Qual a natureza da graça de Deus?

Perguntado por: icavalcanti . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Lá descrevemos, segundo os autores do Novo Testamento, o conceito da graça (charis) de Deus em Cristo — a essência de todos os atos que Ele realiza e constitui a base do relacionamento de Deus com Sua criação.

No âmbito da teologia, graça consiste no dom sobrenatural, concedido por Deus como meio de salvação. No cristianismo, graça é o dom gratuito de Deus ao homem num encontro transformante em que a criatura humana é restaurada.

John Wesley, fundador do movimento metodista, descreveu a Graça divina se manifestando de três modos: - a graça preveniente; - a graça justificadora; - a graça santificadora.

A graça é o auxílio divino e a força que recebemos por meio da Expiação de Jesus Cristo. Por meio da graça, somos salvos do pecado e da morte. Além disso, a graça é um poder capacitador que nos fortalece a cada dia e nos ajuda a perseverar até o fim.

O vocábulo graça provém do latim gratia, que deriva de gratus (grato, agradecido) e que em sua primeira acepção designa a qualidade ou conjunto de qualidades que fazem agradável a pessoa que as têm.

Outro aspecto que define a graça é a capacitação. Paulo, assim, escreve em Romanos 12.3: “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um”.

Biblicamente falando, à luz da Palavra, graça é favor, dádiva, imerecidos da parte do Senhor para conosco. Não depende de mérito ou atitudes que tenhamos ou não, algo que façamos ou deixemos de fazer. Tem a ver, contudo, com o amor do Pai, amor esse incondicional da parte Dele.

Porque Deus cria tudo com perfeição, Ele não volta atrás no que é criado por Ele. Assim, a graça e o nosso livre-arbítrio não têm fim. Mas enquanto o indivíduo não passar a vivenciar realmente o evangelho, o que equivale a aceitar a graça, ele não a recebe.

“Crescer em sabedoria”
Fatos, números, habilidades, procedimentos — a quantidade de informações que podemos acumular é quase ilimitada! Mas, como o Salvador, buscamos crescer em sabedoria, não apenas informação. Sabedoria é a capacidade de usar informações corretamente, entender nossas escolhas e tomar boas decisões.

9 E disse-me: A minha agraça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na bfraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim chabite o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por causa de Cristo.

8 Porque pela agraça sois bsalvos, por meio da cfé; e isso não vem de vós; é ddom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se aglorie. 10 Porque somos afeitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que bandássemos nelas.

“Pela graça de Deus, sou o que sou, e a graça que Ele me deu não tem sido inútil” (I Cor 15,10 a).

A graça especial de Deus é aquela graça de Deus cuja intenção é salvar ao homem. Está revelada particularmente na morte e ressurreição de Jesus Cristo. É também chamada graça graça redentora ou sotérica.

A graça comum é a graça universal, ou seja, é aquela graça que Deus derrama indistintamente sobre todas as pessoas do mundo. Então basicamente a graça comum é revelada na benevolência e na misericórdia com que Deus trata a raça humana.

Sua graça é um termo antigo que já caiu no desuso e que quer dizer: “Qual o seu nome”. Seguem alguns termos que caíram em desuso: pega pra capá- (confusão), meu chapa,(meu amigo), Fulano dançou,( fulano perdeu), tutu, (dinheiro), Bulhufas,(não entendi), e outros tantos que já não fazem parte da comunicação atual.

Para resumir a diferença, a misericórdia é Deus não nos castigando como merecem os nossos pecados e a graça é Deus nos abençoando apesar de não merecermos. Misericórdia é a libertação do julgamento, enquanto graça é estender bondade aos indignos.

[ Teologia católica ] • [ Teologia católica ] Estado de inocência ou de isenção de culpas. Estado, geralmente temporário, em que se recebe a benevolência ou a simpatia de outrem.

Paulo

Paulo, o apóstolo da graça.