Qual a obra mais importante de Pollock?

Perguntado por: vjaques . Última atualização: 26 de maio de 2023
3.9 / 5 16 votos

Mural (1944)

3. Mural (1944) A obra Mural (1944) é a maior obra realizada por Pollock (tem 6 metros de largura por 3 metros de altura) e havia sido encomendada por Peggy Guggeinheim, uma importante colecionadora de artes norte-americana que foi a responsável por organizar a primeira mostra do pintor.

A arte de Pollock combina a simplicidade com a pintura pura e suas obras de maiores dimensões possuem características monumentais. A partir de 1950, a produção artística de Pollock entrou em declínio. O pintor perdeu a inspiração, entrou em estado depressivo e refugiou-se novamente no álcool.

  • Pintura
  • Escultura

Pollock 3 dobras: O método de 3 dobras cutâneas é mais simples e rápido de executar. É adequado para uma estimativa aproximada do percentual de gordura corporal em avaliações rápidas e de rotina.

Desiludido com a humanidade após os horrores da Segunda Guerra Mundial, Pollock começou a retratar a irracionalidade da condição humana moderna em suas pinturas. Seu estilo de pintura radical inicialmente chocou as pessoas, mas logo foi aceito pela cultura de massa.

Mona Lisa

A obra de arte mais importante do mundo pode ser considerada a Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

O mais caro do mundo
A pintura "Salvator mundi" (Salvador do Mundo), de Leonardo da Vinci, foi leiloada em Nova York em 15 de novembro de 2017 por 450 milhões de dólares, tornando-se o quadro mais caro de todos os tempos. A pintura a óleo representando Cristo foi feita em madeira há 500 anos e mede 66 x 46 cm.

Salvador Mundi, Leonardo da Vinci – US$450,3 milhões
A obra de Leonardo da Vinci, Salvador Mundi, é a mais cara do mundo. Supõe-se que essa raridade está sob posse do príncipe-herdeiro do trono da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman.

Pollock usava pinceis endurecido, varas, seringas e até mesmo latas de tinta furadas das quais escorriam as tintas aplicadas diretamente nas telas.

Dentro deste, um de seus expoentes foi Jackson Pollock, famoso por desenvolver a técnica conhecida como gotejamento (ou dripping). Hoje falaremos mais de sua vida e obra e como ele tornou-se um dos grandes pintores da história.

Feita entre 1947 e 1950, por Jackson Pollock, a pintura “Número 19, 1948” é uma das mais conhecidas de sua carreira e uma das obras de expressionismo abstrato mais famosas.

O abstracionismo refere-se às formas de arte não administradas pela figuração e pela imitação do mundo, ou seja, não representam objetos próprios da realidade concreta. Ao contrário, se utiliza das relações formais entre cores, linhas e superfícies para produzir a realidade da obra.

O artista russo radicado na Alemanha, Wassily Kandinsky, foi considerado o criador do Abstracionismo com a obra “Primeira Aquarela Abstrata”, em 1910.

A técnica tradicional de uso mais generalizado é a do afresco, que consiste na aplicação de pigmentos de cores diferentes, diluídos em água, sobre argamassa ainda úmida.

As sete dobras utilizadas no protocolo de Jackson e Pollock são: tríceps, peito, sub-axilar, subescapular, abdominal, supra-ilíaca e coxa. Estão demonstradas a seguir: Tríceps: face posterior do braço, no ponto médio entre o processo acromial da escápula e o processo do olécrano da ulna.

Essa equação utiliza 7 dobras cutâneas, a torácica, axilar média, tríceps, subescapular, abdominal, suprailíaca e coxa, além da idade em anos do avaliado.

Ao contrário dos artistas na altura, Jackson Pollock trabalhava sobre as telas no chão, permitindo que a gravidade desempenhasse um papel importante na criação das suas obras.