Qual a moral da história a onça e o gato?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

No final, o gato prova que é capaz de enganar a onça, mostrando que a esperteza e a habilidade são mais importantes do que o tamanho e a força. A moral da história é que a astúcia pode ser uma ferramenta poderosa para superar obstáculos e vencer desafios.

Resposta. O propósito do texto "A onça e o bode" pode variar dependendo do contexto em que foi apresentado, mas em geral, é um conto popular com uma mensagem moral sobre as consequências de mentir e enganar.

Moral da História: Nos momentos difíceis, sempre temos uma solução. Na Vida encontramos amigos como o macaco e a onça.

6) Qual foi a ideia da onça para pegar a raposa? R: Ela teve a ideia de fingir-se de morta, para poder pegar a raposa.

Espécie emblemática das matas brasileiras, a onça é importante para as ações de conservação. Por estar no topo da cadeia alimentar e necessitar de grandes áreas preservadas para sobreviver, esse animal o mesmo tempo temido e admirado que habita o imaginário das pessoas é um indicador de qualidade ambiental.

O pet de apenas 7 meses possui um microchip, que deve ajudar na localização do animal; moradores ficaram assustados com o felino. Um gato-de-bengala, ou Bengal, que costuma ser vendido por valores entre R$ 4 mil e R$ 7 mil, está desaparecido desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (10).

Gata selvagem: raça bengal conserva características de grandes felinos. Um gato grande que parece onça: assim podem ser descritos os exemplares da raça Bengal.

Todos são privilegiados de um ótimo olfato, audição aguda e a capacidade de enxergar muito bem durante a noite. Possuem mais de 500 músculos e mantém o controle sobre todos.

Lição moral: a moral é a mensagem ou ensinamento que a história transmite, geralmente expressa em uma frase ou provérbio no final da fábula.

A fábula nos ensina que devemos sempre pensar no dia de amanhã e nos planejarmos para situações distintas, antecipando futuros cenários.

A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.

Moral: A esperteza salva vida. Entendendo a fábula: 01 – Quem estava se fingindo de morta?

Contada em Língua Brasileira de Sinais por Aulio Nóbrega, a história da Onça e o Gato (adaptação de um conto de Figueiredo Pimentel, autor brasileiro do final do século XIX) mostra que “nem tudo o que os mestres sabem ensinam aos seus aprendizes”.

Moral: O bom bocado não é para quem o faz, é para quem o come. Entendendo o texto: 01 – De acordo com o texto, o macaco sempre ganhava do gato, por quê?

Onça é palavra de origem francesa (once < latim °lyncea < lynx) que tomou o lugar da tupi jaguar – mas apenas no Brasil. Como ocorreu com anta, exportamos o termo autóctone que nomeia majestosa espécie de nossa fauna e importamos um estrangeiro para substituí-lo.

A onça não só é um dos maiores felinos como também tem a mordida mais forte entre eles. Segundo a Onçafari, proporcionalmente ao seu tamanho, a mordida da onça é a mais potente na comparação com as demais espécies.

A expressão amigo da onça tem sua origem na personagem Amigo da Onça, criada pelo cartunista Péricles Maranhão na década de 40. O Amigo da Onça era uma figura malandra, debochada e irônica, que gostava de levar a melhor sobre os outros. Muitas vezes colocava as outras pessoas em situações embaraçosas e desconfortáveis.

A onça traz a energia da coragem, da sensualidade e do poder. Simboliza a conquista do espaço, a cautela, o saber agir, a habilidade e a agilidade. A onça representa poderosas energias sexuais. Sua força ajuda a resolver traumas e bloqueios sexuais, traz força, proteção, disciplina e renascimento.

A onça-pintada é considerada o maior felino das Américas, sendo também o maior carnívoro da América do Sul, podendo medir cerca de um metro e 90 cm de comprimento e 80 cm de altura e pesar até 135 kg. Apresenta um corpo robusto e uma grande força muscular.

Assim como outros predadores do topo da cadeia alimentar, a onça-pintada desempenha um importante papel na melhoria das populações das suas presas, uma vez que costuma predar os indivíduos mais fracos e doentes, o que ajuda a manter o equilíbrio dos ecossistemas.