Qual a mensagem do livro O Alquimista?

Perguntado por: rleiria2 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Em síntese: vá atrás dos seus sonhos e tudo aquilo que você deseja pode se tornar realidade se você se empenhar e souber ouvir os sinais que o universo te dá. Paulo Coelho estica a fábula por páginas e páginas, mas a moral é bem conhecida: se você quiser muito que algo aconteça, o universo vai te ajudar.

O Alquimista nos apresenta a história de Santiago, um jovem pastor que vê em sua profissão a liberdade com que ele tanto sonhava quando mais novo. Mas tudo muda quando ele se vê atormentado por um sonho que se repete em suas noites de sono.

No final da jornada, os conhecimentos que Santiago adquire com O alquimista, acabam por ser imprescindíveis para sua sobrevivência no deserto, e também para encontrar seu tesouro.

A alquimia é uma prática de caráter místico que floresceu durante a Idade Média reunindo ciência, arte e magia. Um de seus principais objetivos foi obter o elixir da vida, a fim de garantir a imortalidade e cura das doenças do corpo.

Por sua vez, alquimista era a «pessoa que se dedicava à alquimia.» E ainda: «o que transforma, transmuta; mágico.» Em sentido depreciativo, alquimista significa «falsificador».

Platina. O símbolo da Platina na alquimia é feito da combinação de dois elementos diferentes; ou seja, prata (Lua) e ouro (Sol). Aí, os alquimistas pensavam que a platina era a mistura de ouro e prata.

Quais os objetivos da alquimia? A alquimia possuía dois objetivos principais: a capacidade de transmutar metais em outros mais evoluídos, como ouro, e a busca por um elixir da longa vida, o qual seria capaz de curar qualquer doença.

A alquimia é uma prática de manuseio de metais que mistura diversas ciências como filosofia, química e misticismo. Existiu na Idade Média, nos países da Europa e durou, com esse conceito, até o período do Renascimento.

A pedra filosofal: Os alquimistas acreditavam que seria possível transformar chumbo (e qualquer outro metal) em ouro, a chamada “transmutação”, e que isso seria conseguido por meio de uma peça particular da matéria, a pedra filosofal.

1) A pedra filosofal: segundo os preceitos alquímicos, essa pedra seria um objeto capaz de transformar todo e qualquer metal em ouro.

O que é a Pedra filosofal:
A pedra filosofal e os seus poderes estão relacionados com a transmutação e a vontade de criar que existe dentro de cada ser humano. Em termos teóricos, com a pedra filosofal, era possível obter riqueza infinita e juventude eterna.

Católico

Católico não praticante, em 1986, Paulo Coelho conheceu a viagem de peregrinação pelo Caminho de Santiago. Percorreu quase 800 quilômetros do sul da França até a cidade de Santiago de Compostela, na Galiza, experiência de que retirou detalhes para o seu livro O Diário de um Mago, editado em 1987.

Nicolas Flamel é considerado até hoje um grande nome na história da alquimia, tendo sua morte levado a criação de várias lendas com seu nome na área. As lendas com o seu nome nasceram após sua morte em 1418, o qual teria 86 anos na época, apesar de até hoje a data de seu nascimento não ter sido comprovada.

Os 5 alquimistas mais poderosos da história de Fullmetal...

  • Kimblee. Reprodução: Fullmetal Alchemist. ...
  • Roy Mustang. Reprodução: Fullmetal Alchemist. ...
  • Edward Elric. Reprodução: Fullmetal Alchemist. ...
  • Van Hohenheim. Reprodução: Fullmetal Alchemist. ...
  • O Pai. Reprodução: Fullmetal Alchemist.

Num sentido propriamente psicanalítico, define a “operação pela qual o sujeito expulsa de si e localiza no outro – pessoa ou coisa – qualidades, sentimentos, desejos e mesmo 'objetos' que ele desconhece ou recusa (em si)”38 (Laplanche & Pontalis, 2001: 374).

Bombardeando-se o chumbo, pode-se, portanto, esperar arrancar suas 11 partículas núcleares excedentes, ou seja, três prótons e oito nêutrons. O que acontece é que a probabilidade para que isso se dê é bastante baixa. Logo, seria necessário que o bombardeamento durasse meses, mesmo anos, para que se obtivesse ouro.

O sal, também conhecido por arsénico, é o meio de ligação entre o mercúrio e o enxofre, muitas vezes associado à energia vital, que une corpo e alma.

Eles eram estudiosos, como os cientistas de hoje em dia, que tinham interesse pela manipulação de materiais químicos e orgânicos. Buscavam descobrir novos tratamentos médicos e também a pedra filosofal — objeto ou substância capaz de transformar metais em outro e de criar a fonte da vida eterna.

Há sites especializados em alquimia que você poderá consultar durante seus estudos, como é o caso do A alquimia e os verdadeiros alquimistas. Além disso, existem diversos livros também online, disponíveis gratuitamente para consulta e estudos, como por exemplo: Alquimistas por acaso. O gênio da alquimia.

Para a alquimia, transmutação é a conversão de um elemento químico em outro. Este conceito é também aplicado com características próprias na genética e na física nuclear.