Qual a missão do Velho do Rio?

Perguntado por: orezende . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

José Leôncio, o novo Velho do Rio, assume a missão de cuidar do Pantanal. Todo mundo já sabia que José Leôncio (Marcos Palmeira) morreria no último capítulo de 'Pantanal", que chegou ao fim nesta sexta-feira (7/10), depois de conquistar o Brasil. Foi assim na versão original, exibida pela Rede Manchete em 1990.

Ele parte e desaparece, deixando suas vestimentas para o filho. Velho do Rio morre e José Leôncio toma o seu lugar. Assim como na Pantanal de 1990, o poderoso aparece de mãos dadas com a filha de Juma (Alanis Guillen) e Jove e com o filho de Irma (Camila Morgado) e Trindade (Gabriel Sater).

Assim como na primeira versão, o Velho do Rio aparece depois que que Joventino (Irandhir Santos) desaparece depois de ir atrás de um boi marruá (gado selvagem que vive na região) e seu corpo nunca é encontrado.

Ou seja, o Velho do Rio nunca apareceu para o filho, porque ele nunca acreditou de verdade na sua existência.

Juma (Alanis Guillen) vai revelar um segredo íntimo de Muda (Bella Campos) na reta final de Pantanal. A mulher-onça descobrirá que a amiga está grávida só de olhar para seu corpo e a deixará constrangida.

Tadeu (José Loreto), por exemplo, finalmente descobrirá que José Leôncio (Marcos Palmeira) não é seu pai de sangue. A revelação será feita pelo Velho do Rio (Osmar Prado), que acalmará o rapaz afirmando que o fazendeiro o adotou com o coração.

A conclusão da entidade é de que o rapaz não é filho de José Leôncio (Marcos Palmeira), ao contrário do que a mãe do peão contou quando o casal ainda era jovem.

Após se casar com Filó (Dira Paes), o fazendeiro acaba sofrendo um infarto. Ele morre sozinho, sentado na sala de sua casa, durante a noite.

Em Pantanal, José Leôncio (Marcos Palmeira) finalmente vai ver o Velho do Rio (Osmar Prado). O encontro entre pai e filho acontece no último capítulo da novela, que vai ao ar em outubro na Globo.

Nesse reencontro emocionante, na beira do rio, o Velho esclarece por que nunca apareceu para o filho e surpreende: "Porque você nunca acreditou". "Eu nunca acreditei", concorda o fazendeiro, ouvindo do pai que a fé era fundamental.

José Leôncio morreu logo após conseguir ver o Velho do Rio no retrato feito por Jove (Jesuíta Barbosa). O peão morreu sorrindo de felicidade por finalmente ter visto o pai desaparecido na imagem. Ao acordar, Filó, que estava usando uma camisola branca, percebe o marido deitado no sofá e repara que ele não respira mais.

O remake da Globo vai exibir a morte de José Leôncio (Marcos Palmeira) no último capítulo também. E assim como 1990, o personagem morrerá de infarto, se encontrará com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado) e tomará o lugar dele. Ele também surgirá ao lado das crianças.

Maria Antonia Meneses - Publicado em 13/08/2022 às 18:06 . A despedida do rei do gado vem aí. No capítulo final de “Pantanal”, novela das nove da TV Globo, José Leôncio (Marcos Palmeira) morrerá e terá um velório emocionante.

Depois de décadas como vigilante do bioma e dos moradores da região, o homem-sucuri passou o bastão para José Leôncio, que assumiu o cargo de novo Velho do Rio.

Em uma das cenas iniciais da novela, foi usada uma cobra verdadeira, de 4 metros e 40 quilos, com a supervisão da médica veterinária Ellen Eguchi. Na ocasião, o ator Erom Cordeiro participou das sequências, contando que o animal se chama Bonita e é uma sucuri-verde.

Interpretado por Cláudio Marzo (1940-2015), o Velho do Rio era uma entidade que cuidava do bioma e se transformava em sucuri na trama original. Assim como no remake da Globo assinado por Bruno Luperi, neto de Barbosa, o homem virou lenda quando foi atrás de um boi bravo fugido de sua fazenda.

Encontro entre José Leôncio e o Velho do Rio
O velho do Rio - que é Joventino, pai de José Leôncio, vai aparecer para o filho depois da morte do companheiro de Filó.

A onça irá revelar ao amado que eles vão ter um 'marruazinho' Em Pantanal, Juma (Alanis Guillen) irá revelar a Jove (Jesuíta Barbosa) que eles vão ter um filho da forma mais poética possível.