Qual a metodologia usada pela professora no filme além da sala de aula?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

A professora parte da realidade deles para propor o saber: solicita que eles narrem suas histórias e experiências vividas fora de sala, mas também evidencia que os conhecimentos discutidos na escola podem ser usados fora dela. Ela promove o interesse por meio de exemplos e de situações que ocorrem no dia a dia escolar.

Confira algumas dicas de como utilizar o cinema em sala de aula, de maneira realmente eficaz e produtiva!

  1. Tenha um objetivo didático. ...
  2. Monte uma metodologia antes de exibir filmes na sala de aula. ...
  3. Desperte o interesse pela cultura. ...
  4. Envolva a família. ...
  5. Atente-se a alguns pontos.

Resposta: a) A utilização de filmes pode ser uma ferramenta muito eficaz no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de história medieval, uma vez que podem trazer uma dimensão mais visual e emocional aos alunos, permitindo que eles se envolvam e se identifiquem com os personagens e as situações apresentadas.

Alcançar metas que nos esforçamos para atingir é um grande motivo de alegria. Entretanto, nada poderá proporcionar a felicidade por completo se ela não viver dentro de você. Por isso, é muito importante se conhecer, entender os seus sentimentos e emoções e buscar ser feliz com as pequenas coisas também.

Os filmes para educação infantil proporcionam muitos aprendizados e não somente diversão. Eles são capazes de estimular a observação, a sensibilidade, a imaginação e a capacidade de julgamento nos pequenos. Além disso, eles articulam espaços de discussão e de interpretação com educadores e crianças na escola.

Quanto à metodologia para trabalhar com filmes em sala de aula, a informação incorreta é: Resposta Selecionada: e. deve-se manter a ideia original da história, sem relacioná-la com o ponto de vista atual do professor/aluno.

As metodologias de ensino integram estratégias, técnicas e atividades voltadas a diferentes situações didáticas vividas em sala de aula para que o aluno possa se apropriar de conhecimentos. As metodologias de ensino têm um papel fundamental no processo de incremento da autonomia do aluno na aprendizagem.

A Metodologia estuda os métodos de ensino, classificando-os e descrevendo-os sem fazer juízo de valor. A Didática, por sua vez, faz um julgamento ou uma crítica do valor dos métodos de ensino.

Resumindo o objetivo do filme é entretenimento.

Quando utilizamos um filme na sala de aula devemos relacioná-lo a recursos adicionais, tais como artigos de jornais, revistas, textos da internet, livros paradidáticos, música ou literatura. Isso amplia ainda mais o trabalho dos conteúdos na escola.

A inclusão do filme como recurso pedagógico deve estar coerente, articulada com o conteúdo curricular e com a temática da aula, bem como deve ser adequada ao tempo e às características que irão compor a atividade. Essa atividade pode ser presencial, online ou uma parte presencial e outra online, em um modelo híbrido.

O uso de filmes como recurso didático na disciplina de História deve proporcionar a aprendizagem, fazendo a interação entre o mundo e a escola, o real e o imaginário, procurando despertar o interesse pela análise, reflexão e crítica, estabelecendo relações com os conteúdos, contextualizando-os com os processos ...

O uso de vídeos e filmes em sala de aula surge como ferramentas que oportunizam a socialização, a aprendizagem e o desenvolvimento de diversos conhecimentos e habilidades.

A construção dos conceitos fisiológicos de Homeostase e Estresse a partir do filme Tempos Modernos se mostrou interessante na medida em que se trabalhou com o tema transversal Trabalho e Consumo e partiu-se dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o próprio corpo e a realidade do trabalho.