Qual a meta 2 de segurança do paciente?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

A meta 2 fala sobre a comunicação efetiva entre os profissionais de saúde dentro da instituição. No ambiente hospitalar, a comunicação é fundamental para fortalecer o vínculo entre a equipe multidisciplinar e o paciente. Também proporciona uma assistência segura e livre de danos.

O objetivo desta meta é aumentar a segurança na realização de procedimentos cirúrgicos, no local correto e no paciente correto, por meio do uso do checklist de Cirurgia Segura.

O objetivo é promover a prestação da assistência à saúde dos pacientes com responsabilidade, qualidade, eficácia e segurança nos processos medicamentosos envolvendo as etapas de aquisição, prescrição, dispensação e administração de medicamentos.

Meta 5: Reduzir o Risco de Infecções Associadas aos Cuidados
É a adoção de medidas para prevenção e redução de risco de infecções associadas ao cuidado, adquiridas em função de procedimentos, monitoramento e tratamento de pacientes no hospital.

Evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente.

As 6 metas internacionais de segurança do paciente foram criadas em 2006 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), juntamente da Joint Commission International (JCI), uma das principais organizações que prezam por altos padrões internacionais de segurança em saúde.

Essa metas de segurança têm como objetivo promover melhorias específicas e constantes na assistência. Abaixo, funcionários da Instituição explicam quais medidas precisam ser adotadas para que o atendimento prestado aos pacientes seja o mais adequado e seguro. 1. Identificar corretamente o paciente.

Conheça os 6 Protocolos Básicos:

  1. Protocolo de Úlcera por Pressão: ...
  2. Protocolo de Higiene das Mãos: ...
  3. Protocolo de Cirurgia Segura: ...
  4. Protocolo de Segurança na Prescrição, uso e Administração de Medicamentos: ...
  5. Protocolo de Identificação do Paciente: ...
  6. Protocolo de Prevenção de Quedas:

A meta 3 envolve a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos. Dentro de uma instituição de saúde, os medicamentos são fundamentais no plano de tratamento do paciente. Todas as medicações devem ser usadas de forma adequada para não comprometer a sua segurança.

Diretrizes definidoras da Meta 5
erradicar o analfabetismo, universalizar o atendimento escolar e superar as desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.

São nove itens que necessitam estar adequados (ou seja, certos) para uma medicação segura, que são: paciente certo, medicamento certo, via certa, hora certa, dose certa, registro certo, ação certa, forma certa e resposta certa.

Seguir os “os nove certos” na administração de medicamentos:

  • Paciente certo: ...
  • Medicamento certo. ...
  • Via certa. ...
  • Hora certa. ...
  • Dose certa. ...
  • Forma certa. ...
  • Resposta certa.

Quais são os Medicamentos de Alta Vigilância

  • Cloreto de potássio;
  • Cloreto de sódio hipertônico;
  • Solução intravenosa de insulina;
  • Agentes quimioterápicos;
  • Opioides intravenosos;
  • Anticoagulantes, como a heparina.

As seis metas internacionais de segurança do pacientes, definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), têm como objetivo promover melhorias nas práticas assistenciais e evitar danos aos pacientes.

Humanização significa humanizar, tornar humano, dar condição humana a alguma ação ou atitude, humanar. Também quer dizer ser benévolo, afável, tratável. É realizar qualquer ato considerando o ser humano como um ser único e complexo, onde está inerente o respeito e a compaixão para com o outro (FERREIRA, 2009).

O que são e por que existem? As Metas Internacionais de Segurança do Paciente são ações que eliminam ou reduzem o risco de males ligados à saúde. Elas foram desenvolvidas a partir do momento em que se tornou uma exigência clara capaz de solucionar os problemas diários em um hospital, por exemplo.