Qual a nova regra do insulfilm?

Perguntado por: lcastros . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

A nova lei do insulfilm definiu em 70% a transparência mínima exigida no para-brisa e vidros laterais dianteiros. Também foi retirada a exigência mínima quanto a película em vidros que não interfiram na área indispensável para a condução do veículo.

A resolução diz que a transmissão luminosa não poderá ser inferior a 75% no pára-brisa incolor, 70% no pára-brisa colorido, 70% nas janelas das portas da frente, 28% nos demais vidros (janelas laterais traseiras e vidro traseiro) indispensáveis à dirigibilidade do veículo.

Confira abaixo esses limites: Para-brisa e vidros laterais dianteiros – O grau de transparência deve ser de 70%.

A legislação é bastante clara ao determinar que a menor transparência permitida é de 28%. Ou seja a G20 é ilegal. E se você for pego com ela em seu veículo, será multado.

Nos demais vidros, sem interferência à condução, como dos bancos traseiros, o percentual mínimo permanece em 28%. Com isso, o insulfilm G5, por exemplo, por ter transmitância luminosa muito baixa, fica proibidos nos veículos e sujeito a punições.

G70

Limite Máximo de Insulfilm na Janela do Motorista e dianteiras. A parte do motorista é o mais alto, que o insulfilm consegue chegar, com 70% de visibilidade, você poderá usar o G70.

Nos vidros laterais o limite permitido é de 70% com transparência, elas podem ser um pouco mais escuras. Para o vidro traseiro o limite é de 70%. No entanto, nos vidros laterais a porcentagem permitida é de 28%. Já o teto de vidro não existe um limite certo para carros com teto solar.

De acordo com a Minuto Seguros, as películas populares são a G5, G20 e G35. Nesse caso, os números indicam a transparência da películas, sendo: G35 (mais clara) – que menos interfere na visibilidade e permitida por lei. G20 (intermediária) – transparência média e permitida por lei.

Ainda sobre a passagem de iluminação, o Contran proibiu películas dos tipos espelhada ou opaca. Também não pode ser colocado nenhum tipo de painel luminoso nas áreas de visibilidade do carro. “Esses tipos de insulfilm comprometem a visão de quem está no interior do veículo”, explica.

10 de jan, 2023 · 4 minutos de leitura. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu novas regras para o uso de insulfilm em veículos. Com a resolução 960/2022, o órgão atualizou o percentual mínimo de luz exigido para atravessar a película. Agora, é de 70%, independentemente da cor do material.

Quais são as películas mais utilizadas
G20 (intermediária) – película com transparência média. G5 (mais escura) – película mais escura, com pouca visibilidade. Esse tipo de película é proibido por lei, mas muto utilizado, principalmente por condutoras mulheres.

Insulfilm G20 é permitido por lei? É Permitido aplicar insulfilm G20 no parabrisa do veículo? Resposta: NÃO! Não é permitido aplicar insulfilm G20 no vidro da frente.

Desde o último dia 2 de janeiro, não há mais limites mínimos de luminosidade nas películas instaladas em áreas consideradas dispensáveis à dirigibilidade de veículos, ou seja, nos vidros traseiros de passageiros e no de trás, o do porta-malas.

De acordo com o artigo 2º, inciso 4º é proibida a colocação de adesivos, pinturas, películas ou qualquer outro material que não seja original de fábrica nos dispositivos de iluminação ou sinalização dos veículos.

Brusamolin explica que a nova legislação permite o uso do insulfilm desde que a quantidade de luz que passa pelo material não seja inferior a 70%. Isso independente da coloração da película para os vidros dos para-brisas e das demais áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo.

Com as novas leis de trânsito, em 2023 passa a valer a ampliação de pontos para até 40 dentro de um período de 12 meses. Para os portadores da CNH comum, as categorias de pontuações são: 20 até duas infrações gravíssimas, 30 pontos para uma infração gravíssima e 40 pontos sem infrações gravíssimas.

A Aplicação do Insulfilm para carros Titanium é assegurada de acordo com a Lei nº 254 do ano de 2007. A Protector Películas Automotivas segue todos os critérios, requisitos e limite de escurecimento estabelecidos durante a Aplicação do Insulfilm para carros Titanium no seu veículo.