Qual a moral do Velho do Rio?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

Além de simbolizar a "libertação da terra", o Velho representa a "felicidade do amor verdadeiro". Um amor em que há sacrifício pelo outro, assim como a lenda se doará para proteger o pantanal.

O Velho do Rio, vale lembrar, é mesmo um ser sobrenatural. Antes de se transformar no guardião místico do bioma, Joventino (Irandhir Santos) realmente morreu na primeira fase do remake de Bruno Luperi. Após se embrenhar na mata, ele foi picado por uma cobra e bateu as botas.

Isso porque, na trama original, o Velho do Rio na verdade é Joventino, o pai de José Leôncio, fato que deve ser mantido no remake da Globo.

O Velho do Rio (Osmar Prado) vai fazer a cobra subir --em uma canoa-- para deixar até José Leôncio (Marcos Palmeira) de perna bamba em Pantanal. Debilitado por conta de uma bala, ele se transformará em uma sucuri e se esconderá em uma embarcação no meio do curso d'água.

Juma (Alanis Guillen) vai revelar um segredo íntimo de Muda (Bella Campos) na reta final de Pantanal. A mulher-onça descobrirá que a amiga está grávida só de olhar para seu corpo e a deixará constrangida.

Tadeu (José Loreto), por exemplo, finalmente descobrirá que José Leôncio (Marcos Palmeira) não é seu pai de sangue. A revelação será feita pelo Velho do Rio (Osmar Prado), que acalmará o rapaz afirmando que o fazendeiro o adotou com o coração.

A conclusão da entidade é de que o rapaz não é filho de José Leôncio (Marcos Palmeira), ao contrário do que a mãe do peão contou quando o casal ainda era jovem.

Na beira do rio, o Velho vai contar ao filho o motivo de nunca ter aparecido para o filho: "Porque você nunca acreditou".

Após se casar com Filó (Dira Paes), o fazendeiro acaba sofrendo um infarto. Ele morre sozinho, sentado na sala de sua casa, durante a noite. Após fazer a passagem, o poderoso vê pela primeira vez o velho na foto tirada por Jove (Jesuíta Barbosa).

O fazendeiro tem um final trágico após o casamento com Filó (Dira Paes). Após sentir alguns sintomas estranhos, ele se recusou a fazer todos os exames. Com isso, sua doença acabou se agravando, a ponto de levá-lo a um infarto. O poderoso falece após um ataque cardíaco durante a noite, sozinho na sala de sua casa.

Em Pantanal, José Leôncio (Marcos Palmeira) finalmente vai ver o Velho do Rio (Osmar Prado). O encontro entre pai e filho acontece no último capítulo da novela, que vai ao ar em outubro na Globo.

Porém, a realidade é que a jovem já conquistou seu final feliz capítulos antes e por isso não teve destaque no desfecho do folhetim. Na reta final da novela, Juma se tornou mãe e deu a luz a uma menina.

O tão aguardado reencontro de José Leôncio (Marcos Palmeira) com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado), aconteceu nos minutos finais da novela e foi uma sequência de arrancar lágrimas.

No fim da trama, Joventino aparece para o filho e revela que durante uma luta com o marruá na mata, o peão caiu do cavalo e foi atingido no pescoço por uma cobra conhecida como "boca de sapo". Em seguida, morreu e se tornou o velho do rio.

Solano (Rafa Sieg) vai cavar sua morte ao atirar no Velho do Rio (Osmar Prado) em Pantanal. Solano (Rafa Sieg) vai assinar a sua sentença de morte ao mexer com a vida do Velho do Rio (Osmar Prado) em Pantanal.

Em uma das cenas iniciais da novela, foi usada uma cobra verdadeira, de 4 metros e 40 quilos, com a supervisão da médica veterinária Ellen Eguchi.

Segundo a história, ela deixa marcas de sua grande cabeça pelas margens dos rios e, quando agitada ou com fome, derruba embarcações e devora pescadores. Um imenso ruído anuncia a chegada do Minhocão. Caso a pessoa sobreviva a um ataque do monstro, pode enlouquecer.

O Velho do Rio (Osmar Prado) ficará entre a vida e a morte após levar um tiro em “Pantanal”. Porém, o ser sobrenatural acabará sendo salvo, onde em seguida se transformará em uma sucuri imensa e se esconderá em uma embarcação no meio da água.