Qual a moral da formiga?

Perguntado por: iramos . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

A moral dessa história é que todas as ações geram consequências. Enquanto a cigarra se divertia, a formiguinha só trabalhava. Mas, no fim, o esforço da formiga é compensado pela fartura e a cigarra, que não se preparou, ficou sem ter o que comer.

O rápido instante foi aproveitado pela pomba para levantar voo, e assim a formiga pôde devolver o favor à sua amiga. Moral da história: Sempre alguém pode ajudar ao outro, mesmo que haja uma diferença enorme de tamanho. Não se pode menosprezar a ajuda, por pequena que possa parecer.

A Cigarra e a Formiga

A Cigarra e a Formiga é uma das fábulas infantis mais famosas de sempre, continuando bem presente nas nossas memórias. Ela fala sobre uma cigarra preguiçosa e uma formiga esforçada, comparando as suas posturas sobre o trabalho e o futuro.

A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.

Resposta: Lição moral
A fábula nos ensina a não confiar em qualquer pessoa, pois podemos ser enganados e injustiçados por certos atos que não temos culpa de serem praticados.

A formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a pomba voasse para longe a salvo. Moral da História: Quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.

As formigas trabalham com plena consciência de seus direitos e deveres. Preservam seu meio ambiente com respeito e todo trabalho é desempenhado pelo todo. Em outras palavras, solidariedade é o mantra que as formigas mais prezam.

Humildade, respeito, sinceridade ou esforço são alguns dos valores que as crianças aprenderão ao ler estas histórias.

Em fábulas, a moral da história costuma ser colocada em uma única frase incisiva. Procure deixá-la de modo que resuma o problema, a solução e o que deve ser aprendido desta. A simples moral de "A Lebre e a Tartaruga", por exemplo, é "Nem sempre quem muito corre é o primeiro a chegar".

Resposta verificada por especialistas
Trata-se de uma ressignificação ou atribuição de sentido. Biografias e até reportagens costumam fazer isso. Quando se diz que a vida de uma pessoa é um exemplo de dedicação a uma causa, o que se está fazendo é uma variação da atribuição de moral a uma história.

Era uma vez, um dia quente de verão, um gafanhoto estava deitado na sombra relaxando e se protegendo do calor do sol. A formiga passou pelo gafanhoto, e ela carregava uma enorme semente nas costas, com o objetivo de guardar para o inverno.

Neste conto, a autora “brinca” com os opostos: a antiguidade e modernidade, sonho e realidade, vida e morte, curiosidade e medo, numa belíssima construção de um enredo que não se sabe como termina e que explicações podem ser plausíveis para dar veracidade aos acontecimentos.

Uma formiga perguntou a outra: - Qual o seu nome? - Fu Miga. E você, qual é seu nome? - Ota.

O objetivo disso é demonstrar as consequências de determinada atitude baseada em virtudes, qualidade e defeitos de caráter.

Lição moral: a moral é a mensagem ou ensinamento que a história transmite, geralmente expressa em uma frase ou provérbio no final da fábula.

Moral da história:
Ao final da história, sempre existe uma “lição de moral”. Ela serve para ajudar as crianças a compreenderem os ensinamentos da narrativa de forma mais prática, já que ainda estão em fase de desenvolvimento das habilidades de interpretação.

Parábola: deriva do grego parabole (narrativa curta). É uma narração alegórica que se utiliza de situações e pessoas para comparar a ficção com a realidade e através dessa comparação transmitir uma lição de sabedoria (a moral da história).