Qual a moral da fábula O cão e o osso?

Perguntado por: emendes9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Um cachorro havia ganhado um grande osso e caminhava contente. Ao chegar perto de um lago, viu refletida na água a sua imagem. Moral da história: Quem tudo quer, acaba ficando sem nada.

QUE PALAVRA DA FÁBULA NOMEIA UMA PARTE DO CORPO DO CACHORRO? ( ) BARRIGA.

Cada animal simboliza algum aspeto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho, é uma narrativa com fundo didático.

Os elementos principais de uma fábula
Lição moral: a moral é a mensagem ou ensinamento que a história transmite, geralmente expressa em uma frase ou provérbio no final da fábula.

Moral da historia…
Não conseguimos evitar o mal daquele que já decidiu cometê-lo. Nesta fábula o cordeiro e o lobo são personagens antagônicos. O cordeiro simboliza a inocência e a humildade e tenta e contornar os problemas que lhe são apresentados. Já o lobo é símbolo da malicia e da crueldade.

O escravo resgatou o leão e todos os outros animais enjaulados. Moral da história: Deve-se ajudar os outros em necessidade, nós recebemos as recompensas de nossos atos. Nunca se arrependa de fazer o bem.

MORAL DA HISTÓRIA: NENHUM ATO DE GENTILEZA É COISA VÃ. NÃO PODEMOS JULGAR A IMPORTÂNCIA DE UM FAVOR, PELA APARÊNCIA DO BENFEITOR.

A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.

A fábula é, segundo o Dicionário de gêneros textuais, uma narrativa breve, simples, pragmática e com personagens sem grande nível de complexidade. Ela é um texto que tem como finalidade uma formação ética e moral em seu leitor, pois evidencia determinados valores socioculturais em seu conteúdo.

03 – Que ensinamento essa fábula transmite? Ensina que devemos ajudar nossos semelhantes em situações em que nós mesmos poderemos precisar de ajuda.

Ao final de cada conto do gênero, as pessoas são levadas a algum ensinamento, a famosa moral da história.

Moral da história:
Ao final da história, sempre existe uma “lição de moral”. Ela serve para ajudar as crianças a compreenderem os ensinamentos da narrativa de forma mais prática, já que ainda estão em fase de desenvolvimento das habilidades de interpretação.

Características das fábulas

  • Os animais são os personagens principais.
  • Possuem uma linguagem simples.
  • Apresentam sempre uma moral, por vezes implícita e por vezes explícita no final do texto.
  • Podem ser escritas tanto em verso como em prosa.

Moral da história significa a mensagem que ela está passando, a lição que você aprende ao ler aquela história.

As fábulas são narrativas curtas seguidas de uma moral.

Em fábulas, a moral da história costuma ser colocada em uma única frase incisiva. Procure deixá-la de modo que resuma o problema, a solução e o que deve ser aprendido desta. A simples moral de "A Lebre e a Tartaruga", por exemplo, é "Nem sempre quem muito corre é o primeiro a chegar".

O burro, a raposa e o leão
Vendo que o burro já não podia fugir-lhe, o leão atirou- se à raposa e comeu-a. Moral da história: não confies nos teus inimigos.

A cigarra e a formiga
A história da cigarra e da formiga talvez seja a mais famosa e difundida fábula de Esopo. A narrativa breve, de apenas um ou dois parágrafos, traz dois animais antagônicos como personagens: a formiga, símbolo do trabalho e do empenho, e a cigarra, representante da preguiça e da displicência.

A fábula ensina também sobre a humildade e que jamais devemos nos gabar demais e o excesso de confiança pode ser um grande obstáculo para alcançarmos nossos objetivos. E por fim nos ensina que o trabalho e o esforço contínuo sempre trazem bons resultados, vencendo até mesmo uma competência arrogante e negligente.

O desfecho para a cigarra é trágico e é evidenciado na narrativa: Resultado: a cigarra ali morreu estanguidinha; e quando voltou a primavera o mundo apresentava um aspecto triste. É que faltava na música do mundo o som estridente daquela cigarra morta por causa da avareza da formiga.