Qual a moral mais apropriada para fechar a fábula seria?

Perguntado por: ldinis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

A moral mais apropriada para fechar a fábula seria: a) Esta fábula pode ser dita a propósito de homens desventurados que, quando estão em si- tuações embaraçosas, rezam para encontrar uma saída, mas assim que encontram procuram evitá-las.

A moral da história, que é atribuída a uma fábula de Esopo, fala de confiança - do quanto devemos valorizar nossos sentimentos por outras pessoas à despeito do que nos falam sobre elas, para que não nos deixemos influenciar ou não tomemos decisões precipitadas.

A moral da história é o que se depreende do texto. Está incluída na sua interpretação. Em termos de forma, se ela for apresentada por escrito está incluída na conclusão, que pode ser considerado um parágrafo final do texto.

A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.

São histórias fáceis de entender e que ensinam valores éticos e morais às crianças em forma de entretenimento. É a partir das fábulas que aprendemos a não confiar em estranhos, não ser preguiçosos e trabalhar duro, insistir em nossos propósitos e por aí vai…

A fábula é, segundo o Dicionário de gêneros textuais, uma narrativa breve, simples, pragmática e com personagens sem grande nível de complexidade. Ela é um texto que tem como finalidade uma formação ética e moral em seu leitor, pois evidencia determinados valores socioculturais em seu conteúdo.

A fábula do leão e da raposa nos ensina a sermos precavidos por mais que estejamos em situação de sofrimento. A raposa estava padecendo do corpo quando recebeu a oferta de ajuda por parte do leão.

Essa moral quer ensinar que devemos tomar cuidado com o excesso de elogios, pois pode haver uma segunda intenção por trás deles. Sugestão: O assunto do texto é como uma raposa conseguiu enganar um corvo para roubar a comida dele.

Numa das versões de Esopo a moral é sucinta: É fácil desdenhar daquilo que não se alcança. e sublinha a atitude da raposa que, perante as condições que lhe são colocadas, deprecia o seu objeto de desejo (as uvas).

A moral, normalmente, é exposta sobre preceitos e, muitas vezes, expressa como normas de proibição e permissão. É comum ouvirmos a frase “fulano atentou contra a moral e os bons costumes”, isso porque a moral é uma espécie de norma de conduta social que indica algo que é certo ou errado naquela sociedade.

Sendo assim, o primeiro passo para iniciar a escrita da fábula é definir qual será a moral da narrativa.
...
Como começar uma fábula

  1. "Trate os outros como gostaria de ser tratado"
  2. "As aparências enganam"
  3. "É importante trabalhar e dar valor ao esforço"
  4. "Não se deve subestimar os outros"
  5. "Falar é fácil, fazer é difícil"

A moral é um conjunto de regras, costumes e formas de pensar de um grupo social, que define o que devemos ou não devemos fazer em sociedade. O termo moral tem origem no latim morales, cujo significado é “relativo aos costumes”. São as regras definidas pela moral que regulam o modo de agir das pessoas.

Assim, suportaram-se, resistindo à longa era glacial. E, felizmente, sobreviveram. Moral da história para sua vida prática: É fácil trocar as palavras rudes e que magoam por outras que dizem a mesma coisa sem ofender ninguém.

MORAL DA HISTÓRIA: NENHUM ATO DE GENTILEZA É COISA VÃ. NÃO PODEMOS JULGAR A IMPORTÂNCIA DE UM FAVOR, PELA APARÊNCIA DO BENFEITOR.

As crianças aprendem observando e imitando o que vivenciam. Ao ouvirem uma fábula, elas têm a oportunidade de refletir sobre suas atitudes e valores, tanto no relacionamento com amigos e colegas, quanto com os familiares. Por isso a importância da leitura de fábulas para a educação e aprendizado das crianças.