse caso a elaboração da linguagem está a serviço do projeto poético de louvar a pátria.