Qual a mensagem de Eclesiastes 9?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Eclesiastes 9. A providência de Deus tudo governa — Todos os homens estão sujeitos ao tempo e ao acaso — A sabedoria é melhor do que a força — Um só pecador destrói muitas coisas boas.

Isso quer dizer que (sendo o próprio Jesus ou o Espírito Santo ou o nosso próprio espírito na força do Senhor, não importa) todos os que experimentaram o novo nascimento através da entrega a Jesus não continuam a pecar, pelo menos conscientemente, pois têm dentro de si a sabedoria de Deus e o Seu discernimento.

9 Melhores são adois do que um, porque têm melhor bpaga do seu trabalho. 10 Porque se vierem a cair, um levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante.

Eclesiastes 12 contém a mensagem final do pregador. Ele lembrou aos jovens que vivam bem enquanto ainda são capazes, pois dia virá em que irão morrer. Os últimos dois versículos de Eclesiastes 12 nos fazem ver pela primeira vez que ele realmente acreditava na natureza eterna da vida.

“Quem fica esperando que o tempo mude e que o tempo fique bom, nunca plantará, nem colherá nada”. (Eclesiastes 11:4). “Se você esperar que tudo fique normal, jamais fará qualquer coisa”. (Eclesiastes 11:4; tradução A Bíblia Viva.)

A vida debaixo do sol, a rotina do dia a dia, só tem sentido em Cristo. Por mais rotineira que seja ou por mais aventureira que seja a vida, o proposito dela está em Cristo e em seu Reino. Nunca encontraremos o sentido da vida em nós mesmo ou em nossas realizações pessoais.

Pensamento: Deus sabe o momento exato para que as coisas aconteçam em nossa vida. Às vezes não sabemos esperar e queremos algo antes do tempo, e isso pode fazer com que a benção se torne maldição. É como colher a fruta antes de estar madura, com certeza estará azeda.

Tudo o que se faz debaixo do sol é vaidade e aflição de espírito — Aquele que aumenta em conhecimento aumenta em sofrimento.

Na cabeça: O derramamento de óleo sobre a cabeça de um homem indicava que este homem havia sido separado para uma determinada tarefa a serviço do Senhor ( I Sm 10.1; Sl 23.5; Ec 9.8). No rosto: A unção do óleo no rosto tinha como objetivo a hidratação, e a proteção contra as forças da natureza (Sl 104.15).

Lavar a roupa suja e o arrependimento são coisas intrinsecamente relacionadas. O pecado traz uma condição de impureza perante o Senhor que precisa ser reconciliada. No entanto, há um lugar e uma ocasião adequada para se confessar e pedir perdão. A extensão desses parâmetros depende da natureza e tamanho do pecado.

Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor”. Ungir significa aplicar óleo ou unguento na cabeça ou no corpo da pessoa. Na antiguidade, isso era feito por vários motivos. Às vezes, era um sinal de hospitalidade ou de asseio rotineiro.

2 – Coríntios 13:4-8
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

O primeiro benefício mencionado na declaração bíblica de que é melhor serem dois do que um é que os dois terão “melhor paga do trabalho”. Isto fala de duas coisas: da parceria nas conquistas e de sinergia, que é o resultado desta parceria.

O amor é paciente, é bondoso, não é invejoso, não é vaidoso, não se ensoberbece; não faz nada de inconveniente, não é interesseiro, não se encoleriza, não guarda rancor; não se alegra com a iniqüidade, mas se regozija com a verdade. Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo. O amor não acabará nunca.

Título, data e autor
Segundo a tradição rabínica, Eclesiastes foi escrito por Salomão já idoso.

1. Ref. ou pertencento à Igreja ou a seus sacerdotes (doutrina eclesiástica; vestes eclesiásticas).

É a necessidade de vangloriar-se, de ostentar, de se exibir.

Na tradição católica, mais comum no Brasil, Eclesiástico, nome que provém do latim e atesta o seu uso e popularidade: ecclesia significa igreja, ou seja, o texto era usado na Igreja, durante as missas e liturgias. Durante 1500 anos, foi considerado sagrado e canônico pela Igreja Católica.