Qual a mensagem principal do livro de Obadias?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Obadias afirma que Deus ordenou que as nações se levantassem contra Edom e que seus aliados o traíssem. Edom será completamente destruída e deixada sem nada. Este versículo tem uma mensagem importante para nós hoje. Ele nos lembra que Deus é um Deus justo que não permite a crueldade impune.

A mensagem do livro de Obadias é uma visão a respeito de Edom. Os edomitas foram os descendentes de Esaú, irmão de Jacó e neto de Abraão. A rivalidade entre as duas famílias (que se tornaram nações) continuou por séculos após a morte destes irmãos.

Obadias profetizou que Edom seria destruída e os israelitas novamente possuiriam a terra que seus inimigos tinham tirado deles. Por causa da iniquidade do povo e do ódio duradouro para com os israelitas, Edom, também conhecida como Idumeia, tornou-se um símbolo para o mundo iníquo (ver D&C 1:36).

Obadias escondeu 100 profetas numas covas e os sustentou com pão e água. Porque Jezabel, mulher de Acabe, queria matá-los. A dívida que Obadias fez foi para alimentar os 100 profetas nas covas.

Profeta

Em uma religião, profeta é um indivíduo que alega ter sido contactado pelo sobrenatural ou divino e que fala por eles, servindo como um intermediário com a humanidade, passando, este novo conhecimento descoberto, da entidade sobrenatural para as outras pessoas.

Enquanto ela estava matando muitos dos profetas do Senhor, Obadias escondeu 100 deles em cavernas e os alimentou secretamente. Durante esse período, Obadias teve uma reunião inesperada com Elias, que pediu que ele informasse Acabe que ele havia chegado.

Este é o menor livro que compõe o Velho Testamento, possui apenas um capítulo e sua autoria é atribuída ao próprio profeta Obadias. A maioria dos estudiosos afirmam que provavelmente foi escrito após a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor no ano 586 AC.

Os edomitas desapareceram no pós-exílio. Depois do V ou IV século, sua região foi ocupada pelos comerciantes Nabateus: um grupo que vivia no deserto sem uma identidade muito definida.

Os edomitas eram os descendentes de Esaú, irmão de Jacó e filho de Isaque. Eles são assim chamados porque o termo Edom é aplicado a Esaú. A palavra Edom vem de um termo hebraico que faz referência à cor vermelha.

Edom é o nome que foi dado a Esaú, o primogênito de Isaque, que vendeu seu direito de primogenitura a seu irmão Jacó por um prato de sopa, cuja cor vermelha deu seu nome - "Adom".

Edom era um reino baseado no território ao sul e a leste do Mar Morto, cobrindo partes do Israel e Jordão dos dias modernos.

Por sua vez, Yahweh é um deus outsider, cujo culto se desenvolveu nos territórios de Edom e Midiã. Não tão cedo, mas não depois do século IX, o culto de Yahweh foi introduzido no território e na cultura israelita.

Os edomitas eram os descendentes de Esaú, irmão de Jacó e filho de Isaque. Eles são assim chamados porque o termo Edom é aplicado a Esaú. A palavra Edom vem de um termo hebraico que faz referência à cor vermelha. A origem do termo Edom aplicado a Esaú e consequentemente aos edomitas, é debatida entre os intérpretes.

É um nome comum na Bíblia, e de fato, há pelo menos 12 indivíduos com o nome de Obadias mencionados nas Escrituras. Entretanto, vamos nos concentrar no Obadias mais proeminente, o profeta autor do Livro de Obadias no Antigo Testamento.

O azeite na Bíblia significa a presença de Deus.
O transbordar do azeite remete especificamente ao Espírito Santo. No Antigo Testamento o azeite era utilizado na unção de reis e sacerdotes.

Assim o óleo é a pratica da justiça.
Jesus quer dizer que sem a justiça a humanidade não pode descobrir a verdade e o caminho correto. A lâmpada:é a justiça praticada, que deve ser luz e vista por todos.

Quando a cruel rainha Jezabel lançou uma campanha de exterminação dos profetas do Senhor, Obadias abrigou cem desses profetas em cavernas e os alimentou, possivelmente por mais de três anos!

Obadias é um nome teofórico, que significa "servo de Javé" ou "cultuador de Javé". É cognato ao nome árabe 'Abdullah. A forma do nome usada na Septuaginta é Obdios, e em latim utiliza-se a forma Abdias. A Bíblia dos Bispos usa a forma Abdi.

853-841 a.C.: quando Jerusalém foi invadida pelos filisteus e árabes, no reinado de Jeorão (2 Re 8:20-22; 2 Cr 21:8-20), fazendo Obadias contemporâneo de Eliseu.

21

Sua autoria geralmente é atribuída a um indivíduo chamado Obadias (ou Abdias) ("servo (ou fiel) do Senhor"), classificado como um "profeta menor" na Bíblia cristã, devido à brevidade de seu texto (apenas 21 versículos) e do seu conteúdo (material profético).

4 Porque sucedeu que, quando destruiu aJezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinquenta em cinquenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.