Qual a mensagem principal do livro de Oséias?

Perguntado por: lmata . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Uma das mensagens centrais do livro de Oseias é a de que Jeová ama Seu povo mesmo quando são infiéis a Ele e que misericordiosamente lhes oferecerá a reconciliação.

O livro fala sobre a vida amorosa de Oseias e sobre o amor incondicional de Deus. … quando o amor é incondicional, a rejeição e a infidelidade causam grande angústia. Uma vez que o amor continua presente mesmo depois que a pessoa amada não o retribui, o resultado é um sofrimento tremendo.

A família de Oseias simbolizava a infidelidade religiosa dos israelitas. Eles adulteraram a verdadeira adoração a Deus se envolvendo com as práticas pagãs de Canaã. Esse contexto explica o motivo dos nomes simbólicos que o profeta Oseias deu aos seus filhos.

Após vencerem a guerra contra os amalequitas, Moisés parabeniza Oseias por sua fé e muda o nome do sobrinho para Josué, que significa: "Deus é a salvação".

Oseias 2:6-7 NTLH
— Portanto, vou pôr ao redor dela uma cerca de espinhos e vou construir um muro na estrada, para que ela não encontre o caminho. Ela correrá atrás dos seus amantes, mas não os alcançará; irá procurá-los, mas não os encontrará.

Diga para o SENHOR: “PAI, hoje, em TUAS mãos, eu sou OSEIAS, e a TI peço que faças o mesmo Milagre que operaste na vida de Gomer na vida do(da) meu(minha) esposo(esposa), retirando de sua alma o prazer e a paz mentirosos instigados por demônios que lhe confundem a mente, que o pecado lhe tem proporcionado, colocando ...

Oséias 2:1 é uma continuação da bênção de Deus e da prometida prosperidade de Israel mencionadas em 1:10. Judá e Israel seriam novamente um só povo.

O final do livro de Oséias demonstra como o amor de Deus restaura o seu povo e se esquece de seus erros quando eles se aproximam Dele com um coração quebrantado e arrependido, e ainda, faz referência a vinda do Messias de Israel dali a 700 anos, e com isso Oséias ainda é citado frequentemente no Novo Testamento.

Profeta

Em uma religião, profeta é um indivíduo que alega ter sido contactado pelo sobrenatural ou divino e que fala por eles, servindo como um intermediário com a humanidade, passando, este novo conhecimento descoberto, da entidade sobrenatural para as outras pessoas.

O versículo 6 expressa o desejo do Senhor de retidão interior, além das demonstrações externas de religiosidade.

Dominação de Israel e sua Destruição
Por causa disso, Salmanaser pôs Oseias em detenção, e depois sitiou Samaria por três anos. Em 722 a.C., Samaria foi tomada e destruída por Sargão II. Como julgamento, Oséias foi aprisionado no cárcere até o fim de sua vida.

Assim que Oséias casou-se com Gômer, eles tiveram um filho chamado Jezreel. Logo em seguida Gômer teve mais dois filhos, um casal, primeiro veio uma menina chamada Lo-Ruama e depois um menino chamado Lo-Ami.

O libertador diz que precisará mudar o nome de Oseias. Moisés discursa e avisa que Oseias passará a se chamar Josué. Um mês se passa e o povo hebreu chega ao deserto de Sinai. Jetro, Zípora, Ada, Damarina, Jaque, Jerusa e os filhos de Moisés chegam ao acampamento dos filhos de Israel.

Oseias foi um dos poucos profetas do reino do norte (Israel) que deixou profecias escritas. O livro usa muitas metáforas e simbolismos que ilustram a amplitude do amor de Deus por Seu povo. Uma das metáforas centrais da mensagem de Oseias é o casamento.

Beeri foi o pai da profeta Oseias. A tradição judaica diz que ele proferiu algumas palavras de profecia, e como não eram suficientes para serem incorporadas em um livro, foram incorporadas no Livro de Isaías (8:19-20). Como tal, Beeri é considerado um profeta no judaísmo.

Palavra do SENHOR, que foi dirigida a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel.

O casamento de Gômer e seus filhos
Jezreel, que significa literalmente “Deus semeia”, era também o nome do lugar que serviu de cenário para a conquista do poder por parte de Jeú, o antepassado de Jeroboão II, ao trazer juízo sobre a casa do rei Acabe (2 Reis 9).

O ministério de Oseias começou provavelmente durante os últimos anos de Jeroboão II, um dos monarcas do Reino do Norte (que reinou de 786 a 746 a.C.) e durou até 738 ou 725 a.C., poucos anos antes da queda da capital Samaria, dominada pela Assíria em 721 a.C., conforme John L. Mackenzie.

Qual o significado de Yeshua? Na tradução literal, a palavra yeshua significa "salvar". Ela é muito parecida com Yeshuah, com H no final, que quer dizer "salvação'' e também é uma redução de Yehoshua que significa "Deus salva". Em algumas religiões, eles consideram a palavra como o nome original de Jesus Cristo.

Oseias profetizou no reino do norte (Israel), perto do fim do reinado de Jeroboão II. Ele era contemporâneo dos Profetas Isaías, Amós, Jonas e Miqueias.

Filho de Num (Licurgo Spinola) e Amália (Lisandra Souto), criado por Arão e Eliseba, Oseias será o braço direito de Moisés, que passará a lhe chamar de Josué. Vai viver com Ana (Tammy Di Calafiori), filha de Apuki e Judite (Nanda Ziegler), um amor impossível e proibido pelas duas famílias, mas lutará por ele.