Qual a nota mínima para passar no INSS?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 6 votos

c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas. Para não ser desabilitado, o candidato deve obtiver nota igual ou superior a 36 pontos, devendo esta nota ser composta por 10 pontos ou mais no bloco de conhecimentos básicos e 21 pontos ou mais no bloco de conhecimentos específicos.

Dentro da análise, é possível constatar que a maior nota de corte foi na Gerência Executiva de Aracaju, capital do estado de Sergipe, com 106 de nota de corte na ampla concorrência. Já a menor foi encontrada na Gerência Executiva de Boa Vista, estado de Roraima, com 87 pontos, também na ampla concorrência.

O último concurso para Analista do INSS foi realizado no ano de 2016, o qual foi organizado pela banca Cespe/Cebraspe. A sua prova foi constituída por 120 questões objetivas, no estilo Certo/Errado, a qual teve como pontuação máxima 120 pontos .

Se a prova tem 120 itens, a tendência é que no gabarito da banca haja 60 E e 60 C. Sendo assim, você vai assinalar C em todas as alternativas em branco. A probabilidade é de que você acerte a maioria dessas 20. Se você acertar 11 e errar 9, já terá valido a pena, pois ganhará 2 pontos.

Idealmente, o seu percentual de acerto deve ficar no mínimo acima de 50%. No entanto, o parâmetro para esses valores pode variar de acordo com a relevância de determinado conteúdo em um edital.

Com relação à aprovação dos candidatos, ela ficou condicionada a: nota superior a 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos P1; nota superior a 21,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2; nota superior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

Sabendo que a banca organizadora do concurso do INSS 2022 é a CESPE/CEBRASPE, e que provas elaboradas por ela possuem perfil de dificuldade que vai do nível médio ao alto é possível mudar seu cronograma de maneira assertiva apenas com essa informação.

25 questões

No geral, para concursos com 50 questões, a maioria das bancas examinadoras exigem que os candidatos acertem pelo menos metade das questões para se classificar, ou seja, é preciso acertar no mínimos 25 questões para passar.

Mas como é feito o cálculo da nota? As provas objetivas foram compostas por 120 questões de CERTO ou ERRADO. Cada questão valia 1 ponto, logo, a nota final do aprovado pode ser de até 120 pontos. Como o Cebraspe aplica o fator de correção, é bem difícil algum candidato atingir a nota máxima do certame.

Novidade sobre o concurso INSS! Nesta segunda-feira, 12 de junho de 2023, foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria que autoriza a nomeação de 1.000 candidatos aprovados no último concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social.

A nota de corte pode ser simplificada como a nota do último candidato aprovado no concurso público. Por exemplo, se um determinado concurso possui 30 vagas, a nota do candidato aprovado em 30º lugar poderá ser utilizada como nota de corte para o próximo edital.

Os candidatos terão acesso a sua nota na página de acompanhamento do Cebraspe e serão convocados para a avaliação biopsicossocial, no caso daqueles que concorrem às vagas reservadas à pessoa com deficiência, e procedimento de heteroidentificação, que é a análise complementar à autodeclaração dos candidtados negros.

Assim, de 120 questões, 70 delas, ou seja, quase 59% se referiram à disciplina de seguridade social, que abarcava conteúdos de direito previdenciário e lei de assistência social. Português teve peso de 15% de toda a prova e as demais disciplinas, juntas, somaram 26% da cobrança.

Mais movimentações sobreo o concurso INSS! Saiu nesta quarta-feira, 15 de fevereiro de 2022, o resultado final na primeira etapa do concurso público e a convocação para a matrícula no curso de formação para o provimento de vagas no cargo de Técnico do Seguro Social do Instituto Nacional do Seguro Social.

A banca Cespe/Cebraspe não precisa ser o seu bicho-papão!

  1. Conheça o formato da prova. ...
  2. Cuidado com os chutes. ...
  3. Atenção aos enunciados! ...
  4. Foque nas palavras-chave. ...
  5. Estude por provas anteriores. ...
  6. Se não souber alguma questão, não se desespere! ...
  7. Conheça muito bem o edital.

Para começar essa pergunta é subjetiva pois cada edital de concurso tem suas especificações, mas, geralmente para passar em um concurso público de 40 questões, você precisará acertar pelo menos metade das questões. Isso significa que você pode errar até 20 questões e ainda assim passar no concurso.

deixe questões complexas para o final da prova; caso a prova tenha 120 questões, evite deixar mais de 10 delas em branco.