Qual a natureza jurídica do crime de genocídio?

Perguntado por: osales6 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Quanto ao crime de genocídio, a Lei n° 2.889/56 o define como sendo o fato de matar membros de grupo nacional, étnico, racial ou religioso, provocando graves lesões à integridade física ou mental desses membros, ou ainda de submetê-los intencionalmente a condições de vida que os leve à destruição física total ou ...

O termo "genocídio" não existia antes de 1944; ele foi criado como um conceito específico para designar crimes que têm como objetivo a eliminação da existência física de GRUPOS nacionais, étnicos, raciais, e/ou religiosos.

LEI Nº 2.889, DE 1º DE OUTUBRO DE 1956.
Define e pune o crime de genocídio.

As pessoas acusadas de genocídio ou qualquer dos outros atos enumerados no Artigo III serão julgadas pelos tribunais competentes do Estado em cujo território foi o ato cometido, ou pela Côrte Penal Internacional competente com relação às Partes Contratantes que lhe tiverem reconhecido a jurisdição.

De acordo com o posicionamento do STJ, e precedentes do STF, a competência para julgar o genocídio é da Justiça Federal.

“O bem jurídico tutelado mais importante do nosso ordenamento e de todos os países civilizados é exatamente a vida.

Sendo assim, tem-se que o Direito Penal Econômico, assim como o crime de Lavagem de Dinheiro tutelam o mesmo bem jurídico, qual seja, a Ordem Econômica.

Bens jurídicos tutelados da pessoa física. Art 223 – C, CLT. A honra, a imagem, a intimidade, a liberdade de ação, a autoestima, a sexualidade, a saúde, o lazer e a integridade física são os bens juridicamente tutelados inerentes à pessoa física. O rol deste art.

Não confundir o delito de genocídio com o homicídio! Genocídio significa a exterminação sistemática de pessoas tendo como prin- cipal motivação as diferenças de nacionalidade, raça, religião e, principalmente, diferenças étnicas. É uma prática que visa eliminar minorias étnicas em determi- nada região.

Atentado grave à integridade física e mental de membros do grupo; Submissão deliberada do grupo a condições de existência que acarretarão a sua destruição física, total ou parcial; Medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio do grupo; Transferência forçada de crianças do grupo para outro grupo.

Conheça a seguir os 5 genocídios com o maior número de mortes da história:

  • O Holocausto. Estimativa de mortes: 5,7 a 6 milhões de pessoas. ...
  • Polônia. Estimativa de mortes: 1,8 a 3 milhões de pessoas. ...
  • Camboja. Estimativa de mortes: 1,3 a 3 milhões de pessoas. ...
  • Genocídio Circassiano. ...
  • Armênia.

De acordo com a Lei 2.889/1956, as seguintes situações se enquadram como genocídio: - Matar membros de um grupo étnico, racial ou religioso; - Causar lesão grave à integridade física ou mental de membros de um grupo étnico, racial ou religioso; - Submeter intencionalmente um grupo étnico, racial ou religioso a ...

Extraterritorialidade incondicionada: como o próprio nome sugere, essa espécie de extraterritorialidade não se subordina a qualquer condição para atingir um crime cometido fora do território nacional. Assim, basta que uma das hipóteses ocorra, independentemente de condições, para que se aplique a lei penal brasileira.

O crime de rixa na forma tentada ocorre quando os rixosos abandonam o local do conflito.

“Trata-se de genocídio quaisquer dos seguintes atos, cometidos com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso, tais como assassinato de membros do grupo; dano grave à integridade física ou mental de membros do grupo; submissão intencional do grupo a condições de ...

As mais de 300.000 mortes por coronavírus no Brasil são "o maior genocídio" na história do país, denunciou ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma entrevista à revista alemã Der Spiegel, na qual afirmou que o atual presidente, Jair Bolsonaro, deveria "pedir perdão".

No Brasil, o genocídio foi reconhecido como crime a partir da Lei no. 2.889 de 1956. O caso mais famoso, em termos de repercussão internacional, de um genocídio julgado no Brasil diz respeito ao chamado “massacre de Haximu”, perpetuado por garimpeiros contra a população indígena Yanomami.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, confirmou nesta quarta-feira (25) a abertura de inquérito na Polícia Federal (PF) para apurar o crime de genocídio contra o povo Yanomami, em Roraima, que vive uma crise sanitária nos últimos anos, com mortes por desnutrição e proliferação de doenças como a ...

GENOCÍDIO – art.
Art. 208 – Matar membros de um grupo nacional, étnico, religioso ou pertencente a determinada raça, com o fim de destruição total ou parcial desse grupo: Pena – reclusão, de quinze a trinta anos.

Mao Tsé-tung

1.3 Mao Tsé-tung - Maior genocida da história. "O Maior Genocídio da História da Humanidade — mais de 70 milhões de vítimas entre os povos originários das Américas - Resistência e Sobrevivência".