Qual a mensagem que o filme Ilha das Flores passa?

Perguntado por: xnascimento . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

O curta faz uma crítica às desigualdades sociais geradas pelo sistema capitalista e a ausência de políticas públicas para solucionar a miséria de parte da população brasileira.

Toda a trama, emaranhada de interações sociais, destina-se à crítica à desigualdade social, onde a realidade é sobreviver às custas do lixo, em uma situação inferior aos porcos, embora estes sejam criados tão somente para alimentação humana.

O filme propõe uma reflexão a partir do poder que o dinheiro tem na vida das pessoas, a ponto de tirar a sua liberdade. Esta é outra situação com a qual as sociedades e os governos não sabem lidar. Assim como o lixo é excluído, essas pessoas também são.

2 Quais as idéias principais do filme? Mostrar o quanto às pessoas são de pendentes do dinheiro, mostrar a que ponto chega uma pessoa com fome. Mostra que apesar da superioridade intelectual do ser humano muitas vezes o ser humano é comparado a alguém irracional.

Ilha das Flores é um documentário de curta metragem produzido em 1989, dirigido por Jorge Furtado. O documentário repercutiu bastante desde seu lançamento, com uma ácida crítica ao capitalismo, à sociedade de consumo e à desigualdade social gerada por esse sistema hegemônico no mundo até hoje.

Na obra “A Ilha”, as personagens enfrentam questões relacionadas à bioética, sobretudo a clonagem. Além disso, é exposta a forma pela qual Direito trata desses experimentos relacionados aos seres humanos, tanto no Brasil, quanto nas organizações mundiais.

Faça uma primeira sondagem acerca do que os estudantes pensam ser o problema central do filme e como a linguagem do mesmo favorece esta discussão central. Em seguida, retome, no filme, algumas passagens para discussão. Sugerimos as seguintes passagens e temáticas a serem discutidas: 0'17'': “Deus não existe”.

Como o curta-metragem lembra: “Os humanos se diferenciam dos outros animais pelo telencéfalo altamente desenvolvido, pelo polegar opositor e por serem livres”. Esta liberdade inclui, sobretudo, a nossa decisão consciente de fazer algo em favor do próximo e do meio ambiente.

Este vídeo serve para que possamos refletir sobre o direito incondicional à educação. Cada criança, com ou sem deficiência, precisa ter respeitado o seu jeito e o seu tempo de aprender. Nossa sociedade precisa avançar, garantindo que se cumpra nossa Constituição, sem exceções.

O curta metragem retrata a dinâmica da sociedade de consumo, usando a trajetória de um tomate, desde de sua plantação, colheita, venda até seu despeço ao porcos e por fim catado pelos moradores da Ilha das Flores. Utiliza essa estória para mostrar o processo de geração de riquezas e criticar a desigualdade social.

Então, o lucro é algo da sociedade capitalista, que vira alvo de crítica no documentário, porque segundo o documentário, só é alimentado quem tem um dono, ou quem tem dinheiro, aí entra a questão do lucro.

4- O tema central das discussões acerca da ciência no filme “A Ilha” é a clonagem.

"O que coloca os seres humanos da Ilha das Flores numa posição posterior aos porcos na prioridade de escolha de materiais orgânicos é o fato de não terem dinheiro nem dono. Os humanos se diferenciam dos outros animais pelo telencéfalo altamente desenvolvido, pelo polegar opositor e por serem livres.

Atualmente a Ilha das Flores abriga a Tropa de Reforço dos Fuzileiros Navais, com seus respectivos Batalhões, além do Museu da Imigração da Ilha das Flores em um dos prédios históricos da hospedaria.

Alicerçado no filme A Ilha das Flores, o aspecto jurídico da dignidade da pessoa humana é colocado em discussão pela sua preciosa relevância na consolidação do respeito ao valor intrínseco do ser humano, e, dessa forma, a precisão da constante reflexão na educação jurídica.

Depois teve o nome trocado em decorrência da grande quantidade de flores nativas que cobriam as terras que formaram o município, que é uma ilha cercada pelo Rio São Francisco e os riachos Bongue e Aterro.

Conclui-se que o discurso ambiental produzido no curta-metragem Ilha das Flores caracteriza-se como uma forma de crítica à maneira como o sistema capitalista de produção interfere no meio social, levando as pessoas a viverem em um ciclo contínuo de consumo e, consequentemente, de geração de resíduos.