Qual a nascente do rio Ipiranga?

Perguntado por: iapolinario . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

O Ipiranga nasce no Parque do Estado, acompanha hoje importantes avenidas da zona Sul de São Paulo – Professor Abrahão de Morais, Ricardo Jafet e Teresa Cristina – até desaguar no Rio Tamanduateí, onde está a Avenida do Estado. A maior parte de seus 9 quilômetros está coberta por concreto.

rio Ipiranga

Independência do Brasil completa 199 anos nesta terça-feira, 7 de setembro. No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga e o Brasil se consolidou como uma nação independente. Desde 1946, por lei federal, a data é feriado nacional.

O Rio Ipiranga é um rio que banha o estado de São Paulo, no Brasil. Pertence à bacia hidrográfica do rio Ribeira de Iguape.

Dias depois, quando estava em São Paulo, Dom Pedro I proclamou às margens do Rio Ipiranga “Independência ou morte”.

Riacho do Ipiranga - às margens do qual foi proclamada a Independência do Brasil, na cidade de São Paulo.

Com origem indígena, o nome vem da junção de "y" (rio) e "pyrang" (vermelho) e foi criado pelos índios Guaianazes. Hoje em dia, o nome apadrinha rios, ruas, bairros, parques e claro, o nosso Posto Completo.

"Ipiranga" é uma palavra de origem tupi-guarani - tribo de índios que habitavam a região quando os portugueses chegaram por aqui - e seu significado é "Rio Vermelho", devido às águas barrentas do riacho que corta o bairro.

príncipe D. Pedro

Assim, dentro desse contexto, quem efetivamente proclamou a independência do Brasil foi o príncipe D. Pedro quando, às margens do Riacho Ipiranga, em viagem a São Paulo, foi alcançado por um emissário da princesa Leopoldina, que levava, em mãos, o Decreto da Independência.

Assim, no dia 7 de setembro de 1822, há exatamente 200 anos atrás, Dom Pedro I gritou às margens do rio Ipiranga “independência ou morte”. E foi a partir da famosa frase que a independência do país foi declarada, transformando-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.

Pedro de Alcântara

A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822.

D. Pedro I estava em uma viagem a São Paulo quando recebeu a sessão extraordinária organizada por Maria Leopoldina, sua esposa. Na ocasião, enquanto sofria de problemas intestinais, o príncipe regente leu as notícias e ratificou a ordem de independência com um grito às margens do Rio Ipiranga.

Os principais rios que compõem a Bacia Hidrográfica do Atlântico Sul são: Rio Itajaí Rio Açu. Rio Capivari.

Foi às margens do riacho Ipiranga, há 200 anos, em um 7 de setembro como hoje, que Dom Pedro I (1789-1834) declarou a independência do Brasil em relação a Portugal. O Brasil então se torna uma monarquia e Dom Pedro I passa a ser imperador.

Ressaquinha

O rio Piranga nasce no município de Ressaquinha e, quando se encontra com o Ribeirão do Carmo, forma o rio Doce.

Foi pelas 16,30 horas que d. Pedro proclamou a Independência.

Pedro I

Pedro I (09.01.1822 - 07.04.1831)

No final de novembro de 1807, ele e outras quatro mil pessoas embarcaram para o Brasil, chegando aqui em fevereiro de 1808. A família estabeleceu-se no Rio de Janeiro, e D. Pedro passou a morar no Palácio do São Cristóvão, local que se transformou no Museu Nacional.

No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º, então Imperador do Brasil, proclamou o grito de independência consolidando o Brasil como uma nação independente. O país era colônia de Portugal, ou seja, seu território pertencia ao país europeu.

"E viva o Brasil livre e independente!" gritou D. Pedro.

Estados Unidos

A Inglaterra, que não fazia parte da Santa Aliança, e que desejava garantir seus privilégios comerciais e políticos no Brasil, foi a grande intermediária junto às demais nações para o reconhecimento externo da nossa independência. Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer a Independência do Brasil, em 1824.