Qual a Missa mais longa do ano?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 6 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

No decorrer do Ano Litúrgico, a maior Missa e mais importante é a que se celebra na noite do Sábado de Aleluia, chamada Vigília pascal, que possui uma estrutura diferente de todas as outras.

Quarenta minutos deve durar a Missa inteira e a homilia não mais de oito minutos”. Não é a primeira vez que o Papa Francisco se refere à duração da homilia.

4 horas

Entenda: A Vigília Pascal é composta de quatro partes: Liturgia do fogo, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística, o ato litúrgico chega a ser concluído em quase 4 horas de celebração.

Uma longa celebração, na qual o padre abençoa o fogo que acenderá uma grande vela, chamada de Círio Pascal”. Ela, que representa Jesus ressurreto, é toda decorada com símbolos religiosos, como o da primeira e da última letra do alfabeto grego - Alfa e Ômega.

A resposta é que não existe nenhuma contraindicação por parte da Igreja Católica. Não há uma regra. Entretanto, por ser um dia voltado para o silêncio, para a reflexão... Dedicado a oração e ao jejum, a Igreja recomenda aos fiéis que eles se abstenham dos prazeres da carne e sigam jejuando durante o sábado.

O Papa Francisco adiantou o horário da tradicional Missa do Galo – que acontece na véspera de Natal – para cumprir com um toque de recolher imposto na Itália, informou o Vaticano nesta quinta-feira (10) em um comunicado. A celebração, que estava marcada para as 21h30 do dia 24 de dezembro, começará às 19h30.

Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal.

Natal

É Natal, o dia mais importante do ano!

O ingresso é gratuito!
Eu lhe recomendo enviar essa carta com 2 meses de antecedência, já que as vagas para as audiências são sempre poucas para a quantidade de gente que quer ver o papa.

De acordo com o Código de Direito Canônico, em caso de escassez de sacerdotes, o bispo “pode permitir que os sacerdotes, por justa causa, celebrem duas vezes ao dia e também, se a necessidade pastoral o exigir, três vezes aos domingos e festas de preceito”. Três, portanto, é o número máximo.

«Reverendo Senhor Padre... » Pessoalmente, poderemos dizer «Reverendo Senhor Padre...» ; ou, se houver maior intimidade, «Reverendo Padre...»

Quem vai na Vigília Pascal não está isento de participar da missa do Domingo de Páscoa, pois as liturgias são diferentes. Na vigília, recordamos toda a história da salvação até chegar em Jesus Cristo. A liturgia do Domingo de Páscoa retrata mais propriamente a ressurreição de Jesus e as leituras são do Novo testamento.

O tríduo se refere também aos três dias aos quais Jesus se referiu quando disse: “Destruí vós este templo, e eu o reerguerei em três dias” (Jo 2, 19).

A liturgia do Sábado de Aleluia é composta por 9 leituras, 7 leituras do antigo testamento, a epístola e mais o santo evangelho, além dos salmos que acompanham as suas leituras.

O incenso é um sacramental usado para a veneração, a bênção e a santificação. Sua fumaça expressa um senso de mistério e reverência. É um lembrete da presença odorífera de Nosso Senhor. Seu uso acrescenta à Missa uma aura de solenidade.