Qual a mensagem do filme Coringa?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Durante o filme, suas frases e pensamentos podem ser interpretadas apenas como lamentações ou como profundos pensamentos e reflexões do dia a dia da sociedade atual. Confira o Top 10: “Aproveita agora, um dia vai ter que trabalhar pra viver.” “As pessoas só gritam e berram umas com as outras e ninguém nunca é educado.”

Por conseguinte, o personagem, ao longo do filme, vai demonstrando uma falta de empatia e uma tendência violenta. O filme aborda diversas questões psicológicas que são intensificadas com as situações propiciadas pelo ambiente. Em virtude disso, Arthur apresenta uma personalidade complexa e delicada.

O Coringa sempre foi um personagem que causou polêmica nas histórias em que esteve presente, geralmente porque a sua insanidade não tem limites. Ele é realmente capaz de tudo e não precisa de qualquer motivo para iniciar seus ataques.

Síndrome do Coringa
O palhaço do crime, como é chamado o Coringa, apresenta desde a sua origem o riso incontrolável em situações nada engraçadas. Trata-se de uma condição neurológica rara chamada de síndrome pseudobulbar (PBA).

Criada por Alan Moore e Brian Bolland, a história acompanha um comediante fracassado que é contratado pela máfia para roubar a usina nuclear em que trabalhava. Usando um capuz vermelho, ele tenta completar o crime, mas é parado por Batman. A briga faz com que ele caia em um tonel químico.

"Eu não vou te matar, apenas vou te machucar muito." é explodindo alguma coisa!" "A verdadeira piada é a sua convicção teimosa até os ossos de que, de algum jeito ou de outro, tudo isso faz sentido!

Depois de se misturar com um grupo de mafiosos conhecidos como a Gangue do Capuz Vermelho numa trama pra invadir e roubar seu antigo local de trabalho, ele é perseguido pelo Batman e pula em um tanque de produtos químicos tentando escapar, desfigurando seu rosto no processo.

As gargalhadas constantes parecem um mero apetrecho para tornar o papel do ator ainda mais macabro, mas há grandes hipóteses de que elas sejam um sintoma de uma doença chamada epilepsia gelástica. “Gelástica” vem do grego Gelastikos, que significa “riso”.

Ele critica de forma enfática a ausência do Estado nas periferias, a negligencia e descaso com pessoas com transtornos mentais, a facilidade do porte de armas, e um empoderamento perigoso que é, sim, capaz de corromper muita gente.

Além disso, o filme mostra que Arthur foi muito maltratado quando criança e, apesar de não ser uma regra, a violência na infância pode causar transtornos mentais na vida adulta, como depressão, bipolaridade e esquizofrenia. Então, pode ser que esses sejam alguns dos diagnósticos do Coringa.

Em algumas culturas criminosas, a tatuagem de palhaço é vista como um símbolo de que o portador é um ladrão ou faz parte de uma quadrilha. Por sua vez, gerentes de pontos de venda de drogas também costumam se tatuar com palhaços segurando olhos para representar vigilância e alerta.

A maioria dos portadores desta tatuagem possuem ligação com a prática de roubo, formação de quadrilha e possibilidade de envolvimento em morte de policiais.

A máscara do Coringa representa uma persona, uma parte do pacato cidadão Arthur Fleck, palhaço feliz, que naquele momento se apresentou e tomou conta de seu eu”.

Para conseguir sobreviver ao caos, ele opta por uma personalidade próxima à sociopatia, que pode ser entendida como a resposta emocional de inconformidade violenta às normas sociais. Como sociopata, ele se sente livre para matar e mudar o mundo em que vive.

O Príncipe Palhaço do Crimeé um dos vilões mais perversos e terríveis do Batman. Contudo, até ele pode se sentir amedrontado por outro alguém - e o Fantasma é o único inimigo que pode realmente assustar o Coringa, segundo as HQs de Batman/Catwoman #2.

Um dos vilões mais conhecidos é o Coringa, rival de Batman. Sua personalidade sádica, narcisista e sociopata é um dos segredos de seu sucesso. Escrito e verificado por Crítica de Cinema Leah Padalino.

Em The Batman, as cicatrizes do Coringa ao redor de sua boca são resultado de uma condição congênita desde o nascimento, deixando-o com um sorriso permanente que claramente o afetou física e mentalmente.

“Mesmo que algo pareça difícil, nunca desista antes de tentar”. “Você é o único que entende as suas dificuldades, por isso motive se a prosseguir”. “Não é uma vida ruim, é apenas um dia ruim, lembre-se disso”. “A maior prova de que você pode fazer o impossível, é superar circunstâncias difíceis”.

Morrison tornou o Coringa o mais assustador possível, uma força a ser reconhecida e a forma definitiva para esse assassino.

Em resumo, os argumentos coringas são aqueles que servem para vários temas. A redação do Enem e vestibulares geralmente abordam temáticas sociais que possuem as mesmas causas e, por isso, é possível usar os mesmos argumentos para temas diferentes.

Não é nenhum segredo que o Coringa é absolutamente obcecado pelo Batman, pois ele se vê como o oposto perfeito do herói, que completa o Cavaleiro das Trevas tanto quanto Batman o completa. Embora esse possa ser o caso na continuidade da DC Comics, nem sempre foi assim.