Qual a moral da história de Robinson Crusoé?

Perguntado por: ereis8 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Não há economia sem direito e sem trocas. No clássico As Aventuras de Robinson Crusoe, de Daniel Defoe, o náufrago que consegue se salvar em uma ilha deserta tem necessidades básicas de consumo como qualquer um.

O foco narrativo em Robinson Crusoe está centralizado na abordagem de uma única personagem, cujo mundo interior (seus conflitos e anseios) vão sendo esmiuçados e apresentados de forma convincente.

Resposta: 1 - Podemos compreender que a história de Robinson Crusoé revela que o jovem apresenta um comportamento amplamente motivado pelas aventuras que deseja seguir, representando também sua vontade de desbravar diferentes locais.

O espaço da narrativa é o local onde ela se desenvolve. Ele pode ser físico ou mesmo psicológico. No primeiro caso, o local onde se passa a história é indicado seja uma fazenda, uma cidade, uma praia, etc.

Resposta. Resposta:clímax é quando o navio dele naufraga, o conflito é quando ele salva o "sexta feira", e o desfecho é quando ele volta para onde morava.

No livro Robinson Crusoé são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer.

Durante 25 anos de solidão absoluta,Robinson encontra outros valores éticos em sua vida,inclusive a religião onde passava a ler sempre a Bíblia que havia encontrado no antigo navio. Depois de anos e anos vem uma descoberta:Robinson descobre uma "pegada" e então percebeu que não estava sozinho naquela ilha.

Epistolar, confessional e didático em seu tom, a obra é a autobiografia fictícia do personagem-título, um náufrago que passou 28 anos em uma remota ilha tropical próxima a Trinidad, encontrando canibais, cativos e revoltosos antes de ser resgatado.

Resposta: O motivo pelo qual os selvagens habitualmente vinham a ilha Robinson Crusoé era para a realização de rituais de canibalismo; e por isso desembarcavam de tempos em tempos nas praias daquela ilha.

Imagine, pois, a sua surpresa e receio ao ver um dia impressa na areia da praia uma pegada humana. A impressão que tal descoberta lhe causou foi como se a aparição de um fantasma surgisse diante dele. Naquela noite, cheio de medo, não pode dormir.

11) O que pode explicar o fato de o pai de Sexta-Feira ter sido aprisionado pelos selvagens e levado à ilha para ser sacrificado? a) Sexta-Feira os reconhece como inimigos de seu povo; provavelmente seu pai fora preso em uma batalha.

Quando Robinson Crusoé retorna para a civilização. (A) seus pais e seus dois irmãos já haviam morrido, mas ele reencontra as duas irmãs e mais. dois sobrinhos, filhos de seu irmão.

Eles representam alguns dos debates do iluminismo, pois abordam alguns aspectos culturais, políticos e filosóficos do movimento. Pois o iluminismo consagrou a liberdade de expressão e pensamento sendo direito natural do ser humano.

A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.

Antes de iniciarmos o estudo dos acontecimentos históricos mais cobrados nos vestibulares, temos que nos familiarizar com os conceitos básicos do estudo da História. Dentre eles, estão os conceitos de cultura, sociedade, economia e política.