Qual a moral da história da viúva?
A história da moeda da viúva é um alerta sobre aqueles que se aproveitam de outros. Acredite ou não, o mesmo alerta se aplica para cada um de nós.
Porque Deus se agradou da oferta da viúva?
Porque Jesus tem razão quando diz que os ricos ofertaram o supérfluo, enquanto a pobre viúva: 'na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver'. De fato, já é louvável ver que o egoísmo de uma pessoa recua ao menos na tentativa de não reter para si o que tem a mais, o supérfluo, e de oferece-lo.
O que representa a viúva na Bíblia?
Em poucas palavras podemos dizer: viúva nos tempos bíblicos, significa ser descriminada, por ser mulher, mais ainda por ser pobre com a perda do marido. Significa estar impedida de participar ativamente da sociedade.
O que aprendemos com a viúva persistente?
Em primeiro lugar, essa parábola nos ensina que devemos orar continuamente e com perseverança. A viúva não desistiu de suplicar sua causa a um homem ímpio e sem consideração por ninguém. Nós, porém, temos um Juiz santo e justo; então não podemos desanimar.
Como eram tratadas as viúvas nos tempos de Jesus?
Na sociedade patriarcal, a elas somente era permitido sobreviver com amparo do esposo, do filho ou do pai. Por isso, tanto na Bíblia Hebraica como no Novo Testamento, elas, ao lado dos ór- fãos, compõem os representantes, por excelência, dos mais pobres e oprimidos. A necessidade básica é o sustento diário.
O que significa deitar o azeite?
Estar muito irritado, com raiva.
O que significa azeite da viúva?
Recebida a Palavra da Revelação, devemos agir com fé. A viúva deveria encher as vasilhas a partir da botija de azeite que tinha. Era um milagre, pois o azeite de uma vasilha, indo contra todas as possibilidades, encheu várias outras.
Quem foi a viúva que sustentou Elias?
A viúva de Sarepta foi uma senhora que acolheu o profeta Elias, apesar de ser muito pobre. Deus recompensou a viúva de Sarepta por sua hospitalidade e cuidou do filho único dela. A cidade de Sarepta ficava em Sidom, uma terra pagã a norte de Israel. Elias fugiu para lá porque estava sendo perseguido.
O que Jesus viu de especial na oferta da viúva?
Ao levantar os olhos, Jesus viu pessoas ricas depositando ofertas no cofre. Viu também uma viúva necessitada que deu duas moedinhas. E ele comentou: “Em verdade, vos digo: esta viúva pobre deu mais do que todos os outros.
Qual o valor da oferta da viúva?
A oferta agradou a Jesus (mesmo sendo 2 moedas de valor insignificante na época gr. lepta) pois ela deu tudo que tinha confiante na bênção de Deus. Então Jesus recomendou que todos fizessem ofertas como a viúva, de todo o coração, não dando apenas o que sobra como estava sendo comum na época.
Porque as viúvas eram desprezadas?
Isso porque naquele tempo, a viuvez, principalmente no caso da mulher, fazia com que sua condição econômica e social mudasse drasticamente em virtude do contexto social da sua época. Além da angústia, a mulher perdia a proteção legal do esposo que, normalmente, a colocava em situação de pobreza e penúria.
O que Paulo fala sobre as viúvas?
Ele defende a causa do órfão e da viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe alimento e roupa. "Não prejudiquem as viúvas nem os órfãos; porque, se o fizerem e eles clamarem a mim, eu certamente atenderei ao seu clamor. Com grande ira matarei vocês à espada; suas mulheres ficarão viúvas e seus filhos, órfãos.
O que Jesus fala das viúvas?
A Bíblia diz em 1 Timóteo 5:3-7: “Honra as viúvas que são verdadeiramente viúvas. Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam eles primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus progenitores; porque isto é agradável a Deus.
Tinha Azeite na Botija da viúva?
“Não temas”, disse ele à viúva, “porém, faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra”.
Quem era a viúva de Lucas 18?
A viúva da parábola de Lucas 18,1-8 chama a nossa atenção pela sua persistência na luta pelos seus direitos. Ela se fundamenta no direito divino. A atitude dessa mulher é do começo ao fim destacada como referência de quem se deve aprender.
Qual o livro que fala da viúva de?
A história da viúva de Naim ficou conhecida na Bíblia porque Jesus ressuscitou seu único filho. O milagre envolvendo a ressurreição do filho da viúva de Naim é um dos mais emblemáticos de todo o ministério terreno de Jesus (Lucas 7:11-16).
Como deve se comportar uma viúva?
Seja paciente e cabeça aberta. O luto costuma ser espontâneo e muitas vezes incompreensível. Deixe que a pessoa sinta as emoções naturalmente, sem desencorajá-la. Lembre-se de que o seu relacionamento com a pessoa é tão importante quanto o relacionamento que ela teve com o falecido.